Após nove jogos com três zagueiros, São Paulo fixa esquema 4-4-2

Dois ou três zagueiros? A dúvida que se criou no início do trabalho de Ney Franco no São Paulo aparenta estar sendo desfeita. Depois de uma série de nove jogos no 3-5-2, o treinador fixou a equipe no esquema tático 4-4-2, o qual tem agradado aos jogadores.

“Pode ser que, às vezes, o time usufrua de um terceiro zagueiro como lateral, em uma eventualidade, caso alguém não possa jogar por lesão. Mas, ao que parece, esse é o esquema que deverá ser utilizado”, diz o goleiro e capitão Rogério Ceni.

O esquema com linha de quatro defensiva foi empregado nos dois primeiros jogos de Ney Franco, mas o empate com o Palmeiras – com um jogador a mais – e a derrota em casa para o Vasco assustaram o comandante, que acrescentou outro zagueiro até que o time se reencontrasse e tivesse o retorno de alguns desfalques.

Luiz Pires/VIPCOMM

Capitão tricolor, Rogério Ceni acredita que esquema tático 4-4-2 será utilizado até o final da temporada

Após nove partidas, oito delas sem o meia-atacante Lucas, que servia à Seleção Brasileira, o São Paulo voltou a utilizá-lo. Com êxito: foram três vitórias consecutivas antes do revés de domingo para o Bahia, em Salvador. Os bons resultados animaram.

 

“É muito relativo dizer que tem dado certo, porque, se tivesse dado certo, certo mesmo, a gente estaria em primeiro lugar. Mas aí não é um problema de esquema. Às vezes você não consegue jogar bem em determinados jogos. Algumas equipes estão fazendo melhor campanha do que a gente”, analisa Ceni.

Comparados objetivamente, de fato o 4-4-2 não tem dado mais certo do que o 3-5-2. O primeiro esquema foi utilizado seis vezes por Ney Franco, com três vitórias, duas derrotas e um empate – exatamente o mesmo aproveitamento (55,5% dos pontos) da outra formação tática, usada ao longo de cinco vitórias e quatro tropeços.

Às 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, a média do time com dois zagueiros pode aumentar. Embora não tenha comandando treino coletivo, Ney Franco deve escalar Rafael Toloi e Rhodolfo na dupla de zaga diante do Internacional, no Morumbi. O São Paulo ocupa a quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 34 pontos ganhos, quatro abaixo do G-4.

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*