Jairo Arthur Lopes

QUAL SERÁ O LEGADO DO SPFC NA SEGUNDA DÉCADA DOS ANOS 2000 ???

Saudações Tricolores a todos os amigos do Tricolornaweb e ao grande Paulo Pontes que nos proporciona este espaço maravilhoso destinado a nós torcedores que amamos o SPFC.
Ao final dos anos 90, início dos anos 2000,  o SPFC havia deixado um excelente legado futebolístico não só para nós São Paulinos como para todo o futebol Brasileiro,  com as maiores conquistas Internacionais e a divulgação da marca SPFC para o mundo ,  modelo administrativo e de gerenciamento no futebol , excelência em recuperação de atletas, no qual jogadores brasileiro
s que jogavam no exterior vinham se tratar das mais diferentes lesões obtendo excelentes resultados ,  formação de atletas antes de Cotia existir,  divulgação do balanço financeiro antes de todos os outros times – se não me engano desde 1957 -, as maiores transações de jogadores do futebol nacional, e digo mais,  a própria transmissão televisiva de partidas de futebol que era feita apenas nas fases decisivas , mudou com a  conquista da Libertadores em 92, até então transmitida pela pequena Rede Gazeta, tamanho era o desprezo do futebol brasileiro pelo maior torneio das Américas.
Com a vitória do SPFC, que naquele momento representava o futebol Brasileiro que não vencia uma copa do mundo há 22 anos,  de todo o reconhecimento Internacional,  coroado ao final do ano com o Mundial Interclubes com o SPFC derrubando gigantes do futebol mundo afora e repetindo o feito no ano seguinte , década esta que começou com o campeonato brasileiro de 91, o bi Paulista 91/92 , sem contar os títulos internacionais menores como supercopa,  copa Conmebol,  os espanhóis Tereza Herrera e Ramón de Carranza,  etc, elevaram nosso nome.
Na primeira década do novo século começamos com o inédito Rio-São Paulo em 2001 apresentando ao mundo o último jogador brasileiro melhor do mundo o Kaká, e após uma seca de 3 anos pois em 2002 ganhamos o Super campeonato Paulista,  fizemos história novamente com a conquista do Paulista em 2005 , juntamente com a Libertadores e Mundial do mesmo ano,  seguido pelo inédito e não menos difícil tricampeonato brasileiro consecutivo em 2006/07/08 , fazendo do SPFC o maior Campeão Nacional e o time brasileiro com o maior número de conquistas Internacionais.
Mas alguma coisa desandou dentro do clube e aquele modelo de gestão e administração futebolística simplesmente sucumbiu de uma hora para a outra no início da nova década , até aqui marcada apenas pela conquista da Sul Americana de 2012.
Nas outras décadas, mesmo nas vacas magras, a reclamação de nossa torcida era um vice campeonato,  ser desclassificado em alguma semi-final , ficar um ano sem títulos , perder uma ou outra contratação para a Parmalat ou a MSI …
E nesta década??
Até agora é a pior que vivenciei,  flertamos 3 vezes com o rebaixamento em 2013, 2016 e 2017 , perdemos jogadores da base que desprezaram o SPFC como clube formador e principalmente como uma agremiação gigante do Brasil,  antes desejados pelos mais renomados jogadores brasileiros , e vendo clubes que nada ganhavam além de campeonatos estaduais,  vencendo os mais importantes torneios nacionais e internacionais.
Faltam 3 anos para esta década se encerrar,  e será que veremos até 2020 uma reviravolta do SPFC ???
Qual será o legado futebolístico e histórico do SPFC nesta década ???

7 comentários em “Jairo Arthur Lopes

  1. Jairo, muito bom seu comentário, pertinente em relação ao que vivenciamos hoje. Estamos presenciando uma efetiva mudança de postura do clube em relação ao futebol ou há um risco de retrocesso?
    Ciente de que esta resposta futuramente quem poderá nos dar serão os associados, tenho minha dose de esperança no caminho iniciado,
    Logo creio que neste final de década estaremos melhor encaminhados para a próxima, quem sabe com um título, mas com certeza, mais competitivos.
    Abraço com minhas saudações tricolores.

  2. Belo artigo. Esse é legado Juvenal Juvêncio, desestruturou totalmente o SPFC, no campo e no administrativo, de bom só reformas nas propriedades mesmo… gestão à moda PT, distribuindo cargos, carteirinhas e benesses em troca de votos e se perpetuar no poder… algo como trocar ministérios por apoio político e bolsa família por votos!! E o SPFC assim como o Brasil se afundou, o país chegou ao fundo do poço, mas inda cava, nós quase chegamos, quase fomos rebaixados… mas moralmente estamos no mesmo barco de Botafogo, Fluminense, Vasco, diferente só o fato de não termos caídos, mas os resultados e a falta de respeito estão muito parecidos!!!

    Parece haver uma luz no fim do túnel, vamos esperar terminar o ano e ver se nos levantamos ou continuamos o calvário!!!

  3. Nosso SAOPAULO e’ um time de tradicao inquestionavelmente
    no futebol brasileiro e alcancou e fez hegemonia no futebol
    sulamericano e mundial.
    Cabe a novas geracoes de dirigentes manterem a tradicao
    e os objetivos conseguidos e tracados pelos antecessores.
    Ficar fora de foco e’ perder objetivos acontece com todos,
    o que nao podemos e’ ficar a merce de espertalhoes que colocam
    seus objetivos em primeiro plano. Fomos acostumados a ter
    sempre dentro e fora do campo gente de nivel a nos conduzir.
    Que sigam ao menos o objetivo de sermos sempre grande dentre os primeiros.

  4. Olá Jairo,
    Muito oportuna a questão que você levantou.
    Pelo que tenho observado os piores momentos do poder absoluto e excesso de centralização no SPFC já passaram.
    Com a gestão desastrosa do futebol em 2017 ficou comprovado que não se pode administrar um time baseado apenas na paixão, mas que necessitamos de profissionais. O novo estatuto determina gestão de profissionais para todos os setores do Clube.
    O São Paulo FC segue sendo um dos clubes de maior receita financeira na América do Sul, e isso independente da venda de jogadores, e sendo bem administrado voltará a ser vencedor. Infelizmente para esta década o tempo é curto. Quem sabe em 2019 voltemos a conquistar a Libertadores.
    Saudações Tricolores.

    • Flávio, bom dia amigo tricolor.
      O futebol mudou e estar preparado com profissionais qualificados é de suma importância para sw obter sucesso com conquistas.
      Aparentemente o SPFC está entrando nos eixos com a nova diretoria de futebol, já diretivamente não tenho expertise para avaliar.
      Vamos voltar ao topo que é o lugar que o SPFC merece.
      Abraços Flávio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*