Sobre

O Tricolor na Web foi ao ar em 10 de fevereiro de 2004, véspera do dia em que o São Paulo faria sua estreia na Libertadores da América daquele ano, dez anos após ter disputado seu último torneio continental.

Nasceu da ideia de cinco são-paulinos fanáticos, amigos, que pretendiam criar um blog para falar o que quisessem sobre nosso time.

Mas por que um blog e não um site? Então ampliamos a ideia inicial e partimos para o site.

Mas por que falar só de futebol se o São Paulo também é clube e participa de diversas modalidades de esporte amadores? Então partimos para uma abrangência maior.

Aos poucos, o que era uma simples brincadeira foi se tornando algo muito sério. O site foi desenvolvido e,  na data marcada, ele foi ao ar, recheado de informações de todos os esportes e do lado social do São Paulo F.C.

Em pouco tempo foi conquistando leitores através de um árduo trabalho. E por ser tão abrangente ganhou, de imediato, o slogan: “O Site que está com o São Paulo”.

É muita responsabilidade. E, até e também por isso, assumimos o compromisso de fazê-lo crescer mais e mais.

Apenas para mostrar o tamanho desse crescimento, nos primeiros dias imaginávamos que não mais que 50 pessoas acessavam o site diariamente. Não tínhamos controle do número de acessos.

No dia do fatídico jogo contra o Once Caldas em Manizales, na Colômbia, quando fomos eliminados no último minuto de jogo, naquela semifinal, uma véspera do feriado de Corpus Christi, o site sai do ar e fica cinco dias sem permitir qualquer acesso. Soubemos, então, que a razão foi o abrupto número de acessos simultâneos no final da partida: mil cliques. Um espanto. Algo impensável.

Partimos para um provedor maior e começamos a controlar os acessos. Em menos de seis meses comemoramos três mil acessos únicos em 30 dias. Pouco tempo depois comemoramos dez mil; depois cem mil. Hoje são mais de 13 milhões de acessos por mês, o que nos serve como prova de que o trabalho está sendo feito de maneira séria e competente.

O Tricolor na Web sempre primou pela liberdade total de informação. Para isso exigiu de todos que, de forma direta ou indireta dele participam, completa neutralidade no campo político. E assim vai seguir, sem se vincular a qualquer grupo ou partido dentro do clube.

Dificuldades existiram e sabemos que continuarão aparecendo. Mas amanhecemos a cada dia mais revigorados para enfrentar as situações e seguir em frente. Afinal, temos que manter sempre altivo nosso slogan de ser “o site que está com o São Paulo”.

Paulo Pontes e Helo Cavalari

 

tricolornaweb@tricolornaweb.com.br