João da Luz

Pois eh amigos, que draga,

Juro que queria escrever algo mais alegre aqui,  qdo o PP me convidou para escrever de novo  no Tricolornaweb na semana passada, o primeiro assunto que veio na minha cabeça foi como prometido ao amigo  Andre Felipe, relatar minha viagem ao Japão em 1992, onde fui ver “in loco” nosso primeiro mundial, mas diante do resultado de sábado passado confesso que não me inspirei para relatar algo tao bom e inesquecível o qto foi aquela viagem e aquele titulo.

Venho de uma geração que cresceu vendo o Sao Paulo um time diferenciado, muito bem administrado pelos famosos “Cardeais” época em que todos os problemas eram resolvidos dentro das paredes do Morumbi, jamais existia um barraco como protagonizado por Carlos Miguel Aidar e Ataíde Gil Guerreiro, daquela época  o time que me vem na cabeça era formado por Waldir Peres, Getúlio, Oscar, Dario Pereyra, Gassem e Marinho Chagas, Nelsinho, Almir,Humberto, Renato, Everton, Heriberto,Mario Sergio, Paulo Cesar, Serginho, Ze Sergio, cresci e virei adulto vendo jogadores deste naipe, cito também Muller, Silas, Careca, Pita e por aih vai, nossa característica sempre foi de um time técnico, leal (tirando o Serginho chulapa), e com DNA vencedor culminando na geração Tele Santana.

Amigos chegamos a ter dois times de ponta, sim times de ponta nos anos 90, o expressinho com Rogerio Ceni, Juninho Paulista, Caio Ribeiro entre outros, era um time extremamente forte que nos orgulhava muito, confesso que ate fiquei cansado de ganhar títulos, sim nos anos 90 isto aconteceu, lembro de uma final que o Sao Paulo nao estava, acho que foi 1993, eu pensei comigo mesmo, puxa enfim vamos descansar, pois ganhávamos tudo, absolutamente tudo o que disputávamos. Eramos diferentes dos outros em tudo, daih o nosso sucesso.

Hoje o SPFC nada se parece com que me fez virar Sao Paulino qdo garoto, aquele clube que nos orgulhava tanto virou uma várzea, eu diria ateh pior que Corinthians e Palmeiras nos anos 80, sem organização, sem um norte, sem dinheiro, sem alma, enfim, sem nada.

Ficamos órfãos, hoje quando vejo o rumo que estamos tomando e para onde estamos caminhando nao dah para vislumbrar grandes coisas na frente.

Um presidente extremamente fraco e covarde, um verdadeiro banana eu diria, um diretor de futebol omisso o qual eu punha a maior feh e que hoje, me decepcionou por completo torrando milhões com contratações ridículas que qualquer garoto de 13 anos que joga futebol na escola nao faria.

Administrar o SPFC nao eh o mesmo que administrar uma ONG com incentivos governamentais,  alias o que esperar de alguém que tem como ídolo Chê Guevara, quando o dinheiro nao eh deles, eles nao tem o minimo cuidado, torram sem doh.

Sem contar nas suspeitissimas negociações, sera que foi ingenuidade ou realmente algo mais??

Com os “valores repugnantes” e a incompetência total que o Rai tem, fugindo pelo vestiário do Palmeiras depois de mais uma derrota, (atitude covarde, nada parecido de quando era nosso capitão) nao vamos chegar a lugar nenhum.

O SPFC hoje eh a fiel descrição do que aconteceu com o Brasil nos últimos 30 anos, o Juvenal Juvêncio transformou o SPFC em uma administração petista, usou o mesmo “modus operandi” comprou a oposição e calou a boca de todos, mandou de forma soberana como um bom ditador e se perpetuou lah ateh morrer, deixando esta herança maldita e maligna.

Hoje o que nos restou foi o que ???

Nada,  passar vergonha e sermos humilhados e,  eu diria  ateh dignos de pena dos rivais, pois nem graça dah mais tirar sarro de sao paulino.

Infelizmente para curar isto nao vejo outra saida que nao seja a segunda divisão, uma vez lah, estes ratos que se apoderaram do Sao Paulo vão sair,  pressionados eh claro, mas vão sair,  e aih sim poderemos oxigenar a diretoria e fazer uma limpa nesta infestação de vagabundos, picaretas  e ladroes que se apoderaram do nosso querido tricolor.

Triste muito triste.

Um abraco a todos

 

João da Luz

10 comentários em “João da Luz

  1. Aaahhh… João, quando vi que a coluna seria sua fiquei na expectativa. Tá certo, deixa pra próxima. A situação do tricolor é bem essa que descreveste. Abraço.

    • Amigo André,

      Vc foi a primeira pessoa que me veio a minha cabeça qdo recebi o convite do PP, mas infelizmente a draga que esta nosso time não me permitiu escrever a viagem em detalhes, e fazer uma coisa mal feita não eh legal, faltou inspiração, mas fica prometido aqui que o relato vai vir ok.

      Grande abraco

  2. Muito bom o texto.
    Discordo quanto ao rebaixamento.
    A administração do SPFC é exatamente idêntica ao modelo do PT de governança, com muita corrupção, negociatas obscuras, vendas de cargos, privilégios aos amigos e empresários que ajudam a dilapidar o SPFC tal qual o governo do BANDIDO e cadeieiro Lula, ainda defendido por uma turba de idiotas.
    Pelo menos não vejo torcedores defendendo o Leco BANDIDO como fazem os acéfalos petistas.
    Gostaria de ver o SPFC passar por um pente fino do MP pra mandar esses pilantras ladrões fazer companhia aos dois ex-presidentes bandidos.
    Aliás foi depois do JJ publicamente se dizer eleitor Do Lula que o SPFC entrou em espiral na queda livre.
    Qualquer um que se alia ao PT é conivente ou companheiro da ladroagem.
    E o Raí como diretor é um lixo.

    • Pois eh Jairo,
      O que eu quis dizer sobre o rebaixamento eh que vejo ser a unica forma de fazer uma limpa nestes velhos, picaretas, ladroes e inescrupulosos que tomaram conta do Sao Paulo.
      Nao gostaria disto pois vai ser um remédio muito amargo, mas com a torcida pressionando na segunda divisão, duvido que estes mal intencionados continuem no comando do Sao Paulo, vão sair fugidos, pois são todos covardes.
      Se o MP vier melhor, mas com tantos problemas para a atual administração do governo resolver nao sei se teremos esta felicidade, tomara.
      Com relação ao PT, se vc fizer uma analogia passo a passo, ano a ano, vera que o Sao Paulo eh o espelho do Brasil nos governos PT/PSDB, Começaram na maciota (FHC) e terminaram arregaçando tudo (LULA/DILMA).
      Falando do Rai, como jogador, pra mim o maior que o Sao Paulo jah teve, pois foi ele que nos deu o nosso primeiro titulo mundial, porem como diretor, uma lastima, e começo a duvidar da sua idoneidade, haja vista suas atitudes com relação as contratações, ou eh omisso ou eh cúmplice.
      Grande abraco.

  3. Fala João, discordo do modo que foi feita sua aproximação entre SPFC e a era redemocratização. As gestões devem ser aprofundadas mais para evitar achismos. Uma crítica é que vc faz comparação do JJ com o PT, porém quem deu o pulo da reeleição foi FHC. Por isso não gosto de comparar política nacional com futebol, as vezes fugimos um pouco para tentar encaixar, e nem sempre dá certo. Do restante estou de acordo, estamos em decadência, assim como nossa democracia (isso sim funcionou na sua coluna embora menos explícito).

    • Fala Andre,
      Eu sabia que estava mexendo num vespeiro qdo falei do PT, mas na minha opinião foi a analogia perfeita para exemplificar o que esta acontecendo com o Sao Paulo hoje (passo a passo).
      Concordo com vc com relação ao FHC, gracas a este grandessíssimo FDP que tambem comprou a reeleição, hoje temos um mandato de possíveis 8 anos para presidente o que pode causar um grande dano a qualquer nação com o nível educacional que temos hj no Brasil. Mas vamos evitar de se alongar a falar de politica, pois vejo que o PP nao mistura muito a politica do Brasil com os assuntos do Sao Paulo, e assunto de politica começa e não acaba não eh?

      Grande abraco.

  4. Olá João da Luz,
    Também sou da geração que cresceu vendo o São Paulo vencedor e que ficou até “cansada” de tantas finais.

    Discordo porém da opinião que nossa salvação seria uma queda para a Série B. Não acredito que as pessoas que hoje fazem mal à instituição simplesmente pulariam fora no primeiro desastre. Minha expectativa é que, em caso de rebaixamento com essa gestão do futebol, nossa rota seria mais parecida com a da Portuguesa ou Guarani – que foram ao fundo do poço – do que com a do Corinthians – que saiu do rebaixamento ao Mundial em cinco anos.
    Posso estar muito pessimista, mas este é o meu pensamento após a campanha até aqui neste ano.

    • Pois eh Flavio, infelizmente as novas gerações não viram o que nos vimos, se cansar de disputar finais, algo surreal nos dias de hoje não?
      Com relação ao rebaixamento não gostaria que isto acontecesse, mas não acho que seguiríamos o caminho da Portuguesa pois temos uma torcida muito grande, uma estrutura enorme e, como disse uma vez o Muricy, “nos somos um Boeing” e na minha opinião comparativamente a Portuguesa eh um teco-teco, nos geramos muito dinheiro para patrocinadores, TVs etc, por isto não acredito que seguiriamos a mesma rota, mas isto eh minha opinião, respeito muito a sua. Grande Abraco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*