A saída de Cunha mostra a força de Gustavo no futebol

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, a terça-feira foi sacudida no São Paulo com o pedido de demissão de Luiz Cunha da diretoria de futebol. Frágil politicamente, pois não é conselheiro nem ligado a grupo político algum no clube, Cunha tinha como apoio a simpatia dos sócios e da torcida. Afinal, aparecendo do nada, foi para Cotia, mudou a estrutura e, em cinco meses, viu o sub 20 ganhando títulos, entre os quais a Libertadores da categoria.

Não conheço pessoalmente Luiz Cunha, mas com todos que conversei e converso sempre ouvi as melhores referências possíveis, quanto a honestidade, competência, seriedade no trabalho e, acima de tudo, amor pelo São Paulo.

Na nota que publiquei na coluna “Alguém me disse”, fui claro que a gota d’água havia sido a contratação de Cuevas, em detrimento dos esforços para manter Maicon no clube. Claro que por trás desta saída não seria apenas este fato, mas o agravante. Afinal, Cunha havia dito a Gustavo Oliveira para iniciar qualquer negociação de compra de jogador enquanto não se canalizassem todos os esforços para comprar o passe de Maicon. E foi traído por Gustavo e por Leco, pois a negociação foi feita sem que ele soubesse.

Mas outros motivos foram enchendo o caldeirão. Luiz Cunha foi o principal responsável por melhorar a integração de Cotia com a Barra Funda. Entregou a Edgardo Bauza muitos jogadores da base que, aos poucos, vem sendo utilizados. Surgiu a informação de que ele tentou demitir Bauza para colocar André Jardine em seu lugar, fato negado por ele, que hipotecava apoio ao trabalho do atual técnico tricolor.

Com sua saída, Gustavo Oliveira fica super fortalecido. Ele não era do agrado de Ataíde Gil Guerreiro e montou uma estrutura no futebol que impediu algumas tarefas de Luiz Cunha. Mas entende-se que, como gerente de futebol remunerado, tem obrigação de cuidar de tudo e trazer resultados.

Por esse prisma, é inegável que os resultados estão aparecendo. Gustavo Oliveira foi o responsável pela contratação, a custo muito baixo, de mais da metade do time titular do São Paulo: Maicon, Mena, Hudson, Thiago Mendes, Kelvin, Michel Bastos e Calleri. Mas questiono, também, a vantagem e o momento para a contratação de Cuevas, pois é uma posição para a qual não temos carência. A partir daí começam a pairar dúvidas, pois nosso passado recente remete a comissão em quase tudo, algo que esta administração cortou. Mas o passado muito recente ainda machuca. Eu lembro que Gustavo Oliveira é muito ligado ao vice-presidente de Comunicação e Marketing, José Francisco Manssur.

Quanto ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, me parece que agiu, nesse caso, mais com a razão do que com o espírito político, de quem precisa de apoio forte no Conselho Deliberativo para conseguir sua reeleição em abril de 2017. Mas falou jogo de cintura e um pouco mais de mão forte para evitar esse desenlace. Vivemos um momento muito bom, tanto no social quanto – e principalmente – no futebol e certas questões demandariam atitude mais sólida do nosso mandatário maior.

Talvez isso me remeta a pensar que Leco está dando indicativos, por esta atitude, de que uma boa reforma estatutária virá aí pela frente, com a modernidade em vista. Essa modernidade prevê, entre outras coisas, a profissionalização de alguns setores do clube. Outro dia entrarei mais a fundo nesse tema.

19 comentários em “A saída de Cunha mostra a força de Gustavo no futebol

  1. Assim como Bauza, entendo que Leco e Gustavo Oliveira tem mais pontos positivos que negativos nessa gestão.

    Luiz Cunha pode ser um grande profissional, mas seu ego poderia esperar até o final da Libertadores, ser de equipe não é fácil, principalmente nos momentos difíceis.

  2. Não discuto com energumenos idiotas que se acham melhor do que os outros!
    Idiotas com vc precisam aprender a ter humildade, não é pq te tratam no seu convívio como um idiota que vc precisa se portar como um idiota na frente dos outros!
    As pessoas não precisam ler suas sandices, no seu caso sou a favor da mediação.
    PP por favor não precisamos ler as sandices dessa criatura.

    Abraços!!!!

  3. zé CALA BOCA MAGDA, a inveja rói e dói dói kkkkkkkkkkkk, calma cuidado com o coração kkkkkkkkk invejoso kkkkkkkkk

    graças a deus eu tenho um trabalho coisa que infelizmente muita gente no brasil não tem .

    deixando um pouquinho a brincadeira de lado : você deveria ter respeito e um pouquinho de vergonha na cara e não descobrir uma ordem dada pelo dono do site que pediu para acabar com ofensa no seu site .

    eu espero que o paulo pontes coloque você no seu lugar

    eu abrir aqui uma votação ganhou o ficar beto , mas se você está achando ruim faça uma votação se a maioria pedi par me sai eu saiu ok

    obs continue lendo os comentários do beto kkkkkkkkkkkk

  4. Qto mais vc se expressa, mais tenho a certeza de que o filho de chocadeira e um idiota!!!
    Paulo Pontes, por favor coloca um filtro no site (infelizmente) pq ta ficando chato pra caramba ler comentários idiotas do individuo sem família não condizente com o nível do site!
    O imbecil não respeita a opinião alheia, somente o imbecil sabe das coisas, oras se sabe tudo então vai trabalhar um pouco vagabundo e não enche o saco.
    Ah, mais uma coisa so……….CALA BOCA MAGDA!!!!

  5. veja o que disse aqui no site o beto a respeito da troca de jogadores : O grande problema que eu vejo se isso acontecer e o bauza será se ele vai querer essa troca ? o Denis vem crescendo a cada jogo será que o bauza vai coloca o denis no banco

    veja o que o bauza falou sobre isso :Bauza descartou qualquer hipótese de contratar um novo goleiro para o São Paulo até a Libertadores. Para o treinador argentino, a má fase de Denis já terminou .

    kkkkkk chupa! invejosos kkkkkk quem sabe de futebol é assim fala antes e acerta na mosca kkkk

    por isso eu digo continue lendo os comentários e aprendendo futebol com o beto

    rumo ao 1 lugar no brasileirão duas vitorias em casa .

    pra sempre soberano

  6. Acho engraçado as opiniões que creditam melhora do time à chegada do Pintado, como se ele, num simples cargo de auxiliar de alguma coisa, pudesse mudar o comportamento dos jogadores e ajudar a melhorá-los tecnicamente. O que eu concordo é que o Luiz Cunha se precipitou ao pedir o “boné”. Continuasse no cargo e, na eventualidade do SP ganhar a Libertadores, muitos loros lhe seriam direcionado: seria o diretor de futebol que conquistou o tetra depois da terra arrasada que pegou. Daí ele poderia tudo: tudo lhe seria permitido. Agora errou – a menos que sua saída tenha sido por causa de negócios escusos. Gostava de sua presença na diretoria, principalmente, por sua intenção de integrar a base com os profissionais, permitindo um bom desempenho financeiro ao clube, que gastaria menos com salários e teria oportunidade de conseguir futuras vendas que fizessem diferença. Só que não deu: bola pra frente! E viva o Bauza – e sua super sorte que nos vai levar ao tetra!!!!

  7. vitor , primeiramente deixe de ser mal educado e tem mais respeito com as pessoas

    segundo: graças a deus eu trabalho .

    terceiro : eu falo apenas para melhora o soberano ,porque eu quero ser campeão da libertadores ok

  8. Certamente as decisões são tomadas democraticamente, se ele foi voto vencido, deveria sossegar e contribuir para o clube.

    Atitude típica de quem não aceita ser contrariado.

  9. A saída do mostra isso que os colegas já apontaram: gestão ruim. A culpa é de Leco, que misturou promoção com mérito e inventou uma estrutura de cargos conflituosa. Isso é falta de profissionalismo. Não é o departamento de futebol ou de marketing que precisam de gente de mercado. É o clube todo. Não basta elencar os resultados imediatos do Leco. Ele precisa construir futuro para o clube.

  10. dessa coisa de diretoria eu nao entendo muito bem meu negocio é campo e tática ,mas posso dizer uma coisa do toda certeza : que nao tem ninguém inocente nessa historia cada um que fala está defendendo seu interesse próprio e nao o interesse do soberano .

    eu espero que o bauza e o pintado feche o elenco para essas coisa ,ou seja foco total nos dois campeonatos brasileirão e libertadores

    dica do beto para o bauza : jogar fora de casa como jogar no Morumbi e você sera campeão de tudo em 2016.

    aos fãs do bauza eu deixo a dica: cobrem dele postura igual fora de casa como joga em casa ,senão a libertadores já era

    melhor piada feita pelos fãs do bauza foi : acharem ele melhor que o Osório kkkkkkkkkk foi boa mesmo essa piada kkkkkkkk

    pra sempre soberano

  11. Pontes,
    entre os departamentos que poderiam ser profissionalizados
    estariam o de futebol ( profissional e o de base ), finanças e o de marketing ?
    Obrigado.

  12. PP, tenho muito interesse na reforma do estatuto e quais seriam as principais mudanças. Uma idéia que não sai da minha cabeça é se teria possibilidade de uma mudança para que pessoas como o Luiz Cunha, Vinicius Pinotti ou Abilio, entre outros sócios do clube, se candidatasse a presidente, mesmo não sendo conselheiros vitalícios, será que seria possível?

    Isso abriria o clube mais pessoas mais novas e bem sucedidas, com uma mentalidade mais empresarial e menos politica, vc saberia de alguma coisa nesse sentido?

    • Ricardo, até onde sei, existem propostas de todos os tipos, mas que deverão convergir para redução do mandato do presidente e dos conselheiros. Alguns defendem três anos para presidente, sem reeleição, outros dois mais dois, como era antes do Juvenal mudar tudo; há, também, a ideia da profissionalização de alguns departamentos, mas aqui há fortes barreiras conservadoras. Sobre eleição direta para presidente ou algo que você sugeriu, acho muito difícil, para não dizer impossível, que tenhamos essa mudança.

  13. Você concorda Paulo Pontes , que até aqui , a gestão Leco tem muito mais acertos e pontos positivos , que erros e coisas negativas?

  14. Achei a atitude do Luiz Cunha muito exagerada .

    Ele disse que não deixaram ele implantar as coisas que gostaria , o cara chegou a 3 meses no cargo e já quer sair mudando tudo a seu modo?

    É momento de querer mudar alguma coisa com o time na semi final da Libertadores?

    Se fosse São Paulino de verdade e tivesse preocupado com o clube ficaria ao menos até o fim da Libertadores .

    Sai do clube em meio a Libertadores ,e da combustível pra imprensa gambá meter o pau no São Paulo e criar crise no clube a 1 mes da semi final da Libertadores.

    Luiz Cunha saiu apenas por ego e vaidade , já que não tem a autonomia que gostaria e foi preterido pelo Gustavo que queira ou não faz um trabalho bom no clube.

    Pra resumir , até agora a gestão Leco tem muito mais pontos positivos e acertos que negativos.

    1° Depois de 2 anos voltamos a ter patrocinador Master.
    2° Não se escuta mais falar de atrasos salariais no clube.
    3° Vinda do Pintado foi outro acerto da gestão.
    4° A credibilidade do clube vem sendo recuperada no mercado.

    Lembrando que Leco pegou a terra arrasada deixada pelo nefasto Carlos Miguel Aidar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*