Viagem de Lugano à Europa e ajuda de Godín: assim veio Juanfran

Assim como Daniel Alves, Juanfran se tornou um desejo da diretoria do São Paulo nos últimos meses. E se no caso do brasileiro o principal articulador das negociações foi o diretor de futebol Raí, na situação do espanhol foi Diego Lugano, diretor de relações institucionais do Tricolor.

Em maio Lugano foi à Europa e passou nove dias em um tour com jogadores, dirigentes e/ou presidentes de Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Fenerbahçe, Besiktas, Galatasaray e Getafe, entre outros.

Aos passar pelo Atlético de Madrid, o uruguaio aproveitou a boa relação com o compatriota Godín para se aproximar de Juanfran.

O zagueiro, então, passou a ser o elo entre Lugano e o espanhol. Já na passagem pelo PSG, recebeu sinal verde de Daniel Alves para também iniciar as negociações.

Em maio, Lugano foi à Europa em busca de lateral e trocou camisas com Cavani — Foto: Reprodução Instagram

Em maio, Lugano foi à Europa em busca de lateral e trocou camisas com Cavani — Foto: Reprodução Instagram

Como Raí já estava nas tratativas com Dani Alves, Lugano focou em Juanfran. Os dois dirigentes do Tricolor sabiam que uma contratação não anulava a outra. Eles queriam os dois, muito por conta do lateral da seleção brasileira também poder atuar na segunda linha, como um meia. Sua camisa, inclusive, é a 10.

Para fechar com Daniel Alves havia um trunfo que era o fator emocional. O jogador nunca escondeu seu amor pelo São Paulo. Em diversas entrevistas durante a carreira, mostrou sua torcida e desejo de um dia vestir a camisa com Tricolor. Juanfran, por sua vez, não tinha qualquer relação com o clube do Morumbi. Era preciso utilizar outros métodos.

Anúncio da contratação de Juanfran pelo São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Anúncio da contratação de Juanfran pelo São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Lugano, então, teve de mostrar a Juanfran que o futebol sul-americano era algo desafiador, muito diferente de Catar e EUA, outros dois mercados que o jogador tinha recebido propostas.

A cada semana e a cada conversa, o espanhol passava a se acostumar mais com a ideia. A questão salarial também foi acertada entre as partes. Segundo o São Paulo, não ficará fora dos padrões do futebol brasileiro.

Importância dos veteranos

A contratação de Daniel Alves e Juanfran vai além do fator campo. O São Paulo analisa que precisava haver um complemento no elenco com jogadores mais experientes e com uma mentalidade vencedora.

Com 40 títulos na carreira, Daniel Alves, de 36 anos, é o jogador mais vencedor da história do futebol. Isso pode contaminar o restante do elenco de uma forma positiva.

Já Juanfran, aos 34 anos, traz para o Brasil uma mentalidade europeia, com métodos e conversas que podem agregar para os mais jovens. Ele estava há oito anos no Atlético de Madrid e conquistou títulos como o Campeonato Espanhol e a Liga da Europa.

Fonte: Globo Esporte

Hoje estreia o Jornal das 8. Diariamente das 08h00 às 09h00 na Rádio Tricolornaweb, por uma rede de rádios e nas redes sociais: Twitter (paulopontespp), Facebook (Paulo Pontes) e You Tube (se inscreva aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*