The Strongest contrata novo técnico às vésperas de duelo com São Paulo

A “final” entre The Strongest e São Paulo pela Taça Libertadores terá um ingrediente a mais. O adversário do Tricolor anunciou na noite desta terça-feira a contratação do técnico César Farías, venezuelano que substituirá Mauricio Soria, demitido sábado passado.

Farías será apresentado nesta quarta-feira à tarde, no CT do The Strongest, mas não há definição sobre se ele comanda a equipe na quinta-feira, às 21h45, no estádio Hernando Silles, em La Paz, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. A imprensa boliviana acredita que há chances, mas o interino Sergio Oscar Luna pode ser mantido para o confronto. Um empate classifica o time do Morumbi, mas a derrota o deixa fora das oitavas de final.

No último domingo, o The Strongest venceu o Ciclón, por 4 a 2, pelo campeonato boliviano, sob o comando do interino Sergio Luna, originalmente treinador das categorias de base. Nas redes sociais, torcedores do Tigre discutem sobre se o melhor é mantê-lo contra o São Paulo ou usar Farías, que sequer treinou a equipe.

Agora treinador do The Strongest, Farías comandava o Cerro Porteño, do Paraguai, até a última sexta-feira, quando foi demitido. A derrota da equipe por 2 a 1 para o Cobresal, lanterna do Grupo 8 da Taça Libertadores, mesmo do Corinthians, causou sua queda. Os paraguaios também brigam pela classificação para as oitavas de final na última rodada da fase de grupos.

São Paulo x The Strongest Calleri Ganso (Foto: Marcos Ribolli)The Strongest x São Paulo: bolivianos venceram por 1 a 0 no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)

Farías dirigiu o Cerro na derrota por 1 a 0 para o próprio Tricolor, no amistoso do dia 20 de janeiro, no Paraguai. Thiago Mendes fez o gol da vitória da partida, marcada como parte da negociação entre os clubes pela transferência de Diego Lugano. O zagueiro está fora diante do The Strongest por conta de um estiramento na coxa esquerda.

Curiosamente, Farías esteve no CT da Barra Funda, do São Paulo, há pouco tempo. No dia 15 de março, a equipe do Cerro treinou lá para enfrentar o Corinthians. Foi antes da derrota por 2 a 0 para o time do Parque São Jorge.

Mauricio Soria, ex-técnico do The Strongest (Foto: Reprodução / Twitter)Mauricio Soria, ex-técnico do The Strongest (Foto: Reprodução / Twitter)

Antecessor de Farías, Mauricio Soria foi demitido no sábado, mas não por resultados ruins. De acordo com a imprensa boliviana, o antigo treinador teve problemas internos com dirigentes e jogadores. Um deles, o zagueiro uruguaio Luis Maldonado, teria discutido fortemente com Soria no intervalo da derrota por 2 a 1 para o Trujillanos, na Venezuela, por conta da má atuação do time. No clube, ninguém se pronunciou oficialmente sobre os motivos da demissão.

O The Strongest é o segundo do campeonato boliviano, seis pontos atrás do líder Jorge Wilstermann, e briga diretamente com o São Paulo pela segunda vaga do Grupo 1. O Tricolor soma oito pontos, na segunda posição, e os bolivianos têm sete, em terceiro lugar.

O duelo de quinta-feira será disputado nos 3.600 metros de altitude de La Paz. Os brasileiros precisam de uma vitória ou de um empate para se classificarem na Libertadores. Uma derrota deixará o time eliminado.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*