Testemunha diz ter sido intimidada, e MP decreta sigilo no “caso Maidana”

O procedimento do Ministério Público paulista que investiga se houve lavagem de dinheiro na transferência de Iago Maidana para o São Paulo no ano passado teve seu sigilo decretado.

A medida foi tomada pelo promotor Arthur Pinto de Lemos Júnior, do GEDEC (Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos), porque ao menos uma testemunha afirmou ter sido intimidada. Assim, o segredo sobre o que for dito e apurado tem a intenção de proteger os envolvidos, de acordo com o MP.

Por conta do sigilo, não é possível saber quem alega ter sido intimidado, a identidade do suposto intimidador e o que foi feito exatamente. O certo é que agora a promotoria investiga também essa acusação.

Enquanto o procedimento era público, o blog teve acesso a ele e revelou que houve uma denúncia de suposto uso do dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital) para a compra de Maidana pelo Monte Cristo, de Goiás, junto ao Criciúma, com dinheiro da Itaquerão Soccer. O clube goiano e a empresa afirmaram ao blog que a origem do dinheiro é lícita.

O atleta foi comprado pelo Monte Cristo por R$ 400 mil e revendido em seguida para o São Paulo por R$ 2 milhões. Como mostrou o blog, Maidana disse ao MP que acertou seus salários com o São Paulo antes de rescindir o contrato com o Criciúma e assinar com o Monte Cristo, clube no qual ele admite que nem chegou a pisar.

 

Fonte: Blog do Perrone – Uol

 

Nota do PP: enquanto isso nosso egrégio Conselho Deliberativo se prepara para jogar tudo para baixo do tapete. Capitaneado por Opice Blum e Marcelo Pupo, tudo será devidamente arquiva, sob as vistas dos conselheiros – ressalvadas algumas poucas exceções.

13 comentários em “Testemunha diz ter sido intimidada, e MP decreta sigilo no “caso Maidana”

  1. Senhores , não tenho a presunção de mudar as opiniões dos senhores e , nem os senhores vão mudar a minha . Como disse o Lugano : Continuem fazendo tempestade em copo d´água. Estou tranquilo , pois , expus democráticamente o meu pensamento , sem ofender ninguém , ao contrário dos alguns comentários acima . Estarei orando pelos agressores verbais , para que fiquem de bem com a vida . Deus vos abençoe .

  2. Esses conselheiros do SPFC são uma VERGONHA !!!

    se fazem de “tapados” e sabemos q não são, apenas lutam por seus interesses particulares, brigam vagas no estacionamento, ingressos e etc.

    enquanto isso o futebol e a política do clube definha, ae vc vai ler o comentário de alguns deles, chega dar náuseas dessa gente.

    é por isso q o clube está nessa draga.

    Se as ultimas diretoria do SPFC anda roubando o clube (conforme as noticias), é pq o conselho se faz de cegos, isso se não tiver gente metido no meio.

    é uma gentinha covarde, q se escondem atrás do estatuto do clube, por isso eles não fazem uma reforma no estatuto, morrem de medo de perder as mordomias, em vez de ajudar o SPFC!

    VERGONHA!!!

  3. Me preocupa o posicionamento do Sr. João. Concordo com ele que a melhor posição é sempre esperar a apuração da verdade pelos órgãos competentes, no entanto não podemos fechar os olhos para as evidências de má gestão. O São Paulo não foi bem gerido, se fosse não estaria devendo o que deve. Não existe lógica racional no mundo que classifique uma instituição que atrasa pagamentos como uma boa gestão. Desculpe concordo com quase tudo que o senhor disse mas não dá pra ser radical para ofender nem para defender.

  4. Vir aqui defender o Aidar foi realmente o fundo do poço… Começo a entender perfeitamente o motivo de nosso amado clube estar nessa situação. Lamentável.

  5. Me desculpe Sr Paulo , vamos aos fatos :
    1 ) Vou aguardar os pareceres da comissão de ética e da auditoria.
    2 ) O Carlos Miguel já renunciou ao seu mandato , do qual tinha sido eleito por esmagadora maioria .
    3 ) Existe aqueles ensinamentos dos livros espirituais e de psicologia:
    a ) O que é , é sempre aquilo que é ?
    b ) O que é , é só aquilo que é ?
    4 ) Concordo que a última gestão do Carlos Miguel deixou a desejar , porém seria leviandade da minha parte , não reconhecer os trabalhos por ele e por seu saudoso pai já realizaram pelo São Paulo :
    a ) Em 29/12/1957 São Paulo x Corinthians decidiram o campeonato , portanto , provavelmente muitos anos antes do senhor nascer , quando nosso atleta Amauri foi suspenso pelo T.J.D. , quando o Dr. Henri , em pleno dia de Natal , partiu com seu veículo ao Rio de Janeiro , pois o julgamento do recurso junto ao S.T.J.D. foi no dia 26 pela manhã , conseguindo a liberação do atleta para a final , quando abriu o placar na memorável decisão . Como presidente em interino 1970/71 , pois , o Governador Laudo se licenciou , o S.P.F.C. foi bi campeão paulista e vice nacional de 1971. Como presidente efetivo o S.P.F.C. foi campeão paulita de 1975 ( na temporada 1974/75 ficou invicto por 47 jogos , com apenas 11 empates ) , campeão brasileiro de 1977 , vice campeão paulista invicto em 1972 , vice brasileiro de 1973 e vice da Libertadores de 1974 , construção de mais uma piscina e de várias quadras.
    5 ) No quadriênio 1978/1982 o Carlos Miguel foi diretor jurídico , impedindo que o bi campeonato paulista 80/81 nos fosse tirado no tapetão . Em 1980 devido ao Naldecon do Zé Sérgio e em 1981 , quando alguns quiseram anular o campeonato por interpretarem de maneira diferente o regulamento.
    6 ) Como presidente , campeão paulista de 1985 e 1987 e brasileiro de 1986 , além da construção do Centro de Treinamento da Barra Funda . Fizeram parte da sua diretoria no quadriênio 1984/1987 , entre outros , Pimenta e Juvenal Juvêncio .Reitero , sou politicamente ligado aos ex presidentes Pimenta , Paulo Amaral , Dallora e Fernando , especialmente com o Pimenta ( que o Sr. já criticou e depois se desculpou ) e Paulo Amaral Vasconcelos ( que é meu co -sogro ) .Quanto à Brasília , desejo a saída do PT do poder , mas , não desejo o exílio de petistas , como ocorreram nas duas ditaduras da minha geração ( Estado Novo e de 1964 a 1985 ) . Que as gestões petistas sejam julgadas pela justiça , com amplos direitos de defesa.

    • Sr. João, me explique o episódio Careca. Se preferir, eu coloco aqui, em áudio, a entrevista que ele me concedeu recentemente relembrando o envolvimento de Carlos Miguel Aidar em sua venda para a Itália. Quanto a Henri Aidar, deve estar chorando lá em cima vendo o que o filho dele fez do São Paulo, nas duas gestões. O pior cego é o que não quer ver. Quanto a Eduardo Mesquita Pimenta, ele mostrou que foi injustiçado na época. Por isso me desculpei e não tenho o dom de ser dono da verdade. Mas quanto a Aidar…não dá. É, como disse o leitor Antrax, o fundo do poço tentar defendê-lo.

  6. Parabéns aos donos da verdade , que acusam , julgam , condenam , só faltando prender , como se tivessem muito conhecimento dos fatos . Reitero , só devemos obediência a Deus ou quando formos votos vencidos em deliberações , eleições etc. , porém , jamais deixando de externar nossas opiniões . Desejo lembrar , que politicamente sou ligado aos ex presidentes Pimenta , Paulo Amaral Vasconcelos , Dallora , Fernando , mas jamais deixando de respeitar , todos os antigos e atuais dirigentes. Se os donos da verdade são sócios , por que não se candidatam ? Se ofender faz bem a vocês ( tenho minhas dúvidas ) , podem faze -lo . Saudações são paulinas .

    • Sr. João, por favor, não podemos transformar o São Paulo na República de Brasília, onde o ódio e a intolerância permeiam nas discussões políticas. Mas não é possível imaginar que um conselheiro sequer possa admitir jogar para baixo do tapete tudo o que ocorreu na administração Aidar e deixar de puní-lo com a expulsão do clube. Se isso ocorrer – e é contra isso que estou me posicionamento de forma vigorosa – o nome do nosso São Paulo ficará muito mais maculado do que o foi por este ser que presidiu o nosso clube.

  7. Vergonha, vergonha…!
    Salvem o tricolor paulista.
    Com a omissão da maioria do Conselho, só nos resta torcer para que o MP abra o caminho para colocar essa gente em seu devido lugar, através de punições exemplares.
    Quem deveria se doar para servir ao clube, ao contrário, se serve dele.
    Chega. Não dá mais. A hora do ajuste de contas se aproxima.

  8. Srs . Paulo Pontes e Antrax , Com 77 anos de idade , 70 como torcedor , 60 como associado e 22 como conselheiro , tenho a grande honra de pertencer ao glorioso São Paulo F.C. , que mesmo sendo o clube mais novo entre os 12 maiores clubes do Brasil , é o 1º do ranking e o que tem o maior patrimônio . Todo o ser humano tem o dever de respeitar , não só a liberdade da imprensa , como , das diferentes opiniões dos nossos semelhantes , inclusive , nós conselheiros , porém há uma distância muito grande entre respeito e obediência , que só devemos a Deus. Não vamos baixar o nível , com ofensas , como faz o Sr. Antrax. Eu tenho a plena convicção , que o São Paulo F.C. sempre foi bem dirigido nos seus 86 anos de gloriosa existência . Mesmo nos últimos 7 anos , nos quais conquistou apenas a Copa Sul Americana de 2012 , está participando pela 5ª vez da Libertadores ( 2009 , 2010 , 2013 , 2015 e 2016 ) . Em 2013 , quando esteve ínúmeras rodadas na última colocação do brasileiro , faltando 4 rodadas para o encerramento do campeonato , já estava totalmente livre do rebaixamento , terminando em 9º lugar.

  9. Enquanto não houver luz suficiente para aclarar esse acontecimentos… todos os envolvidos estarão sob suspeição. Para quem olha de fora da Instituição, somente através das janelas, o que se vê é uma grande nuvem de fumaça que toma todo o ambiente diretivo. Difícil acreditar no que se escuta e se lê. De maneira geral, insisto, até que haja luz suficiente para entendermos os fatos, todos, sem exceção, estarão sob suspeição. Eu lamento muito essa viés de baixa num clube que era modelo de dignidade… e hoje está em posição de genuflexão diante da crise de idoneidade que assola todos os seus quadros.

  10. Prezados,

    Nos conselheiros, não sabemos os termos do relatório que sera apresentado pela Comissão de Ética, quanto ao caso do Aidar e do Ataide.
    Sua observação Paulo Pontes, e’ leviana, e tende a denegrir a imagem do conselheiro presidente da Comissão de Ética o Opice Blum e também do presidente do Conselho Deliberativo Marcelo Pupo.
    Apos a apresentação do relatório, cada um pode pensar o que quiser.

    Quanto a sua esposa ser diretora de eventos do SPFC, na minha visão considero suas opiniões sob suspeitas.

    Tem alguns assuntos que gostaria de mencionar:

    Quanto a Fars East, nos juntamente com outros conselheiros evitamos que qualquer $$$$$ saísse dos cofres do SPFC, e foi consolidado o processo com o distrato.
    Obviamente o Ministério Público analisará se houve crime.

    Interessante notar, que não se fala, e isso é muito grave do dinheiro que já saiu dos cofres do SPFC, como por exemplo:

    O contrato do de comissionamentos referente ao contrato da Penalty, onde mais de R$ 2 milhões foram pagos, inclusive com requerimento no CD pedindo apuração.

    Ou ainda, porque o SPFC, contesta na justiça e não apresenta ao conselho as NFs e os contratos que justificaram o pagamento de mais de R$ 8 milhões a AMVO?
    O que existe de errado nestas notas para quer as mesmas não sejam mostradas, cuja empresa o Vice presidente é um dos sócio, juntamente com nosso gerente de futebol, que depois de ser mandado embora pelo Aidar, retornou ganhando o triplo?

    Ou ainda, existe requerimento dizendo que o Vice presidente e o gerente de futebol eram advogados da Tombense, cujas suspeitas montam em cima da cifra de R$ 15 milhões, e eram advogados na época do SPFC e da Brasil Soccer ligado a Tombemse.

    Nos dois casos, assuntos atualmente muito mais importantes que a Fars East que ninguém fala e o dinheiro, a grana já saiu pelo ralo.

    Desejo que o SPFC seja passado a limpo, e espero que o MPE faça seu trabalho.

    Newton Ferreira

  11. É Paulo, pouquíssimas exceções… Por isso generalizo quando digo que nosso conselho é composto por ratos. E àquele que se sentir ofendido que faça alguma coisa, saia das sobras… É quando os bons se calam que os picaretas tomam conta, não adianta vir aqui dizer que ficou ofendidinho, FAÇA ALGO PELO SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*