Tabu anima o Bahia: não perde do São Paulo em Salvador há 41 anos

O Bahia não disputa um torneio continental desde a Libertadores de 1989. Mas inicia sua trajetória na Copa Sul-americana diante de um adversário contra o qual tem estatísticas muito positivas. O São Paulo, rival do Tricolor nordestino às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, não vence a equipe em Salvador há 41 anos.

A última vez que o clube paulistano derrotou o Bahia na condição de visitante ocorreu em 18 de agosto de 1971. Em confronto válido peloCampeonato Brasileiro daquela temporada, o atacante Toninho Guerreiro fez o gol da vitória por 1 a 0 antes de ser expulso – o zagueiro Roberto e o meio-campista Eliseu também receberam vermelho naquele jogo.

Desde então, de acordo com os números do Bahia, foram 13 encontros entre as equipes em Salvador, com seis vitórias dos anfitriões e sete empates. Na capital baiana, além do triunfo de 41 anos atrás, os paulistas só venceram outras duas vezes, em amistoso em 1954 e no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969.

Rubens Chiri/Site Oficial SPFC

Na última visita ao estádio de Pituaçu, o São Paulo vencia por 3 a 1, mas acabou perdendo por 4 a 3

No ano passado, pelo Brasileiro, o São Paulo esteve próximo de quebrar o tabu: vencia por 3 a 1, mas perdeu por 4 a 3. No estádio de Pituaçu, onde o Bahia tem mandado seus jogos, foram duas derrotas paulistas em duas partidas.

 

No confronto geral, segundo o São Paulo, a vantagem continua sendo baiana, com 13 vitórias nordestinas, 11 empates e 11 triunfos paulistas, com 48 gols do time do Morumbi e 53 da equipe de Salvador.

Os são-paulinos, por sua vez, venceram no último confronto com a equipe, pela segunda rodada do Brasileiro deste ano: 1 a 0 no Morumbi, com gol de Luis Fabiano. Na esperança do começo de um novo retrospecto, será o primeiro duelo entre ambos válido por um torneio internacional.

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*