Sorteio do Paulistão 2016 define chaves e proíbe troca de técnicos

Em sorteio realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quinta-feira, os quatro grupos do Paulistão 2016 foram conhecidos após rápido sorteio. No entanto, a seleção prévia ainda deixou uma dúvida. No Grupo D da competição ainda há uma vaga em aberto, que caberá ou ao Água Santa, clube de Diadema que se profissionalizou em 2013, ou ao Mirassol, time que terminou a Série A2 na quinta posição.

Veicula-se que principal empecilho à participação do Água Santa é o estádio, que segue em fase de construção e longe de atingir a capacidade mínima de 10 mil torcedores. O clube, que era amador até 2010, tem até a meia noite desta quinta para enviar à Federação Paulista de Futebol (FPF) uma documentação que comprove o atendimento às exigências do órgão. Caso contrário, o Água Santa seguirá disputando a Série A2 da competição, que terá seus termos discutidos em reunião específica na próxima segunda-feira.

Outra mudança que chama atenção no novo regulamento do Paulista é a inclusão de uma cláusula técnica para a troca de técnicos. As equipes participantes não poderão trocar de técnico entre si. Por exemplo, a saída de Doriva da Ponte Preta para o São Paulo, consumada há um mês, não poderia acontecer casa o Estadual estivesse em disputa. O Paulistão de 2016 começará em 30 de janeiro e tem data para terminar em 8 de maio.

O conselho técnico do campeonato, que reúne os dirigentes dos 20 clubes participantes para discutir as formas e normas de disputa, é quem deve deliberar quanto a participação ou não do Água Santa ainda nesta tarde. A reunião dos representantes, inclusive, precisou ser interrompida para a realização do sorteio dos grupos, e foi retomada logo após a definição das chaves. O encontro discute questões organizacionais do campeonato, como o número de equipes rebaixadas (seis) e o número de atletas inscritos.

Assim como na edição de 2015, o limite de inscrições será de 28 atletas. No entanto, no Paulistão 2016, qualquer atleta poderá ser trocado mediante apresentação de laudo médico que comprove a impossibilidade da participação. Neste ano, apenas os três goleiros poderiam ser trocados em caso de problemas clínicos. Até a sétima rodada da competição, em 26 de fevereiro, atletas poderão ser inscritos livremente.

A exemplo da última edição, o Paulistão de 2016 será disputado a partir de quatro grupos, cada um com cinco integrantes, que não se enfrentarão dentro da chave. Após os duelos alternados da primeira fase, as quartas de final e a semifinal serão disputadas em partidas únicas, com a decisão acontecendo em jogos de ida e volta. Desta elite estadual de 20 clubes, três equipes que não estiverem engajadas em outras competições terão vaga assegurada na disputa da Copa do Brasil de 2016, e outras duas equipes participarão da Série D do Campeonato Brasileiro como parte do calendário anual.

Caso um único grupo abrigue quatro ou cinco times de pior campanha, classificam-se para as quartas de final, respectivamente, o melhor ou os dois melhores terceiros colocados dos demais grupos.

Grupos Paulistão 2016
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Santos Palmeiras São Paulo Corinthians
Botafogo Ponte Preta XV de Piracicaba Red Bull Brasil
São Bento Ituano Audax Osasco Mogi Mirim
Linense São Bernardo Capivariano Rio Claro
Oeste Novorizontino Ferroviária Acesso 4 (Água Santa ou Mirassol)
Finalistas em 2015, Santos e Palmeiras farão parte do Grupo A e B respectivamente (Foto:Djalma Vassão/Gazeta Press)

Finalistas em 2015, Santos e Palmeiras farão parte do Grupo A e B respectivamente (Foto:Djalma Vassão/Gazeta Press)40

Fonte:Gazeta Esportiva

Um comentário em “Sorteio do Paulistão 2016 define chaves e proíbe troca de técnicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*