Sob comando de Cuca, Pablo tem novo posicionamento no ataque

Após quatro meses sem atuar devido à cirurgia na coluna, o camisa 9 do São Paulo Pablo voltou com o pé direito aos gramados, ao fazer boa partida e anotar o gol do Tricolor no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras no último sábado. Por precaução, a comissão técnica decidiu substituir o atacante no intervalo, após cair de mal jeito em dividida, mas já foi possível observar uma movimentação diferente do atleta nos 45 minutos iniciais.

Pablo ainda não havia jogado com Cuca, o técnico assumiu o comando da equipe logo após o atacante ficar fora de disposição, entre as duas partidas da semifinal do Campeonato Paulista. Sob comando do treinador, o camisa 9 teve papel diferente do realizado com o interino Vagner Mancini, e seu antecessor André Jardine.

Antes utilizado como referência, Pablo circulou mais pelo campo no clássico de sábado. O atacante teve bastante participação tanto pelo lado esquerdo, onde ficou com a bola 33,3% do tempo, quanto pelo lado direito, onde o índice chegou a 29,6%, muito mais do que no centro do ataque, onde teve a bola apenas 7,4% do tempo. Os números são do site especializado em estatísticas Footstats.

Se movimentando mais em direção as pontas, o camisa 9 abriu espaço para que outros jogadores, em especial Pato, recebessem a bola na faixa central do ataque para atuar como referência. O camisa 7 passou muito mais tempo com a bola no setor que Pablo, 22,5%.

A movimentação com Pato fica clara em dois ataques promissores do São Paulo no primeiro tempo. No primeiro lance, aos cinco minutos, Hudson recebe um passe em profundidade e avança para a área. Enquanto Pato se posiciona no meio da área, para ser a primeira opção de passe do volante improvisado na lateral, Pablo abre mais à esquerda.

Após o São Paulo abrir o placar, mais um lance de perigo com Pablo na esquerda e Pato centralizado. Aos 15 minutos, Hernanes chama a marcação dupla na intermediária e solta passe para o camisa 9, que está posicionado na esquerda, enquanto Pato corre para o meio para dar opção dentro da área. Pablo tenta o toque para o camisa 7, mas acaba tropeçando na passada e tem seu passe bloqueado pelo defensor palmeirense.

No lance do gol, Pablo trabalhou como referência mais centralizada, enquanto Hernanes construía a jogada aberto na direita e Pato corria mais à esquerda, dando opção na segunda trave. O tento foi o quinto do atacante no ano, que mesmo tendo ficado de fora das nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, é o artilheiro do São Paulo no ano.

Na última partida de Pablo antes do retorno no sábado, contra o mesmo Palmeiras, pela semifinal do Paulistão, o atacante foi utilizado por Vagner Mancini como centroavante fixo na faixa central, sem se movimentar tanto. No clássico disputado em março, o camisa 9 passou 39,4% do tempo com a bola no centro do ataque, além de 6,1% na esquerda e 9,1% na direita.

 

Fonte: Gazeta  Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*