Sem sofrer gols com Muricy, São Paulo chega à quinta melhor defesa

Nove dias após a chegada de Muricy Ramalho, o São Paulo trocou a 18ª pela 13ª posição do Brasileirão, e trocou a preocupação da zona de rebaixamento pelo otimismo da reação e da quebra de recordes na temporada: um deles, por ficar três jogos sem sofrer gols, feito inédito no ano. A evolução faz com que o clube tenha agora a quinta melhor defesa do torneio, com 22 gols sofridos.

Apenas Corinthians (13), Cruzeiro (19), Santos (20) e Grêmio (21) têm defesas melhores. Quando Muricy Ramalho assumiu, havia seis clubes com índices superiores ao do São Paulo, além de outros dois empatados com os mesmos 22 gols.

Muricy Ramalho se notabilizou no São Paulo pelo sólido sistema defensivo montado entre 2006 e 2009, quando sagrou-se campeão do Brasileirão por três edições seguidas. O técnico detém o recorde de melhor defesa do campeonato no atual formato, adotado em 2006, com 20 clubes. Em 2007, terminou com o título nas mãos e apenas 19 gols sofridos – mesma marca que o líder atual, Cruzeiro, sofreu em 22 rodadas.

Antes de Muricy, o máximo que o São Paulo havia conseguido em 2013 foi em dois jogos seguidos. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, nesta quarta-feira, o treinador bateu o recorde na temporada e atingiu outras marcas. Pela primeira vez, o clube chegou a três vitórias seguidas no Brasileirão. O técnico conquistou a vitória de número 200 à frente do São Paulo.

Nos últimos dois jogos, Muricy Ramalho armou o São Paulo no esquema tático 4-2-3-1, com o zagueiro Paulo Miranda na lateral direita. A formação deverá permanecer nos próximos jogos. Em sua reestreia pelo clube, o treinador adotou o 3-5-2, esquema que mais foi usado durante a vitoriosa passagem do tricampeonato nacional.

Para a partida de domingo, contra o Goiás, Muricy Ramalho deverá fazer mudanças no sistema defensivo. Por conta da suspensão de Maicon, pelo terceiro cartão amarelo, o jovem Rodrigo Caio, de 19 anos, deverá voltar ao meio de campo. Rafael Toloi, que volta de suspensão, deverá ocupar a zaga.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*