Seleção e lesões criam problemas para zaga do SP, e Maicon vira prioridade

A convocação de Rodrigo Caio para defender a seleção brasileira na Copa América, nesta quinta-feira, deixou o São Paulo orgulhoso pelo chamado daquele que é hoje o maior representante das categorias de base do clube, mas criou um problema a ser resolvido: ele pode perder até 15 rodadas do Brasileirão, e isso somado às lesões de Diego Lugano e Breno obrigam que, agora, a diretoria redobre esforços para contratar Maicon.

Caso o Brasil chegue à final da Copa América, Rodrigo Caio perderá nove partidas do Brasileirão entre a 3ª e a 11ª rodadas. A seleção se apresentará em Los Angeles entre os dias 22 e 23 de maio – um dia depois da segunda rodada do campeonato nacional, para os atletas que jogam no Brasil – e ficará nos Estados Unidos até 26 de junho se tudo correr como planejado.

Nesse período, os zagueiros à disposição do São Paulo serão Maicon, Lugano, Breno, Lucão e, dependendo da data, Lyanco – tem compromissos com a seleção da Sérvia. O problema é que Lugano trata uma lesão muscular na coxa e tem cuidado especial com o condicionamento físico, não costuma atuar em partidas em sequência para não acumular desgaste; Breno, que sofreu com uma tendinite e posteriormente um derrame no joelho neste início de 2016, ainda faz reforço muscular para voltar a treinar. Assim, restam Maicon e Lucão.

A Copa América se encerra em 26 de junho, e nos dias seguintes Rodrigo Caio estará à disposição do São Paulo. Maicon, hoje titular absoluto da zaga, está emprestado pelo Porto com contrato apenas até 30 de junho. Se não for contratado definitivamente ou se não tiver o empréstimo renovado, se despedirá do Morumbi nesta data.

A partir do início de julho, Rodrigo Caio poderá reforçar a equipe entre a 12ª e a 15ª rodadas do Brasileirão, e possivelmente as semifinais e finais da Copa Libertadores, caso o clube esteja disputando o torneio – pega o Atlético-MG nas quartas de final. Depois, volta à seleção brasileira na terceira ou quarta semana de julho para iniciar a preparação para a Olimpíada. Caso o Brasil chegue à final, ficará com a seleção até 20 de agosto. Assim, perderia mais seis jogos do Brasileirão, entre a 16ª e a 21ª rodada.

Se Maicon não ficar, o grande problema do São Paulo estará no período da Olimpíada. Estarão à disposição do técnico Edgardo Bauza, então, Diego Lugano, Breno, Lucão e Lyanco. Como não se sabe se os dois primeiros estarão em plenas condições para jogar, é possível que o São Paulo enfrente quatro rodadas do campeonato nacional com Lucão e Lyanco como dupla de zaga. Além de serem muitos jovens, a dupla ainda sofre com desconfiança da torcida, principalmente no caso de Lucão.

O São Paulo negocia com o Porto a contratação de Maicon, mas enfrenta complicações. A diretoria tricolor oferece a cessão de Lucão e do lateral esquerdo Inácio, do time sub-20, na composição do pagamento, mas os portugueses querem Lyanco e Inácio. Nesse momento ainda não há acordo entre as partes.

Além de Rodrigo Caio, o São Paulo também perderá o lateral esquerdo chileno Eugenio Mena durante o período da Copa América – em 2015 ele foi campeão e passou todo o período do torneio desfalcando o Cruzeiro, clube que o empresta ao São Paulo. As soluções para Bauza serão Carlinhos e Matheus Reis.

Para a Olimpíada, o São Paulo ainda pode perder Ricardo Centurión, que integra a pré-lista da Argentina para a competição ao lado de Jonathan Calleri – este já não estará mais no Morumbi depois do fim de seu contrato, válido até 30 de junho e que poderá se estender por mais um mês caso o Sâo Paulo avance na Libertadores.

 

Fonte: Uol

Um comentário em “Seleção e lesões criam problemas para zaga do SP, e Maicon vira prioridade

  1. Continuo sem entender a contratação do Lugano. Todos sabiam de sua real condição física que, há muito, não o deixa jogar razoavelmente – não estou nem falando em jogar bem. Muito estranho pagarem um salário altíssimo para um jogador que, no máximo, jogaria algumas partidas no ano. Talvez aí também tenha algum mistério, coisa muito comum, de uns anos pra cá, no SPFC…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*