Seguindo estatuto, Conselho de Ética cogita até cassação de mandato

Encarregado de contratar um serviço especializado para analisar o áudio da conversa entre Ataíde e Carlos Miguel Aidar, José Roberto Blum, empossado como presidente do Conselho de Etica tricolor na última semana, admitiu que, de acordo com o estatuto, se verificada a veracidade da mídia, aqueles envolvidos na polêmica podem até ter os direitos políticos no clube cassados.

Nomeado na quarta-feira, Blum reconheceu, em entrevista à rádio Bradesco Esportes, que ainda não teve acesso ao áudio e tudo aquilo que sabe é fruto das informações reproduzidas na mídia. Graduado em direito e com possibilidade de advogar, o presidente espera passar o São Paulo a limpo “doa a quem doer” com a ajuda de uma perícia.

“São notícias que espero poder apurar e determinar a responsabilidade de cada um. Só ouvirei (o áudio) depois que o perito que designei para fazer o levantamento dessa fita me transcrever o conteúdo em forma de laudo. As providências iniciais já foram tomadas, as cautelas jurídicas estão sendo observadas, não podemos cometer equívocos’, disse Blum, escolhido como relator do processo.

Afirmando que o fato de compor o quadro político do clube já traz implicações acerca de uma conduta o mais rígida e correta possível, o presidente do Conselho de Ética enumerou as possíveis penas para os envolvidos no escândalo deflagrado pela gravação, que envolve o ganho ilícito na contratação de jogadores, bem como em contratos de patrocínio.

“Mesmo que não represente o São Paulo de forma oficial, sua conduta na vida particular tem que ser exemplar. Nesse conjunto de normas tem três possibilidades de pena. A primeira é a censura. A outra é a suspensão, com previsão de 90 dias. A outra é a cassação do mandato de quem está dentro do conselho deliberativo. É algo que será referendado pelo voto dos conselheiros”, explicou.

Com Aidar afastado do clube desde sua renúncia, em meados de outubro, é com relação a Ataíde Gil Guerreiro que o decorrer do processo pode trazer consequências desagradáveis. Readmitido no corpo diretivo do clube a partir da posse de Leco, o dirigente pode ter o cargo colocado em risco caso a sua participação no esquema seja classificada como ativa.

Blum foi conduzido à chefia da Comissão de Ética após seu antecessor, Wilton Brandão Parreira Filho, deixar o posto por problemas de saúde. O advogado disse que soube da divulgação da gravação através do noticiário do rádio, mas procurou não especular os motivos que levaram Ataíde a divulgar o áudio sem consultar o órgão investigativo. A decisão do vice de futebol contou com o consentimento do atual mandatário, Carlos Augusto de Barros e Silva.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

 

Nota do PP: “palavras, ao vento, palavras, ao vento, palavras…ao vento.”

Um comentário em “Seguindo estatuto, Conselho de Ética cogita até cassação de mandato

  1. É verdade PP, impressionante como esse senhor José Roberto Blum pensa que todo mundo é idiota, to farto desse falatório, fale menos e faça mais Senhor José…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*