São Paulo pode atingir 90 jogos em 2013 e chegar a recorde do século

Recorde do século? Se tiver sucesso nas competições, Tricolor pode chegar a disputar até 90 partidas nesta temporada. Nos últimos anos, máximo foi 79.

O torcedor que já está com saudade de ver o São Paulo em campo não precisa se preocupar. 2013 tem tudo para ser a temporada com mais jogos do Tricolor neste século. A equipe pode chegar a disputar até 90 partidas.

Até agora, o recorde pertence à temporada de 2005, quando a equipe viajou até o Japão para disputar o Mundial de Clubes e totalizou 79 partidas. Por enquanto, já é possível saber que a equipe disputará, ao menos, 64 jogos neste ano. A classificação diante do Bolívar (BOL), na primeira fase da Libertadores, já garante mais seis partidas da fase de grupos.

Se a quantidade de jogos é impossível de dizer, um fato é certo: o São Paulo participará, se não for ao Mundial, de seis competições diferentes (Paulistão, Libertadores, Brasileirão, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga Bank e Sul-Americana), pela primeira vez depois de 12 anos. Para ter sucesso, a equipe terá de estar muito bem preparada.

O impressionante número é assunto no clube desde o ano passado e chega a gerar uma certa preocupação. Uma pré-temporada adequada e 30 dias de férias aos jogadores seriam o ideal, mas a equipe, que completa uma semana de trabalhos hoje, já terá de iniciar uma sequência de jogos de quarta e domingo daqui a nove dias, com a estreia no Campeonato Paulista. Tudo isso com só 20 dias de folga, já que a final da Sul-Americana foi em 12 de dezembro.

– O que faremos diante de tudo isso é tomar um cuidado especial a partir do momento que a temporada começar efetivamente. A partir daí, poderemos fazer um monitoramento pela segurança que temos da pré-temporada e pela análise de dados feita durante estes primeiros dias. É o que podemos fazer para tentar prevenir algum tipo de problema – afirmou Alexandre Lopes, chefe da preparação física do Tricolor.

Negueba é o único que se lesionou, mas em lance acidental. O elenco tem 20 atletas de linha, mas ainda será reforçado com Wallyson (veja pág. 16) e pode ter o chileno Vargas. Ademilson, que está com a Seleção Brasileira sub-20, e os garotos da Copinha também retornarão. Com diversas partidas, Ney Franco deve poupar em alguns jogos para aguentar a maratona.

Sérgio Rocha, preparador físico do São Paulo: ‘A média dos resultados dos testes foi boa’

“A diferença para esse ano, em relação ao ano passado, é a maior quantidade de jogos. Mais competições, todas muito próximas uma das outras, então a gente está tendo um cuidado redobrado para tentar evitar lesões.

A metodologia é um pouco diferente, até pelo tempo que a gente tem. Vamos dosar bem, sentir a situação de cada atleta, dar suplemento pós-treino e ficar monitorando. A gente está aqui em Cotia, então a gente fica 24 horas com os atletas.

A média dos resultados dos testes corporais foi boa. Em 20 dias de férias não dá para perder totalmente a capacidade física. O ideal seria 30 dias de folga, trabalhar da forma adequada, a gente bate todo ano na mesma tecla, mas infelizmente é uma questão que não muda.

Não estamos com um elenco tão grande. Sem o Negueba, são 20 jogadores de linha, sem contar os que estão disputando a Copa São Paulo. Não sei se o Ney Franco vai querer revezar o elenco nas competições, mas sempre existe essa opção.

Não tem jeito, a pré-temporada é uma etapa muito importante, mas é a que se menos tem cuidado”

Jogos ano a ano neste século:

Temporada de 2012: 78 jogos
Temporada de 2011: 70 jogos
Temporada de 2010: 71 jogos
Temporada de 2009: 67 jogos
Temporada de 2008: 71 jogos
Temporada de 2007: 73 jogos
Temporada de 2006: 73 jogos
Temporada de 2005: 79 jogos
Temporada de 2004: 74 jogos
Temporada de 2003: 76 jogos
Temporada de 2002: 63 jogos
Temporada de 2001: 70 jogos

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*