São Paulo e Corinthians vão ser julgados na sexta-feira pelo STJD

São Paulo e Corinthians vão ser julgados na sexta-feira pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Os clubes foram denunciados pela confusão ocorrida no empate sem gols no Majestoso, realizado no dia 13 de outubro, no estádio do Morumbi. De acordo com o artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), Tricolor e Timão podem perder até dez mandos de campo. E ambos podem ser punidos com multas entre R$ 100 e R$ 100 mil.

A confirmação da data do julgamento foi feita nesta terça-feira pelo diretor jurídico do Corinthians, Luiz Alberto Bussab. De acordo com ele, o Timão que atualmente cumpre pena de quatro perdas de mando no próprio Campeonato Brasileiro, teme sofrer nova punição, justamente por ser reincidente. Além da pena em vigor, o Alvinegro perdeu também o mando do jogo contra o Fluminense, no dia 10, por conta de uma garrafa atirada contra o árbitro auxiliar da partida contra a Portuguesa, no dia 29 de setembro.

– Nós estamos preocupados, mas vamos tentar reverter a situação. Chega de punição para o Corinthians. Nós vamos lutar contra isso no STJD – afirmou Bussab.

O relatório de serviços do Segundo Batalhão da Polícia de Choque do Estado já havia colocado os torcedores de São Paulo e Corinthians como culpados pelo tumulto no clássico. Algumas imagens do sistema de monitoramento do Morumbi serão usadas pelo departamento jurídico do São Paulo na defesa do caso. Nelas, sinais de fumaça aparecem nos setores reservados aos corintianos, mas sem detectar a presença de bomba ou outro artefato.

O artigo 213 fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto, invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

No parágrafo terceiro, consta a seguinte informação, que pode servir de amparo para os clubes: “a comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”.

Pelo Brasileirão, o Corinthians tem apenas mais dois jogos no estádio do Pacaembu: contra Vasco (17 de novembro) e Internacional (1º de dezembro) – nesta sexta.

Já o São Paulo tem quatro confrontos no Morumbi até o término da competição nacional. O Tricolor ainda enfrenta Portuguesa (2 de novembro), Flamengo (13 de novembro), Botafogo (24 de novembro) e Coritiba (8 de dezembro). Se a equipe de Muricy Ramalho for eliminada da Sul-Americana e punida pelo STJD, há possibilidade do ídolo Rogério Ceni não jogar mais no Morumbi – uma vez que ele projeta sua aposentadoria para o final desta temporada.

 

Fonte: Globo Esporte

 

Nota do PP: Tenho certeza que o São Paulo perderá de quatro a seis mandos de campo. Defendo, antecipadamente, se isso acontecer, que o São Paulo mande seus jogos em Brasília. É uma arena, estádio novo e o Tricolor não perdeu um jogo sequer nas arenas novas, até porque a condição do campo é semelhante ao Morumbi. Além do mais, temos uma imensa torcida na Capital do País.

6 comentários em “São Paulo e Corinthians vão ser julgados na sexta-feira pelo STJD

    • Cidadão, não esqueça que sendo mando do São Paulo, a torcida do Flamengo só teria 5% da carga de ingressos. E mesmo quando a maioria da torcida era do Flamengo, nós só não ganhamos porque Jadson perdeu um pênalti aos 44 minutos do segundo tempo. E o técnico ainda não era Muricy Ramalho.

      • Independente do julgamento e antecipando punicoes para nos,
        deveremos priorizar nosso Estado e nossas cidades paulistas,
        onde realmente temos o grosso do nosso torcedor, independente
        de propostas financeiras vantajosas, mesmo porque essa dependente
        FDP e narcisistas ja nos ferrou e como. Que a diretoria se nao tiver
        rabo preso com esses bandidos que os processem por danos e perdas,
        o que duvido muito.
        Alguem me diz, por favor, ??? O que aconteceu com aquele tumulto
        provocado pelas torcidas organizadas do Atretico, contra a PM ???
        ???? foram denunciados, julgados, ou mesmo nada ????
        Bem cidades paulistas em condicoes de receberem nosso TRIMUNDIAL
        com muito carinho, comecando pelas mais perto, Mogi, Itu, Sao Jose,
        Taubate, Guaratingueta, Sorocaba, Campinas, Araraquara, Ribeirao,
        Bauru, Sorocaba, Rio Preto, Marilia e por ai vai, sentiriamos em casa,
        mesmo nao sendo como no Morumbi.
        Jamais viajar para longe, nesse momento, o importante e ter o calor de
        nosso verdadeiro torcedor, essa dependente deveria ficar mesmo muito longe,
        mesmo porque sao um bando de bandidos e anarquistas.

      • Pontes,
        peço desculpas pelo meu comentário
        mal educado. Me excedi na grosseria.
        Continuo com a opinião que em relação ao jogo contra o Flamengo,
        não é uma boa opção o SPFC jogar em Brasília. Os outros 3 jogos
        não teriam problemas para serem realizados lá.
        Abs

  1. Partida CAP e Coritiba, arbitro essa insignificancia que nos opera sempre
    o tal de ricci, o que se significa roubo contra nos, que passa batido
    por esses malditos da diretoria, coniventes.

    No intervalo, a alegria deu lugar ao caos. Para apartar briga entre duas facções de torcidas uniformizadas rivais do Atlético-PR, a polícia agiu com truculência, fazendo uso de gás de pimenta e tiros de borracha. A confusão atrasou o reinício da partida, pois um dos alambrados do Durival de Britto ameaçou cair. Foram 27 minutos entre um tempo e outro.

    ???? O que aconteceu com esse tumulto ????
    ???? Alguem foi punido ????
    Me informem por favor, estamos a nove dias do acontecido e ja vao
    nos ferrar, e esse jogo do Parana foi no dia 6 de outubro, portanto dezesseis
    dias, estou curioso pra saber qual foi o procedimento adotado com
    essa paulera acontecida la.
    ???? Ou punicao vale so pra ca ?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*