São Paulo desafia fantasma dos pequenos argentinos na Libertadores

Enfrentar times argentinos de menor tradição não traz boas recordações ao São Paulo. Depois de duas eliminações vexatórias na Copa Sul-Americana para Defensa y Justicia e Colón nos últimos anos, o Tricolor terá agora pela frente o Talleres no primeiro mata-mata da Taça Libertadores de 2019.

O clube de Córdoba, fundado em 12 de outubro de 1913, disputará o maior torneio da América do Sul pela segunda vez. A vaga é vista pela torcida como um título. O clube terminou o Campeonato Argentino do ano passado na quinta colocação, um feito histórico para quem disputava a terceira divisão até 2013.

Casa de Guiñazu e Rojas

A reconstrução do Talleres tem um símbolo: Pablo Guiñazu. O volante, de 40 anos, é torcedor declarado do clube e carrega a idolatria da torcida. A devoção pelo jogador aumentou ainda mais quando ele marcou aos 50 minutos do segundo tempo contra o All Boys o gol do acesso à elite em 2016.

Guiñazu, aliás, foi determinante para que o São Paulo tirasse do Talleres um de seus principais jogadores durante a Copa do Mundo. Depois de um telefonema do técnico Diego Aguirre para o volante, o Tricolor efetuou a compra dos direitos do atacante Joao Rojas.

O jogador equatoriano defendeu o clube argentino por 25 partidas no início de 2018 e fez um gol. Ele se recupera de uma grave lesão no joelho direito, sofrida contra o Vitória, em Salvador, e ainda não tem prazo de retorno.

Campanha irregular

Depois do quinto lugar na temporada passada, a campanha do Talleres na edição atual do Campeonato Argentino não é boa. O time aparece apenas na 15ª colocação, com 18 pontos – são 26 equipes no total.

Fique de olho

O atacante Nahuel Bustos, de 20 anos, desponta como uma das grandes apostas do clube para a próxima temporada. O jogador é o artilheiro da equipe no torneio nacional, com cinco gols, um acima do uruguaio Junior Arias, contratado no ano passado do Peñarol.

O estádio

A seu favor, o São Paulo terá o fato de não jogar na casa do Talleres. O estádio Francisco Cabasés, conhecido como “La Boutique de Barrio Jardín”, tem capacidade para 18 mil torcedores. O clube manda os jogos internacionais no estádio Mario Kempes, também em Córdoba, reformado para a Copa América de 2011, e que pode receber até 57 mil pessoas.

Estádio Mario Kempes, em Córdoba — Foto: Divulgação

Estádio Mario Kempes, em Córdoba — Foto: Divulgação

O caminho do São Paulo

Se passar pelo Talleres, o São Paulo vai encarar no segundo mata-mata o vencedor do confronto entre Palestino, do Chile, e Independiente Medellín, da Colômbia. Caso avance novamente, o Tricolor terá uma pedreira: entrará no Grupo A, com River Plate, da Argentina, Internacional e Alianza Lima, do Peru.

Fonte: Globo Esporte

3 comentários em “São Paulo desafia fantasma dos pequenos argentinos na Libertadores

  1. Mesmo de formas complicadas e conturbadas, o São Paulo tem se reestruturado e por enquanto mostrando bons nomes, o time tem história, peso e muito mais que estas coisas, eles contam com um ótimo elenco que se confirmar o favoritismo, já se pode dizer que estariam brigando pelo título da libertadores, mas é claro que é apenas uma suposição, esse ano na metade do segundo turno a equipe sofreu turbulências mas não deixou de brigar pelo título brasileiro, não desistiu, e se continuar dessa forma com novos jogadores e novas estratégias a equipe tem sim muitas chances de se classificar de forma tranquila para o grupo A e além disso disputar a sua liderança.

  2. Eu e muitos sao paulinos podemos ate estar enganados e desacreditados com essa pre libertadores ate pelo que temos no elenco e estamos contratando, se passarmos para fase grupo sera um milagre, e na fase de grupo sera pior ainda pq tem time brasileiro e o campeoa da libertadores River, vai ser muito dificil, como a midia fala sao paulo foi o time azarado do sorteio, ate nisso comecamos mal o ano de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*