Prováveis rivais, Galo e São Paulo já se encontraram na Libertadores

Apesar de ter representado poucas vezes o Brasil na Copa Libertadores, Atlético-MG e São Paulo poderão reeditar um antigo confronto na competição. Ao contrário do tricolor paulista, maior frequentador do torneio, o Galo só disputou o torneio em quatro ocasiões.

O Atlético-MG irá para a sua quinta participação em 2013. O time mineiro esteve presente no torneio continental somente nas edições de 1972, 78, 81 e 2000. Todas elas na condição de vice campeão brasileiro no ano anterior.

Em 1978 não foi diferente. O São Paulo entrou na Libertadores como campeão brasileiro de 77, e o Galo, como vice. As equipes se enfrentaram no Grupo 3 daquele ano, e o time de João Leite, Cerezo, Marcelo Oliveira e Paulo Isidoro levou a melhor.

O grupo 3 da Libertadores de 78 era composto por Atlético-MG, São Paulo, Unión Española e Palestino, ambos do Chile. Na abertura da rodada, o Galo empatou com o São Paulo no Mineirão, em 1 a 1. Após um novo empate, vieram quatro vitórias, dentre elas, um 2 a 1 sobre o time paulista, dentro do Morumbi. Com a melhor campanha do grupo, o Atlético-MG superou todos os outros adversários e passou para a próxima fase.

No decorrer do torneio, o Galo ainda seria eliminado da competição em um novo grupo. O time mineiro não foi páreo para os argentinos Boca Juniors (que terminaria como bi campeão) e River Plate. Ainda sim, 1978 foi o ano de melhor desempenho do alvinegro em Libertadores, alcançando o 5º lugar.

LFonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*