Pronto para jogo: depois de dois dias, gramado do Morumbi está plantado

Depois de ser mandante em cinco partidas no Pacaembu, o São Paulo volta a jogar no Morumbi neste domingo, às 17h, contra o Bahia, pela primeira vez desde a vitória por 1 a 0 sobre o Sport, em 1º de outubro. Nesses dois meses, o estádio ficou à disposição de eventos musicais e optou-se pela troca do gramado, que foi plantado nesta semana em um processo que levou dois dias.

Para a operação de montagem do novo campo, foram necessários 35 caminhões e mais de 30 profissionais. Há três meses grama foi plantada em uma fazenda em Tremembé, no Vale do Paraíba, especificamente para ser usada no Morumbi. O sistema de plantio para já deixar o palco apto a receber partidas é chamado “Ready to Play” , que em português quer dizer “Pronto para jogo”. Agora, com o plantio concluído, o campo está em fase de finalização, recebendo serviços como pintura e drenagem.

– O São Paulo queria dar esse presente para a torcida e a Itograss teve o maior prazer em ajudar. Essa técnica permite a troca em poucos dias e um gramado em perfeitas condições para receber qualquer evento. Nas Olimpíadas, tivemos um grande espetáculo de abertura ,e logo depois, o plantio foi feito. O local estava perfeito e recebeu jogos importantes, inclusive foi palco para a medalha de ouro do Brasil. Foi um evento de grande visibilidade mundial e o gramado foi muito elogiado – disse Breno Rodrigo Couto, gerente comercial da Itograss, empresa contratada para fazer esse trabalho no gramado do Morumbi.

A técnica já foi utilizada no Maracanã para as Olimpíadas e no Allianz Parque neste ano: a grama é plantada na fazenda nos padrões de um campo de futebol, é trabalhada com máquinas de corte específicas e coberturas com areia e, depois disso, rolos de gramas de 14m² são retirados e colocados em caminhões para ser plantada no estádio.

Fora do Brasil, essa técnica já é utilizada em grandes estádios como o Camp Nou, do Barcelona, o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, o Wanda Metropolitano, novo estádio do Atlético de Madrid, e em outros esportes, como o golfe. Por isso, existe confiança de que não trará problemas para a partida deste domingo.

– O gramado é feito para ter longa duração e estamos muito felizes com o resultado no Morumbi. Esperamos que a torcida goste – comentou Breno Rodrigo Couto, que também é engenheiro agrônomo.

 

Fonte: Lance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*