Procurador confirma que apresentará denúncia do caso Iago no STJD

Mesmo com o dossiê enviado pela Confederação Brasileira de Futebol ainda sob análise, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça confirmou nesta quinta-feira que a transferência do zagueiro Iago Maidana ao São Paulo será denunciada e levada a julgamento.

– Estamos avaliando toda a documentação encaminhada pela CBF e identificando condutas e sanções previstas em normas nacionais e internacionais. A denúncia deve ser apresentada na próxima semana contra todos os envolvidos. As infrações que estão sendo objeto de análise tem penas previstas desde multa até proibição de realização de transferências – explicou o procurador Paulo Schmitt.

A negociação, que envolve três clubes, vem sendo analisada há duas semanas pela CBF por causa da participação de investidores. Uma empresa chamada Itaquerão Soccer tirou o zagueiro do Criciúma ao preço de R$ 800 mil e o registrou por dois dias no Monte Cristo (clube da terceira divisão goiana) antes de vender 60% de seus direitos econômicos ao São Paulo por R$ 2 milhões. Desde maio, isso é proibido.

No mesmo dia em que a triangulação foi revelada, em 22 de setembro, a entidade notificou os três clubes envolvidos. Criciúma e São Paulo foram os primeiros a enviar suas partes das documentações. O Monte Cristo, que contratou advogado especialista em direito desportivo, foi até o limite do prazo e respondeu apenas na segunda-feira. Até mesmo Iago foi instado a informar sua versão dos fatos.

Agora, com o material em mãos, a Procuradoria do STJD apresentará a denúncia nas próximas semanas. Os três clubes envolvidos poderão ser advertidos, multados ou impedidos de registrar novos atletas por determinado período.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*