Por folga, São Paulo busca se livrar da ‘Pré-Libertadores’ em 2013

A temporada ainda não acabou, mas o São Paulo já dedica parte da atenção ao planejamento para 2013. Mesmo com a vaga bem encaminhada na Taça Libertadores da América, já que tem boa vantagem como membro do G-4 do Campeonato Brasileiro, o Tricolor busca, nas últimas quatro rodadas, subir ainda mais na tabela de classificação e garantir uma vaga direta à competição continental, sem a fase preliminar, apelidada de “Pré-Libertadores”. E nem adianta ser campeão da Sul-Americana – ganhar este torneio também só levaria a uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

No Brasileiro, o São Paulo ocupa a quarta colocação com 59 pontos, oito à frente de Botafogo e Internacional, os concorrentes imediatoso. Argumentando que o título já está encaminhado para o líder Fluminense, a intenção do técnico Ney Franco é buscar o vice-campeonato, que colocaria o São Paulo de forma direta na fase de grupos da Libertadores e adiaria a estreia na competição. O Tricolor está cinco pontos atrás do Atlético-MG, atual segundo colocado. No domingo, o adversário é o Grêmio, terceiro.

– Mudaria nosso planejamento. Temos a reapresentação no início do mês (de janeiro) e um jogo marcado para o dia 20 no Campeonato Paulista. Sair da Pré-Libertadores e entrar na fase de grupos dá um tempo maior para se preparar. É um grande desejo ficar com o segundo lugar – afirmou o treinador.

A estreia no estadual está marcada para o dia 20 de janeiro, contra o Mirassol, no estádio do Morumbi. Caso a tendência dos últimos anos se repita, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) deve iniciar a disputa da Libertadores exatamente três dias depois, em uma quarta-feira. O maior temor de Ney é o desgaste do elenco, que já atrapalhou a equipe nesta temporada.

Na mesma linha estratégica, o técnico visa manter todos os jogadores que compõem o plantel atualmente e ainda trazer reforços. Nomes como o meia-atacante Lucca, do Criciúma, e o atacante Aloísio, do Figueirense, interessam ao Tricolor. Desde já, Ney admitiu que o pensamento e o foco em 2013 serão voltados para a busca pela quarta conquista da América na história do clube.

O São Paulo não disputa a Libertadores desde 2010. Naquela oportunidade, o time acabou eliminado na fase semifinal, pelo Internacional, que ficaria com o título. Desde 2004, foram sete anos consecutivos jogando o torneio, considerado especial pela torcida. Campeão em 2005, o Tricolor tornou-se vítima de algozes brasileiros nos anos seguintes – caiu para Inter, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro, na sequência.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*