Penalty deve cerca de R$ 7 milhões ao São Paulo

Fornecedora de material esportivo do São Paulo desde o início de 2013, a Penalty não tem honrado os compromissos com o clube. A ESPN apurou que, em quase onze meses de parceria, a empresa não repassou ao tricolor cerca de R$ 7 milhões.

Por mês, a Penalty tem uma série de acertos a fazer com o departamento financeiro de Juvenal Juvêncio, como o envio de peças dos uniformes do time para os jogos, os royalties dos produtos vendidos e uma porcentagem pela loja do Morumbi. Há também um pagamento mensal referente a um valor fixo previsto em contrato.

A soma de todos os itens citados faz com que o acordo chegue a R$ 35 milhões anuais. O valor, divulgado pelas partes no momento da assinatura, é contabilizado da seguinte forma: as luvas (que são o valor fixo); o número de peças a serem fornecidas anualmente multiplicado ou pelo valor de varejo ou pelo preço final dos pontos de venda (o que acaba inflando o valor do contrato); bonificação por performance e royalties.

Apesar de o casamento entre as partes ser até o fim de 2015, o atraso da empresa abre brecha para o São Paulo romper e trocar de fornecedora, mesmo com alguns argumentos da marca de que alguns aspectos do acordo não tenham sido cumpridos integralmente.

De acordo com a apuração do ESPN.com.br, o impasse, no entanto, é que outras empresas precisam de um tempo mínimo de cerca de 120 dias para começar a mandar os uniformes, além do período de abastecimento de pontos de venda. O processo, normalmente, irrita o torcedor, que procura por camisetas e não encontra. Com isso, os executivos pedem um tempo maior ao clube para iniciar uma parceria, para não sofrerem críticas.

Procurados pela reportagem, São Paulo e Penalty responderam que não comentam assuntos relacionados à parceria, por obrigações contratuais.

Situação da Penalty

Em conversas desde o primeiro atraso, de acordo com pessoas ligadas ao contrato, a Penalty tenta mostrar ao clube que vai conseguir se organizar para acertar o que deve. Mas até agora não conseguiu.

A Penalty é uma marca de artigos esportivos que pertence à Cambuci. No último balanço fechado da empresa, do segundo trimestre de 2013,  ela teve um prejuízo de R$ 1,7 milhão. A receita da empresa no segundo trimestre foi de R$ 58 milhões. No mesmo período de 2012, foram R$ 64,4 milhões.

Em julho de 2013, o grupo anunciou a troca do presidente para “aperfeiçoar” a companhia – saiu Roberto Estefano para a entrada de Paulo Ricardo Oliveira. Na Bolsa de Valores, a ação chegou a R$ 2,30 cada em abril, o ponto mais alto deste ano, mas hoje está em R$ 1,75.

Além do São Paulo, a Penalty tem contrato com Ceará, Figueirense, Náutico, Santa Cruz, Vitória e Vasco.

 

Fonte: ESPN

Um comentário em “Penalty deve cerca de R$ 7 milhões ao São Paulo

  1. Procuro as camisetas do Murici, (esgotada) e sem reposicao ha tempos,
    e a do Aloizio ( lancamento) nada,
    nada mesmo, e pior nem previsao,
    e fora da Sao Paulo mania, no site oficial,
    nada mesmo.
    Nao querem vender mesmo.
    Ja ia criticar o marketing tricolor, mas acho que precisamos
    apertar o fornecedor pra colocar o material anunciado no mercado.

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