Pelo sim, pelo não!

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, neste sábado o sócio do clube tem uma grande missão: votar para aprovar o que foi feito até agora e na elaboração de um novo estatuto em até 120 dias, ou dizer não e deixar a situação continuar do jeito que está, à espera da Justiça indicar um interventor para realizar essas mudanças.

O Tricolornaweb, sempre fiel ao seu escudeiro de mostrar todos os lados de uma história, dando voz às diversas posições, propôs a quatro membros da diretoria e quatro da oposição a resposta às seguintes perguntas:

  1. Diretoria – Por que o SIM e não o NÃO?
  2. Oposição – Por que o NÃO e não o SIM?

A ideia era que os conselheiros de cada corrente explanassem suas posições para que o leitor e, mais especificamente, o sócio, se convencessem sobre como se comportar neste sábado.

Estranhamente dois membros da oposição, defensores ardorosos do NÃO nas redes sociais, não responderam nossa pergunta, apesar dos vários contatos que fizemos: Newton Luiz Ferreira, o Newton do Chapéu e Denis Ormrod.

Portanto apresentaremos, abaixo, quatro votos do SIM e dois do NÃO por absoluta falta de reposta – não quero entender como falta de argumentos – dos dois conselheiros oposicionistas citados.

 

Roberto Natel, vice-presidente

roberto natel

Votar sim é fazer o associado participar de maneira decisiva do processo de reconstrução do São Paulo Futebol Clube, que já caminha com firmeza para voltar aos seus melhores tempos. É olhar para o futuro sem se esquecer dos acertos e erros do passado.

Votar sim é garantir que em 120 dias um novo Estatuto Social será escrito por centenas de mãos (algo que não acontece desde 1937) e será dos sócios e para os sócios.

Votar sim é mostrar que estamos maduros para pensar o São Paulo do amanhã e que não vamos admitir que aproveitadores peguem carona num momento histórico e de enorme importância para levantar bandeiras políticas pensando apenas nas eleições do ano que vem.

Votar sim é deixar claro que a baixaria, a calúnia e o jogo sujo de quem só enxerga o desejo por tomar o poder não serão mais aceitos e são definitivamente parte de um passado que não queremos mais.

Votar sim é, afinal, atender aos pedidos feitos para que as alterações no Estatuto Social fossem aprovadas em Assembleia de sócios.

Votar sim é rejeitar um interventor desconhecido que poderá agir da forma como achar conveniente e garantir que o São Paulo continuará a ser administrado por quem foi escolhido pela coletividade.

Neste dia 6, mostre que você quer o bem do São Paulo e que nosso clube é maior que qualquer aspiração política ou pessoal. Vote sim.

 

Rodrigo Gaspar, assessor da presidência

rodrigo-gaspar

Primeiramente gostaria de afirmar que não concordo com as alterações estatutárias que foram feitas após 2003. Elas foram maléficas ao SPFC e jamais deveriam ter sido aprovadas a época.
Ocorre que passados 12 anos que a ação contesta tais alterações, pela primeira vez vi no SPFC a vontade de finalizar esse processo, de modo com que o clube possa evoluir e se modernizar.
Houve algumas tentativas de se formular um acordo com os signatários da ação. Chegaram muito perto de um bom termo, porém por divergências pequenas não foi possível concluir.
É importante ressaltar que que a proposta de acordo formulada pelos signatários da ação, trazia também a ratificação dos atos impactados pelas alterações do estatuto de 2004 para cá. Isso por que para que o novo estatuto seja incontestável juridicamente é preciso reconhecer a legitimidade da composição do conselho e diretoria que conduzirão esse processo.
Não há como reescrever o passado. Os erros cometidos ao longo da história não serão apagados. O Ato de ratificar o que foi alterado, não isenta ninguém, tão pouco esconde alguma coisa. Quem lesou o clube deve responder por seus atos.
Precisamos é olhar para o futuro, corrigindo o que está errado e não permitindo mais alterações casuísticas.
Ao SPFC, nesse momento, interessa fazer a desejada e necessária reforma estatutária, o que está sendo proposto atendendo justamente tudo aquilo que era contestado.
Pela primeira vez na história teremos a participação do associado de forma ampla e transparente no processo. Isso é sinal de grande avanço… Outros serão consequência da ampliação do debate, como profissionalização, responsabilidade fiscal(orçamentária), meritocracia entre outros…
Pensando no futuro, modernização e principalmente a implantação de princípios democrático no clube, eu voto SIM!!!

 

Clóvis Botelho, conselheiro 

clovis botelho

Fui convidado pelo Paulo Pontes para colocar minha posição sobre a votação de sábado dia 06 de Agosto.

Minha posição é clara: NÃO!

Por que?

Sou sócio há quase 50 anos, conheço profundamente o clube,sempre colaborei com todas as atividades dentro do clube, sem vinculo de cargo ou partido. Quem me conhece bem sabe que isso é verdade.

Fui honrado com o voto de confiança dos eleitores insatisfeitos com a gestão JJ, sendo eleito Conselheiro do SPFC, cargo que exerço com a maior seriedade e independência. Voto o que acho que seja melhor para o SPFC, seja da Oposição ou da Situação. Também isso posso comprovar facilmente.

O Estatuto foi destruído na gestão JJ por uma questão de revanchismo, foi alterado de forma indecente, dando espaço para a entrada de muitos vitalícios que banalizaram a escolha de pessoas adequadas para esse cargo.

Nessa época eu não fui eleito conselheiro pois vinha da gestão anterior que perdeu de forma gritante para o então candidato Marcelo Portugal Gouveia.

JJ na época quis destruir a Oposição e disse isso em uma entrevista histórica. Depoiis disso promoveu as mudanças no estatuto de forma ilegal no terceiro mandato que todos sabem.

Foi nesse momento que o Dr. Francisco de Assis entrou com a ação contra o clube e que recentemetne culminou com ganho de causa para a Oposição, motivo de toda essa confusão que se instalou no SPFC.

Essa ação foi julgada em todas as instãncias e ganhou!

Hoje ela aguarda apenas o pronunciamento do “cumpra-se” pela juíza responsável.

Os atuais dirigente pretendem usar o resultado do referendo para ganhar tempo até as próximas eleições, para poder continuar jogando muita sujeira encontrada pelo Ministerio Público para debaixo do tapete, numa operação de emergencia para limpar as gavetas da memória do clube, que guardam os segredos dos contratos efetuados de forma ilegal, beneficiando a não se sabe quem, protegendo mandatos ilegais, e por aí vai.

Um vergonhoso porão escuro que esconde o que o SPFC tem de piior.

Ao votar SIM, os associados estarão afirmando sua concordância com tudo isso que ocorreu no passado, sepultando e vez uma grande vergonha que deveríamos ter, protegendo cargos de vitalícios e conselheiros eleitos de forma ilegal.

Nesse momenot o NÂO é necessário para bloquear toda essa manobra desleal vinda de nossa atual Diretoria.

Votando NÂO, o associado irá defender seu clube, obrigar a espera pelo resultado do processo que já está definido, e desta forma devolver o SPFC à total legalidade. Aos trilhos!

Toda essa encenação em torno do SIM é ilegal, e apenas fará a atual Diretoria ganhar tempo.

Após longa e detalhada análise, considero inclusive um desperdício do dinheiro dos associados esse referendo e a avalanche de acusações vindas da Diretoria e lamentavelmente dos associados carteirados que fazem parte dela, contra um ato perfeitamente legal e positivo para o SPFC.

O clube não vai parar, a figura do interventor é hipotética e só acontecerá se realmente for necessária, e o clube continuará com suas Atividades normais, porém tudo sendo feito de forma Legal e Transparente.

Tenho a maior tranqüilidade, conhecendo detalhes do processo ganho, em afirmar minha convicção em votar NÃO!

 

 

Carlos Sadi, vice-presidente Social e de Esportes Amadores

carlos sadi

 

5 MOTIVOS POR QUE EU NÃO VOTO NÃO?
1. Por que eu entendo que o SPFC precisa de um novo estatuto e da forma transparente e participativa que está sendo proposta será um ganho para a instituição;
2. Por que não quero viver os próximos anos em batalhas jurídicas sem fim;
3. Por que não há como escrever o futuro deixando uma lacuna no tempo. Para se reformar o estatuto é preciso partir de um inicio. Para que não contestem na justiça a legitimidade do NOVO ESTATUTO, é preciso tornar o processo de sua convocação, formulação e aprovação, incontestáveis, o que se daria com a ratificação dos atos de 2004 para cá pelo período determinado de 120 dias.
4. Por que o SPFC não pode ficar a mercê da justiça e seu moroso tempo, para só então efetuar a necessária e desejada reforma estatutária;
5. Por que vejo o interesse político em uma parte(não generalizando, e respeitando os que tem o não por ideologia) dos que apoiam o “não”, com o objetivo exclusivamente em atacar a diretoria, trazendo a tona o debate eleitoreiro por estarem a margem da gestão. É importante ressaltar, que muitos desses aprovaram as alterações estatutárias quando foram propostas e hoje querem posar de estandartes da contestação;

 

 

José Francisco Manssur, vice-presidente de Marketing

manssur

Eu voto SIM porque o SIM é a resposta que permitirá ao spfc fazer um estatuto novo, com os sócios participando e com maior segurança jurídica. E sem jamais tirar a possibilidade de q qual ato ilícito praticado anteriormente seja investigado e punido.

 

Olten Ayres de Abreu Junior, conselheiro

outem

 

Somos NÃO porque não aceitamos a artimanha de responder uma vez só a duas perguntas na Assembleia de sábado; são dois assuntos importantíssimos, mas de ideias diferentes. A votação deveria ser separada.

Somos NÃO porque não podemos ignorar que o sócio do São Paulo foi passado para trás em 2003 na elaboração do estatuto e agora está sendo usado para validar a falcatrua passada;

Somos NÃO porque não queremos ratificar milhares de atos ilegais das diretorias passadas.

Somos NÃO porque queremos que o sócio participe efetivamente da elaboração do novo estatuto do São Paulo;

Somos NÃO porque o São Paulo precisa ser passado a limpo de uma vez por todas;

Somos NÃO porque os são-paulinos de verdade perceberam que a diretoria atual só pensa em seguir no poder, mesmo que para isso tenham que se sobrepor a decisões judiciais;

Somos NÃO porque queremos um São Paulo novamente forte dentro dos gramados;

Somos NÃO porque não queremos participar de mais uma ilegalidade da atual diretoria;

Somos NÃO porque somos SÃO PAULO

 

Atualização: Às 12h10, o conselheiro Newton Luiz Ferreira, o Newton do Chapéu, me encaminhou sua resposta para Porque o NÃO e não o SIM. Está abaixo

Newton do Chapéu, conselheiro

 

newton

Você que é sócio(a) do SPFC foi convocado(a) para uma Assembleia, no próximo dia 06 de agosto, das 10:00hs às 14:00hs. Só pra variar, a gestão atual – que é basicamente a mesma dos últimos 14 anos! – faz questão de NÃO explicar muito bem as coisas, nem dá tempo suficiente para que todos conheçam o caso. Por isso, vamos tentar esclarecer aqui…

Desde 2003 a gestão do SPFC vem fazendo alterações no Estatuto Social do clube: aumentaram o tempo de mandato do Presidente e dos Conselheiros; modificaram a forma da escolha dos Conselheiros Vitalícios; e diversas outras “canetadas”. O mais grave: pra tudo isso, NÃO consultaram os sócios! E olha que essa é uma exigência do Código Civil Brasileiro…
Em 2004, um grupo de conselheiros e associados questionou na justiça estas alterações do Estatuto Social. Desde então a direção tem sido derrotada, em todas as instâncias: até no STF, lá onde os Ministros estão julgando políticos envolvidos
no Petrolão!
Então, pra ficar claro: o SPFC já pode ser considerado réu condenado! Os atos administrativos feitos desde 2003, oriundos de mudanças no estatuto, NÃO são considerados legais. A justiça considera tudo contra a lei! Apesar disso, ninguém tem a mínima noção sobre os desdobramentos disso. Mencionar “interventor externo no clube”, por exemplo, é simplesmente uma invenção de quem quer te assustar.
Agora, quem está prestes a ser condenado te faz a seguinte proposta: “Sabemos que fizemos errado em outros tempos, mas vamos montar todos juntos um novo Estatuto que diga OK para estes erros todos do passado”. Assim, de uma hora pra outra, não tem mais erros!
Talvez hoje ninguém seja contra uma reforma profunda no Estatuto do nosso clube. Mas imagina só um documento tão importante pra nossa vida ser refeito pra cobrir 12 anos de atitudes contra a lei. E o pior: organizado justamente por aquelas pessoas que NÃO cumpriram a lei!
O voto favorável, no dia 06 de agosto, NÃO significa apenas que vamos mudar o Estatuto Social do clube; significa que nós todos vamos dizer que o autoritarismo e os desmandos ocorridos desde 2003 NÃO são ilegais. Você vai ser conivente com quem desrespeitou a lei.
Vote por uma reforma estatutária ampla, que promova profissionalização e, principalmente, moralização do nosso clube. Por isso, vote NÃO à ilegalidade e ao autoritarismo!

 

Paulo Pontes

 

 

9 comentários em “Pelo sim, pelo não!

  1. Paulo Pontes, visualizando a imagem publicada, afirmando que a Assembleia é “apenas para a reforma do Estatuto Social do SPFC”, oculta a informação de que se o associado votar sim também estará aprovando todos os atos administrativos praticados pelas últimas diretorias, muitos contestados judicialmente e sob investigação do Ministério Público de SP. Jornalisticamente, eu sugiro que vc retire essa imagem e a substitua por uma que convoque o associado a comparecer e votar naquilo que acreditar melhor para o seu Clube

  2. Vamos resgatar o clube que foi sequestrado por um bando de ratos, que agora querem nos utilizar como fantoches, para tentar regularizar suas ilegalidades e imoralidades.
    Não deixemos que continuem nos desprezando e nos tratando como otários, enquanto se aproveitam de nosso clube.
    Chega!
    A hora é essa.
    O voto é NÃO!

  3. Eu e meu filho votamos NÃO… e nem vou esticar muito a minha argumentação. Como observador, percebi que o voto sim é majoritariamente defendido por quem? Ah… entendi, por todos aqueles que, de certa forma, encontram-se atrelado ao poder. Respeito muito a opinião de alguns amigos que estão cabalando o voto no sim. Isso faz parte da democracia que deve nortear uma votação como essa. Contudo, o voto deles não é isento, posto que vem impregnado pelo interesse na manutenção do seu status quo. A hora é essa…vamos deixar a justiça julgar quem tem razão…e ela já está prestes a transitar em julgado essa decisão.

  4. Pisou feio na bola Paulo,
    Essa discussão já deveria ter começado a muito tempo para fomentar o debate e amadurecimento de idéias, ao invés disso somente 1 dia antes da votação aborda o assunto. O site não cumpriu a função básica de informar e se manter neutro.

  5. Só digo uma coisa, RATOS abandonem nosso querido tricolor, aqueles abutres que só querem se aproveitar do clube, que estão pouco se lixando pra ele, que sumam do SPFC!!!

    Eu voto NÃO, pra limpar toda sujeira deixada por aquele verme cachaceiro e seus asseclas, detonaram o clube que era exemplo de administração e glórias, hj estamos na vala comum porque um bêbado safado o detonou com o apoio (vendido) de muitos conselheiros que estão aí, que seja limpa nossa gloriosa história, pois ela não merecia ser emporcalhado por essa gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*