‘Panela’ impede até que Rogério Ceni seja presidente do São Paulo agora

Não é nada fácil ser presidente do São Paulo! Tanto é difícil que, mesmo Rogério Ceni, uma das maiores lendas do clube está completamente inelegível para o cargo de mandatário neste momento e não poderia ocupá-lo se quisesse.

Como quase em todo clube, o presidente tricolor tem que ser membro do Conselho Deliberativo do clube. Até aí, nada de anormal. O problema no São Paulo é que ser conselheiro do clube também não é nada fácil.

O Conselho tricolor é formado por 240 pessoas. Destas 160 possuem um cargo vitalício, que exigem pelo menos 20 anos de associação ao clube para qualquer um que tente ficar com a vaga.

As outras 80 vagas de conselheiros exigem oito anos como sócio. E, para ser eleito a um destes postos, é necessário estar inscrito em uma chapa, que acaba potencializando as chamadas ‘panelinhas’ – geralmente são duas, uma da situação e outra da oposição.

E a disputa é enorme mesmo quando as vagas de conselheiros vitalícios são abertas, com muita gente de olho no cargo e uma ‘eleição’ realizada entre os outros conselheiros vitalícios.

622 a7315304 6c75 3b55 959b 308ab3522af3
Renúncias e problemas internos: entenda as polêmicas do São Paulo e mandato de Aidar

Para ‘piorar’ a situação, a disputa para presidente tricolor é indireta, ao contrário do que acontece na maioria dos clubes. Ou seja: os sócios podem votar nos conselheiros, mas é o Conselho quem elege o mandatário máximo do clube.

O cargo de presidente são-paulino deve ficar aberto na próxima terça-feira, com a renúncia que o próprio Carlos Miguel Aidar anunciou que acontecerá. Ele vem enfrentando uma pressão quase insustentável nesta semana desde que teria sido agredido na última segunda-feira por Ataíde Gil Guerreiro, agora ex-vice de futebol tricolor. Ataíde acusa Aidar de receber comissão pela venda de jogadores e garante ter provas disso.

Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, deve assumir interinamente o cargo e convocar novas eleições.

 

Fonte: ESPN

Um comentário em “‘Panela’ impede até que Rogério Ceni seja presidente do São Paulo agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*