Osorio elogia futebol brasileiro e diz: ‘Vim pela glória e não só pelo dinheiro’

O técnico Juan Carlos Osorio, do São Paulo, falou sobre suas impressões neste início de trabalho no futebol brasileiro, em entrevista ao programa Fox Sports Rádio, na noite desta segunda-feira. Entre os assuntos falados, São Paulo e Seleção Brasileira foram os principais temas discutidos pelo treinador colombiano.
Confira os melhores momentos da entrevista de Osorio:

Vinda para o Brasil

Estou no Brasil, e no São Paulo, pela glória e não somente pelo dinheiro, que é bom. Penso que o Brasil é o pais “mais futebolista” de toda a América do Sul e tem os jogadores mais talentosos que existem.

Pato

Durante meu tempo trabalhando para o Manchester City, a primeira coisa que eu fiz foi visitar o United. Falei com o Ferguson e perguntei se podia observar os treinamentos. Dentro das coisas que me falou, me disse que, quando você tem grandes jogadores em alto nível, o dinheiro não é mais um fator. Todos os jogadores se iniciam no futebol por uma razão: ser o melhor. Para se entender com um craquea, é a mesma forma de se entender com qualquer um: olhar nos olhos, falar, escutar e dar opinião.

Pato falou para mim que ele queria outra posição no time. Vamos trabalhar e fazer dentro de campo e aí tomaremos a melhor decisão para o time. Eu honestamente acho que Pato é de alto nivel.

Positivo e Negativo no Brasil

De positivo: bons zagueiros, laterais também, bons volantes de contenção. Negativo: ausência de volantes de dois trabalhos, que defendem e criam. Há bons centroavantes, fortes e bons no jogo aéreo. Há dificuldade em encontrar pontas que driblem e que cruzem bem, penso que aí o futebol brasileiro deve melhorar.

Zagueiros pouco conduzem para criar superioridade de posição, como fez Barcelona com Puyol em sua época. Não era técnico, mas conduzia. Marquez, Pique e Mascherano aprimoraram isso. A partir disso, se gera futebol ofensivo.

Atraso no Brasil

Futebol é o esporte coletivo que mais oportunidade dá ao rival mais fraco. Basquete, futebol americano, quase sempre ganha quem é favorito, porque a posse de bola é decisiva. No futebol se pode jogar por uma bola, e é aceitavel, não gosto, mas acontece e é assim. Essa tal “uma bola” é diferente em cada lugar. Na Colombia, essa bola é na transição de defesa para o ataque, temos muitos atacantes rápidos. No Brasil, tem times que jogam por uma bola parada. Eu creio que o melhor time brasileiro deve olhar o adversário de igual para igual e sempre tomar cuidado com essa “uma bola” do rival; futebol é como a vida e no futebol, nao há certeza, tem incerteza, acidentes, como 7 a 1.

No Brasil se joga bom futebol, tem times pequenos que jogam por uma bola como em todo mundo, mas é minha responsabilidade aqui no São Paulo jogar bem, criar oportunidades e ter controle de jogo, respeitando sempre, mas o jogo não pode ser tão emocional. Tem que ser controlado e jogar de forma planificada, sempre pensando que o rival vai ter uma opção.

Encanto do futebol brasileiro

Para mim, persiste e muito; estou feliz e orgulhoso de trabalhar no futebol brasileiro. Para o mundo, considero que sim também, na Colombia muita gente admira o futebol brasileiro. A gente que é do futebol sabe que não há 7 gols  de diferença entre Brasil e Alemanha.

Surpreende essa decepção da imprensa e dos torcedores locais. Eu trabalhei na Inglaterra seis temporadas e é uma potencia mundial, que injeta muito dinheiro em futebol e poucas vezes ganha. Os estadios estão sempre lindos e lotados, os salários em dia, tudo organizado… Mas não ganha Copa. Não produz o tipo de jogador que produz o Brasil. Pessoalmente, me surpreende, é um tema muito delicado para falar. Num grupo, o mais importante são as relaçõs entre os jogadores e se um time tem oito ou nove jogadores que decidem, criam jogadas, inventam futebol, essa é a maneira como vão jogar, não importa a alteração tatica.

Jogadores indisciplinados no São Paulo

Estou tratando de ganhar a confiança de todos os meus atletas, quero que eles acreditem que eu sempre vou buscar o melhor para o time. Há um erro no futebol, especialmente na América do Sul, que é a torcida vaiar e o jogador reclamar de substituição. Michael Jordan foi subtituido várias vezes e nunca reclamou. Estou tranquilo, sei q não é nada pessoal, quero transmitir minha mensagem como ser humano para as outras pessoas, espero que, em pouco tempo, meus atletas reconheçam que sou confiável e não tomo atitude para que a torcida critique.

Estádio lotado

Experiência foi ótima, cenário extraordinário para jogar futebol. Achei o horario apropriado (11h) para familias e crianças. Sobre as diferenças, creio que as torcidas na América do Sul são parecidas, se vai bem aplaudem e acompanham, quando o time não joga, a postura muda.

Inglaterra e EUA são diferentes. Os torcedores se fazem sócios e acompanham o time independente do resultado. Me surpreende, por exemplo, os 40 mil de media do Seattle Sounders, dobro da nossa.

Cultura brasileira

O mais importante é a pedagogia e a didática, para tomar boas decisões e é muito dificil, porque é trabalhar no cerebro do ser humano. Não me surpreende que muitos estranhem essa forma de trabalhar, é normal.

Guardiola

Acredito ser o ideal para a Seleção Brasileira. Seu estilo de treinamento “casa” com o jogo dos brasileiros. Mourinho também poderia fazer um grande trabalho.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*