Osorio e diretoria mantêm discursos divergentes; falta de sintonia persiste

O futuro do técnico Juan Carlos Osorio no São Paulo é totalmente incerto. Ele admite proposta da seleção do México e só se garante no comando do clube até sábado, quando o time enfrenta o Atlético-PR, às 21h, no Morumbi, pelo Brasileirão. As palavras do treinador, um dia após o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro garantir sua permanência, expõem nova falta de sintonia entre a direção e o comandante. Essas divergências têm sido recorrentes desde o início do trabalho do colombiano, entre o fim de maio e começo de junho.

NEM “PELÉ” COLOMBIANO

wilder guisao são paulo (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)Wilder Guisao posa para foto após ser contratado (Foto: Divulgação/saopaulofc.net)

Logo no início do trabalho de Osorio, Ataíde Gil Guerreiro revelou ter feito um acordo com o treinador: não contrataria nenhum jogador colombiano. Nem mesmo se fosse o “novo Pelé”. O dirigente fez o comentário ao negar a possibilidade de fechar com Macnelly Torres, meia do Junior Barranquilla. A justificativa era uma comparação com Ricardo Gareca, argentino que treinou o rival Palmeiras e indicou quatro compatriotas em 2014 (Allione, Mouche, Tobio e Cristaldo). Poucos meses depois, ele saiu.

– Não tem nada (de Macnelly Torres). Não estamos adquirindo ninguém. Fizemos um acordo com o Osorio e não vamos contratar ninguém da Colômbia. Nem o Pelé de lá. Queimaram o Gareca, que é bom técnico, porque trouxeram um monte de argentinos. Depois ele caiu porque encheu o time de argentino. Os (outros) jogadores acabam ficando contra. Então, nós combinamos que ele (Osorio) vai olhar o mercado brasileiro – disse Ataíde.

Pouco mais de um mês depois, por indicação do próprio Osorio, o Tricolor fechou a contratação de Wilder Guisao, colombiano ex-Toluca, por empréstimo de um ano. Ele soma 10 jogos e um gol pelo São Paulo.

SEM DESMANCHE?

Souza São Paulo (Foto: Marcelo Prado)Souza foi um dos jogadores negociados recentemente pelo São Paulo (Foto: Marcelo Prado)

Osorio foi surpreendido ao perder oito jogadores do elenco poucas semanas após iniciar seu trabalho. Denilson, Souza, Rafael Toloi, Dória, Ewandro, Paulo Miranda, Jonathan Cafu e Boschilia saíram do clube. No projeto apresentado pela direção ao treinador, quando ele ainda estava no Atlético Nacional, da Colômbia, a previsão era vender apenas Rodrigo Caio, mas o negócio foi cancelado. A mudança no planejamento é um erro admitido pela diretoria, que justifica as saídas pela crise financeira no clube.

– Uma coisa que acho importante e vou falar em castelhano para ficar claro. Não falo que mentiram para mim. Mas tampouco me falaram da situação econômica tão delicada do clube. Eu não sabia. É diferente. Não me enganaram, mas também não me disseram – declarou, no fim de junho.

A situação também desagradou Rogério Ceni. O goleiro ficou incomodado com a perda de jogadores considerados importantes para o time titular.

– Você perder seis, sete jogadores de uma vez assim enfraquece. Entendemos a necessidade financeira do clube, mas eu entendo também a minha necessidade de ser campeão. Então aí são conflitos que temos de resolver – disse Ceni, no início de julho.

QUEBRA DE CONFIANÇA

O episódio de maior discordância entre Osorio e a diretoria se deu na última sexta-feira. Em entrevista coletiva no CT da Barra Funda, o técnico disse que não confiava mais na direção e condicionava seu futuro ao jogo com o Vasco, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira, no Maracanã (o jogo terminou 1 a 1, e o Tricolor avançou por ter vencido na ida por 3 a 0). A declaração causou forte mal estar e é apontada como um erro do treinador.

COPA DO BRASIL OU BRASILEIRO

Ganso e Pato Vasco x São Paulo (Foto: André Durão)Ganso e Pato juntos durante jogo contra o Vaso (Foto: André Durão)

Osorio escolheu priorizar a disputa da Copa do Brasil, por considerar o elenco do São Paulo insuficientemente forte para ter chance de título nas duas competições. Por isso,escalou uma equipe alternativa e perdeu por 2 a 1 para o Avaí, na Ressacada, no dia 21 de setembro, pelo Brasileirão, considerada uma “desgraça” por Ataíde Gil Guerreiro.

– Não tem prioridade nenhuma. Quero lutar pelos dois campeonatos. Ninguém jogou a toalha no Brasileiro. Já disse isso a ele (Osorio). Quem deu prioridade eu não sei, fazemos as coisas em comum acordo. Ninguém colocou juvenis no Brasileiro. Estamos lutando. Talvez ele (Osorio) tenha dito isso porque na Copa do Brasil são menos jogos, mas não abandonamos o Brasileiro. Quero disputar os dois até o último minuto com esperança de chegar – disse Ataíde.

A opção do treinador foi poupar jogadores para enfrentar o Vasco, duas vezes nas quartas de final da Copa do Brasil, e o Palmeiras, pelo Brasileiro. Após a classificação na última quarta-feira, ele considerou a sua decisão acertada.

VAI OU FICA?

Fonte: Globo Esporte

 

5 comentários em “Osorio e diretoria mantêm discursos divergentes; falta de sintonia persiste

  1. Noticia urgente:
    Osório não é mais o treinador do são Paulo ele escolheu a seleção mexicana infelizmente

    Muricy ramalho aceitou comanda são Paulo ele será apresentado segunda feira

    Abraços a todos os soberanos

  2. O caso de Osório é mais simples do que parece, façam uma contraproposta financeiramente vantajosa e se comprometam a seguir um planejamento para a próxima temporada. O resto é blá, blá, blá dessa imprensa mentirosa e sensacionalista, e de meia dúzia de viúvas corneteiras e muricetes.

    • Exato!!! Spfc nunca foi refém de ninguém e não pode ser refém do Profe (por melhor que ele seja). E o time tem que esquecer a imprensa nojenta e a torcida modinha.

    • A questão do Osório não é financeira. Ele quer ser protagonista mundial, participando como técnico da copa do mundo de 2018 e não abre mão disso por dinheiro algum.

      • Então se for assim, só prova que ele está arrumando desculpas para sair, pois agora deve ter uma proposta de seleção na mão.
        Portanto, muito chororo por esse cara, não tá feliz, VAZA!
        Ele não é o único que tem curso na Europa, tem o Milton Mendes que estava no CAP que também tem e está disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*