Osorio diz ter se inspirado em Valdivia para escalar Ganso no São Paulo

A formação tática que o São Paulo utilizou neste domingo, na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, teve inspiração no esquema armado pelo técnico Jorge Sampaoli na seleção chilena. O colombiano Juan Carlos Osorio mostrou estar atento à forma de jogar dos atuais campeões da Copa América e disse ter idealizado o posicionamento de Paulo Henrique Ganso com base na função exercida pelo ex-palmeirense Valdivia.

“Queria uma figura de losango no meio. O Paulo Henrique jogando como o Valdivia faz para o Chile, em uma estrutura com duas linhas de quatro e com dois atacantes. A diferença é que usamos atacantes abertos, enquanto o Chile tem uma dupla mais fechada com [Alexis] Sánchez e [Eduardo] Vargas. Nesse esquema, o Paulo Henrique ficou na parte superior deste losango”, disse o treinador, ao explicar os motivos que o levaram a adiantar Ganso para perto da dupla de ataque formada por Michel Bastos e Pato.

Osorio já se declarou um grande admirador do futebol de Valdivia. Após o término do contrato do chileno com o rival Palmeiras, o São Paulo atendeu aos pedidos do treinador colombiano e abriu negociações para contratá-lo. As tratativas contaram até com uma reunião do próprio Osorio com o meia chileno, mas acabaram não indo para frente. Valdivia tinha um pré-contrato assinado com o Al Wahda, dos Emirados Árabes, e fez sua estreia pelo clube neste domingo.

No São Paulo, o esquema em losango pode cair no gosto do treinador e ser usado novamente na próxima rodada do Brasileiro, contra a Chapecoense, no estádio do Morumbi. Além de Ganso, Osorio escalou no meio-campo tricolor o zagueiro Breno, improvisado como volante, e Carlinhos e Thiago Mendes, que alternaram funções defensivas com o apoio ao ataque.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*