Opinião de são-paulino: Santos 0 x 1 São Paulo

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, aqui o espaço é seu. Use-o para elogiar, comentar, criticar, cornetar, enfim, diga o que achou da vitória do São Paulo sobre o Santos, por 1 a 0, em Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro.

32 comentários em “Opinião de são-paulino: Santos 0 x 1 São Paulo

  1. Corneteiro, sim; mas com argumentos.
    Não houve nenhuma melhora tática do time desde que o Murici chegou ao SP. O que houve foi contratações novas que melhoraram a capacidade técnica do time. Tiraram o Wellington (que infelizmente deverá ser devolvido pelo Inter), e o substituíram pelo Souza (alguém notou alguma diferença? pois é); o Pato e o Kardec entraram no time e, ainda assim, o time só engrenou com as chegadas do Kaká (que elogiei mas que, ultimamente não vem bem por causa de seus problemas particulares) e o Michel Bastos (contratação criticada por mim, e que se revelou a melhor do ano). Cansei de ver, aqui e na imprensa, que o Kaká tinha dado “vida” ao time, que com sua dedicação e forma de jogar fez melhorar o futebol do Ganso, do Pato e do Kardec.
    Reparem que os cinco atletas citados são ou foram seleção brasileira.
    Se somarmos a isso o Ganso que já estava mas que hoje tem companhia para dividir a armação do time e o Denílson que voltou a jogar bem na esteira do time todo, não acredito que dê, como alguns querem, pra dizer que é o mesmo time que há um ano atrás estava lutando para não cair. A menos que tenha má fé. Não esqueçamos, também, que o único jogador da zaga poupado por outros “corneteiros”, o Toloi, foi “encostado” na Roma porque não jogava com o Murici.
    Se realmente fossem os mesmos onze de um ano atrás, aí sim, poderia creditar o sucesso ao trenero de plantão. Como o time de hoje está longe de ser o do ano passado (pelo menos 50% trocados), e, respeitando a opinião de outros, gostaria que alguém, com argumentos diferentes, pudesse me convencer do mérito do treinador. A mim resta tentar reconhecer como mérito dele, o fato de viver pedindo jogadores já testados que podem resolver um problema de momento, mesmo que em detrimento do clube que não consegue, sob sua direção, usar seus jovens valores para melhorar suas finanças.
    São fatos também, e corroboram com minha tese, que todas as vezes em que o Murici (sempre reclamando de falta de tempo para treinar e cansaço) teve tempo para preparar o time para um jogo decisivo ou para uma arrancada no campeonato, o time voltou pior e sucumbiu.
    Então, volto a perguntar, onde o mérito do “deus” que classificou o time de pernas de pau para a libertadores de 2015?
    O que eu vejo é um time com um excelente elenco, que fez uma boa campanha no brasileirão, e que, se seus craques estiverem inspirados na quarta feira que vem, poderá jogar a final da sul-americana 2014. E continuo achando (até que alguém me faça mudar de opinião) que com um outro técnico muito menos badalado e muitíssimo mais barato, estaríamos no mesmo lugar…

    • Me desculpe mas nem o Guardiola faria aquele time do ano passado jogar. Qual o problema em dar méritos pra ele? Quando o time estava la em baixo é porque o técnico é horrível. Quando o time está lá em cima é porque o time é bom!? Técnico não entra em campo, então se está todo mundo jogando certinho quem menos tem que aparecer é o técnico, é assim e vai ser assim pra sempre. O papel do bom técnico, entre outras coisas, claro, é isso aí, decisão importante na quarta feira, poupa uns jogadores, faz o time jogar, pensa o que é melhor pra equipe, etc. O papel do bom técnico é tirar o máximo do jogador.

      Ah, lembra daquele ultra-mega-badalado time do Inter que só tinha gente boa e estrela? O tecnico deles não fizeram os caras jogarem – só pra efeito de comparação.

    • Não adianta argumentar com você, você só quer saber do Muricy fora e não consegue enxergar pontos muito gritantes.

      Primeiro: temos variações de esquema tático, com os treinadores anteriores era só 4 2 3 1 engessado, com ou sem Lucas, não importando as características dos jogadores a disposição. Hoje isso não acontece mais. Olha o toque de bola dos caras hoje, triangulações, ultrapassagens, é muita má vontade falar que só mudou a qualidade dos jogadores.

      Segundo: indicação de reforços (e aí você pode depreciar como quiser, chamar de birra, esperneio, viver pedindo jogadores, mas o fato é que ele fez a qualidade melhorar ao invés de virem 200 caras de série C. ELE reimplantou o planejamento no clube). Hudson não era cara testado. Michel Bastos ninguém aqui lembrava que existia. Arrisco dizer que nem o Kardec o tricolor teria trazido não fosse o Muricy fazer parte do planejamento.

      Terceiro: gerenciamento do elenco. Você provavelmente vai achar que é besteira, mas olha a diferença do Muricy gerenciando as birras do Ganso, Luis Fabiano e Pato pra forma que Autuori e Ney Franco gerenciavam os problemas. O Muricy não deixa essas frescuras implodirem o ambiente, os outros jogavam gasolina na fogueira e virava um inferno. Ambiente é mais um aspecto importante pra um time ir bem em uma temporada, quer você aceite ou não.

      Quarto: Todo mundo cobra que se use a base, esse é um peso absurdo no São Paulo, agora, o que adianta qualquer banana ir lá e botar o Auro todo jogo pra agradar todo mundo e jogar a campanha no lixo? Foi você que percebeu que com o Auro o time levou um monte de gol e que o Hudson estabilizou a defesa? Nós ficamos com o nosso achismo aqui de quem acompanha o São Paulo pela internet, eu também ACHO que o Muricy insiste demais com o Ademílson, acredita demais no Lucão, usa pouco o Auro, Boschilia e Ewandro… mas porra, o cara tá lá todo dia, treina o elenco todo dia, vê esses caras jogando todo dia, você acha mesmo que você está certo e ele está errado? E depois é o Muricy quem é arrogante? E mesmo que ele erre em algumas coisas, cara, ainda acho que ele acerta muito mais do que erra.

      Quinto: vai falar agora do puta elenco… Ganso começou a jogar agora na mão do Muricy, Luis Fabiano voltou a se dedicar agora porque sabe que não tem mais bronquinha na imprensa que garanta lugar no time. Denílson nem se fala, nasceu de novo. Pato saiu escorraçado do Corínthians e ninguém no tricolor achava que ele podia render alguma coisa. Até o Edson Silva jogou bola nesse time. Muito cômodo chegar agora no final da temporada e falar: “aaah… que puta elenco”, olha esses caras quando chegaram se alguém dava algum crédito pra eles.

      Enfim, acho que você não vai concordar com nada mesmo mas essas são algumas coisas que eu vejo de diferente no São Paulo de hoje e dou crédito sim a quem merece. Simplesmente porque não gostava do que via ano passado antes do Muricy chegar e depois dele, absolutamente TUDO voltou a ser como sempre foi.

      • Gostei, Raphael Martins!
        Usou bons argumentos, e posso, sim, concordar com alguns, como o fator gerenciamento do elenco, que o Murici faz muito bem e do chororô por jogadores testado, que, neste ano, deu resultado.
        Continuo discordando quanto às variações táticas que você vê no time: não aquelas propagadas na escalação do time – 4x2x3x1 ou 4x3x3 ou qualquer outra na prancheta, vou esperar vê-las no desenho em campo durante os jogos e suas variações em situações necessárias. Discordo, também, quando responsabilizam o Auro pelos 11 gols sofridos em alguns jogos, como se fosse ele apenas o responsável por eles; acho que é mais falta de cuidado com o menino.
        Valeu pela atenção e gostei da polêmica. Espero que na próxima quinta estejamos discutindo quem foi o grande responsável pela classificação para as finais e (espero) que não tenha sido o RC, porque não aguento meu time decidindo em penalidades…

  2. Como esse técnico me tira do lateral direito de ofício e coloca esse projeto de PERNA-DE-PAU improvisado, o Sr. Paulo Miranda ?

    Esse cara entregou o jogo várias vezes, a sorte que o time do Santos estão cagando pro time e não quiseram ganhar.

    Paulo Miranda devia ser qualquer coisa, menos jogador de futebol, e o pior é quem o escala, que aliás, tem coisa contra os garotos mesmo, tirou o Boschilia e o Auro e deixou os PERNAS-DE-PAU que ele tanto ama, o Paulo Miranda e o Osvaldo pé de pato.

    E tem gente que adora esse TREINEIRO FRACO!

  3. Infelizmente o campeonato no Brasil é avaliado apenas na perspectiva de campeão ou derrotado, tudo ou nada, ou oito ou oitenta. O SPFC de maneira geral foi bem nesse brasileiro, se fosse ótimo teríamos sido campeões. Muricy trouxe a segurança que o time precisa no comando técnico, teimoso ou não, seu elenco está chegando entre os primeiros, e isso não é por sorte. Com alguns reforços pontuais o time pode crescer ainda mais e os reservas terem mais confiança quando forem necessários no jogo. Penso que o ano está terminando muito melhor do que começou e com mais esperança.

    • Acho que pro ano que vem, pra brigar mesmo por títulos, não precisamos apenas dos reforços pontuais… nossos reservas são muito abaixo do nível, quando precisa entrar com o time mesclado ou usar os reservas o time cai muito de nível, não é competitivo e é aí que se perdem jogos e consequentemente o campeonato.
      Já melhorou muito, muito mesmo. O que precisa melhorar ano que vem é a parte administrativa, o marketing, as finanças… pq a hora que apertar de vez, vai começar a vender um atrás do outro e aí vamos andar pra trás.

  4. Só pra lembrar, em 2013 o São Paulo lutou contra o rebaixamento até o burro do Muricy chegar e resolver. Você está cobrando ser campeão de um torneio enquanto tinha time pra ser rebaixado em outro, muito coerente, meus parabéns. Só tenta lembrar se na época você também não achava que deveriam esquecer a Sulamericana e priorizar o Brasileiro pra não cair.

    Copa do Brasil e Paulista o time ainda era praticamente o mesmo, estamos fechando o ano com a mesmíssima zaga. A coerência não para por aí, fizeram pressão o ano inteiro pra contratar Lugano, o cara que no passado foi muito bom e que hoje não tem qualidade nem pra ser reserva do West Bromwich e que passou 2014 inteiro sem um clube.

    Agora, vamos a mais coerências. Estão reclamando que fomos eliminados no Campeonato Paulista, certo? O mesmo LIXO de campeonato que todo mundo bateu palmas há dias atrás quando o tricolor anunciou que vai jogar com o time sub-20 no ano que vem porque não presta pra nada.

    Então pela lógica corneteira, o clube está certo de entrar com jogadores sub-20 num campeonato que nem deveria mais existir, mas se perder o treinador é burro?

    Nossa, galera, reavaliem o que vocês pensam de futebol porque pra mim está parecendo que vocês andam confundindo demais o Playstation com a vida real.

  5. Se fosse outro técnico no comando, acho que não chegaria com esse elenco entre os quatro primeiros, nem tampouco brigaria por título de sul-americana.

    André Dias e Lugano sem contrato, e o São Paulo com Antonio Carlos, Lucão, Edson Silva e Paulo Miranda

    • Na;o e’ so’ isso, o time e’ mesmo um todo, desde o goleiro ate o onze da vez,
      incl uindo te’cnico e toda comissa’o tecnica e diretoria,
      sendo assim teremos uma harmonia, na’o adianta ter apenas um e mais dez,
      na’o e’ assim que funciona em parte alguma, errar todo dia alguem erra.
      Na’o podemos ter dentro de campo alguem que na’o acerta e na’o faz
      nada pra acertar nunca e continua sendo escalado, banco e kotia.

  6. Digo sem medo de errar, os dois zagueiros do Corinthians vestindo a camisa do São Paulo, certamente seriamos campeões.

    O Muricy fez milagre nessa zaga, só com jogadores de segunda divisão, exceto Toloi, que é um zagueiro médio, e mesmo assim teve muitas falhas.

    Vamos torcer para que a diretoria não deixe o elenco na libertadores com Denis, Edson Silva, Lucão, Antonio Carlos, Paulo Miranda e Toloi.

  7. Assisti o jogo pela SportTV…e em determinado instante o comentarista foi feliz demais, ao afirmar que o Tricolor estava jogando com, pelo menos, dois jogadores a menos: Ademilson e Oswaldo… quanto ao PAULO MIRANDA… o Paulo Pontes o definiu com uma só palavra BIZARRO!!! E mesmo assim ganhamos!

    • Faz muitos jogos que esses dois sa’o apenas assistentes privilegiados do jogo,
      estando dentro dele e na’o participando em momento nenhum,
      eventualmente va’o fazer um gol ou uma jogada, mas pra que insistir em
      gente acomodada, que va’o vender rede por ai enta’o.

  8. Ganhar desse timinho ridiculo e’ sempre bom.
    Agora, Murici, ????o que voce tem contra o Boschilla???
    ??? Saiu machucado ????
    osvaldo seria um bom vendedor de redes do ceara’,
    futebol, !!!! Meu Pai !!!!!!!! uma preguica imensa, esse na’o da’
    e’ um a menos sempre.
    ademilson tambem cansei, uma tiricia tipica dessa kotia do jj,
    menos um e’ pouco.

    • Lembrando que contra o time da marginal o arbitro interferiu no resultado e o alvaro pereira pisou na bola senão teria sido pelo menos o empate….tb achei que o tricolor foi mto bem esse ano, voltamos a planejar e contratar direito, só manter o trabalho e se possível se livrar do antonio carlos e reinaldo pq são mto ruins!

  9. Ano que vem é reforçar o elenco em posições consideradas carentes , precisamos contratar 1 ou 2 zagueiros , e hoje ficou nítido que precisamos contratar volantes , elenco tem uma escassez grande de volantes ,tanto que Denilson teve que entrar no jogo , além de um substituto pro Kaka , olharia para contratação de mais um atacante.

  10. Vitória importante praticamente garantimos o 2° lugar , vencendo o Figueirense semana que vem no Morumbi garantiremos o vice campeonato. Pelo que foi no campeonato fica de bom tamanho este vice- campeonato , perdemos o título na derrota para Chapecoense no Morumbi , empates com Criciúma e Coritiba dentro de casa.
    Agora é focar no que realmente interessa passar pra final da Copa Sul Americana , que desde a muito tempo era nossa única esperança de título este ano.

    Parabéns ao Cruzeiro é um título merecido , é o melhor clube do Brasil , é um time bem planejado , com grande elenco , com um grande treinador humilde , educado , que em nenhum momento gosta de aparecer mais que os jogadores , Marcelo Oliveira entra definitivamente para o seleto dos grandes técnicos ao lado de Muricy , Tite , Cuca …

    O Cruzeiro é hoje o que foi o São Paulo de 2006 ,a 2008 , organização , planejamento, elenco , e o Cruzeiro pode ano que vem igualar o recorde do São Paulo 3 vezes seguidas campeão brasileiro com mesmo treinador.

    Outra coincidência é que tanto este Cruzeiro super campeão , como o São Paulo super campeão de 2006 a 2008 , vem tendo dificuldades em competições mata- mata.

    Cruzeiro e São Paulo são os dois maiores campeões brasileiros dos pontos corridos com 3 títulos cada.

    Cruzeiro 2003 , 2013 , 2014.

    São Paulo 2006 , 2007 , 2008.

    Quem sabe ano que vem teremos o desempate.

  11. Chora bando de corneteiros! Muricy foi deus de botar um time com uma zaga dessa na Libertadores. Paulo Miranda e Edson Silva CANSARAM de entregar jogos no campeonato e mesmo assim chegamos em segundo.
    Graças a deus quem decide não pega opinião com a torcida corneteira do tricolor.

    • Realmente tem uns caras chatos demais, que acham que sabem mais do um treinador que esta ha 20 anos na profissao e ganhando quase todos os anos. Um mega vencedor como o Muricy.

      • Que conseguiu perder para Ponte Preta, Sul americana 2013; Bragantino, copa do Brasil e Penapolense, campeonato paulista (só pelo São Paulo).
        Com um time caro e estrelado com este do SP, até eu iria para a Libertadores e sem tanta arrogância (talvez mais próximo do primeiro colocado)…

        • Então você conseguiria brigar pelo campeonato com essa defesa medonha que no são paulo tem, contra o cruzeiro. Beleza, só deixa eu te fazer uma pergunta, quantos títulos você tem?

        • Só pra lembrar, em 2013 o São Paulo lutou contra o rebaixamento até o burro do Muricy chegar e resolver. Você está cobrando ser campeão de um torneio enquanto tinha time pra ser rebaixado em outro, muito coerente, meus parabéns. Só tenta lembrar se na época você também não achava que deveriam esquecer a Sulamericana e priorizar o Brasileiro pra não cair.

          Copa do Brasil e Paulista o time ainda era praticamente o mesmo, estamos fechando o ano com a mesmíssima zaga. A coerência não para por aí, fizeram pressão o ano inteiro pra contratar Lugano, o cara que no passado foi muito bom e que hoje não tem qualidade nem pra ser reserva do West Bromwich e que passou 2014 inteiro sem um clube.

          Agora, vamos a mais coerências. Estão reclamando que fomos eliminados no Campeonato Paulista, certo? O mesmo LIXO de campeonato que todo mundo bateu palmas há dias atrás quando o tricolor anunciou que vai jogar com o time sub-20 no ano que vem porque não presta pra nada.

          Então pela lógica corneteira, o clube está certo de entrar com jogadores sub-20 num campeonato que nem deveria mais existir, mas se perder o treinador é burro?

          Nossa, galera, reavaliem o que vocês pensam de futebol porque pra mim está parecendo que vocês andam confundindo demais o Playstation com a vida real.

            • Corneteiro, sim; mas com argumentos.
              Não houve nenhuma melhora tática do time desde que o Murici chegou ao SP. O que houve foi contratações novas que melhoraram a capacidade técnica do time. Tiraram o Wellington (que infelizmente deverá ser devolvido pelo Inter), e o substituíram pelo Souza (alguém notou alguma diferença? pois é); o Pato e o Kardec entraram no time e, ainda assim, o time só engrenou com as chegadas do Kaká (que elogiei mas que, ultimamente não vem bem por causa de seus problemas particulares) e o Michel Bastos (contratação criticada por mim, e que se revelou a melhor do ano). Cansei de ver, aqui e na imprensa, que o Kaká tinha dado “vida” ao time, que com sua dedicação e forma de jogar fez melhorar o futebol do Ganso, do Pato e do Kardec.
              Reparem que os cinco atletas citados são ou foram seleção brasileira.
              Se somarmos a isso o Ganso que já estava mas que hoje tem companhia para dividir a armação do time e o Denílson que voltou a jogar bem na esteira do time todo, não acredito que dê, como alguns querem, pra dizer que é o mesmo time que há um ano atrás estava lutando para não cair. A menos que tenha má fé. Não esqueçamos, também, que o único jogador da zaga poupado por outros “corneteiros”, o Toloi, foi “encostado” na Roma porque não jogava com o Murici.
              Se realmente fossem os mesmos onze de um ano atrás, aí sim, poderia creditar o sucesso ao trenero de plantão. Como o time de hoje está longe de ser o do ano passado (pelo menos 50% trocados), e, respeitando a opinião de outros, gostaria que alguém, com argumentos diferentes, pudesse me convencer do mérito do treinador. A mim resta tentar reconhecer como mérito dele, o fato de viver pedindo jogadores já testados que podem resolver um problema de momento, mesmo que em detrimento do clube que não consegue, sob sua direção, usar seus jovens valores para melhorar suas finanças.
              São fatos também, e corroboram com minha tese, que todas as vezes em que o Murici (sempre reclamando de falta de tempo para treinar e cansaço) teve tempo para preparar o time para um jogo decisivo ou para uma arrancada no campeonato, o time voltou pior e sucumbiu.
              Então, volto a perguntar, onde o mérito do “deus” que classificou o time de pernas de pau para a libertadores de 2015?
              O que eu vejo é um time com um excelente elenco, que fez uma boa campanha no brasileirão, e que, se seus craques estiverem inspirados na quarta feira que vem, poderá jogar a final da sul-americana 2014. E continuo achando (até que alguém me faça mudar de opinião) que com um outro técnico muito menos badalado e muitíssimo mais barato, estaríamos no mesmo lugar…

              • Nao da pra fazer omelete sem ovos ne amigo?! Nao endeuso o Muricy, como muitos fazem, mas reconheco o bom trabalho que o cara faz, e nao me acho tbm como vc, que diz que faria trabalho melhor que o cara. Sobre a parte tatica vc nao se lembra mas o time so jogava no 4 2 3 1 e acho que hj temos algumas variacoes ne?

        • Ser DT e’ uma coisa, analistas de casa todo mundo e’.
          Seja mais humilde, cada um na sua.
          Ser Dt e’ casar com uma profissa’o ingrata,
          com quarenta ou mais marmanjos a sua volta,
          e muita trairagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*