Olimpia e Millonarios garantem vaga: veja como será o sorteio na sexta

Pela primeira vez na história, a Taça Libertadores terá antes de seu sorteio todos os participantes conhecidos. A edição de 2013 da principal competição da América do Sul viu no último domingo mais dois clubes garantirem classificação: o Olimpia se firmou como o Paraguai 3 e irá à fase prévia ao terminar como time de melhor pontuação na tabela anual do Paraguaio após o título do Libertad, consolidado como Paraguai 1 no Torneio Clausura. O Cerro Porteño, vencedor do Apertura, será o Paraguai 2. Na Colômbia, o Millonarios levantou a taça e foi confirmado como a segunda força do país para a cerimônia.

Resta, portanto, apenas uma vaga entre os 38 candidatos ao caneco. O Bolívia 3, que irá à pré-Libertadores, sairá do confronto entre Oriente Petrolero e Bolíviar, em um jogo único na próxima quarta-feira. O sorteio acontecerá na sexta, dia 21, em Assunção, na sede da Conmebol.

O Brasil, por ter o atual campeão Corinthians, terá seis times no torneio: o próprio Timão, Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG e São Paulo. Os dois primeiros serão cabeças de chave já definidos pela entidade, com outras seis equipes: Arsenal de Sarandí, Vélez Sarsfield (ambos da Argentina), Independiente Santa Fé (Colômbia), Deportivo Lara (Venezuela), Sporting Cristal (Peru) e Barcelona de Guayaquil (Equador).

Como a Conmebol realiza um rodízio para estabelecer os protagonistas do sorteio, o pote 2 foi completado pelas duas melhores equipes de Bolívia (The Strongest e San José), Chile (Universidad de Chile e Huachipato), Paraguai (Libertad e Cerro Porteño) e Uruguai (Nacional e Peñarol).

O pote 3 terá os argentinos Newell’s Old Boys e Boca Juniors, os brasileiros Palmeiras e Atlético-MG e mais um clube de Venezuela (Caracas), Colômbia (Millonarios), Equador (Emelec) e Peru (Real Garcilaso).

Os mexicanos Toluca e Tijuana são os únicos confirmados no pote 4, que terá mais seis times vindos da fase prévia – em que estão Grêmio, São Paulo, Tigre (Argentina), Deportes Iquique (Chile), Deportes Tolima (Colômbia), LDU (Equador), León (México), Olimpia (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru), Defensor (Uruguai) e Deportivo Anzoátegui (Venezuela), além do Bolívia 3.

Assim, já é possível ter uma ideia das piores e das melhores possibilidades para os times brasileiros. Os cabeças de chave Corinthians e Fluminense, por exemplo, podem cair em um grupo com Universidad de Chile, Boca Juniors e Grêmio ou São Paulo. Por outro lado, podem ter como adversários Huachipato, Real Garcilaso e Deportivo Anzoátegui, caso este se classifique. Os brasileiros do pote 3 não podem cair nas chaves de Timão e Flu.

O Tricolor na Web fará cobertura em tempo real do sorteio dos grupos da Libertadores. Fique ligado no site e vá clicando em atualizar no seu brouser para ver os números em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*