Muricy elogia Dorival e descarta retorno ao São Paulo como treinador

Ícone do último período glorioso da história do São Paulo, Muricy Ramalho descarta retornar ao clube como treinador. Distante da rotina desgastante do futebol desde meados de 2016, ele elogia e absolve o técnico Dorival Júnior de culpa pelo atual momento do Tricolor, que ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

“Poderia ajudar de outra forma, mas como treinador não. Até porque o problema do São Paulo não é treinador. O Dorival já mostrou várias vezes que é um grande treinador. Acontece que são vários problemas”, afirmou, nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Em seguida, ele ressaltou que a reformulação de elenco em meio à temporada foi decisiva em mais uma campanha fraca do clube no torneio nacional.

“O São Paulo teve que vender vários jogadores, os jogadores queriam ir embora, e nessa troca não tem um time. Em uma competição tão dura como o Brasileiro, essa troca não perdoa porque o time tem de se entrosar, contrataram alguns estrangeiros que têm de se adaptar ao país, tudo isso é complicado”, diagnosticou.

Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva no ano passado, Muricy já havia dito que poderia contribuir com o São Paulo em algum cargo que não o de técnico. Nos últimos anos, ele sofreu uma série de problemas de saúde em função do estresse do cargo. No momento é comentarista dos canais Sportv e acena em dar prosseguimento à nova profissão.

“O futebol é bom, mas a pressão é enorme. Em termos de saúde, não é bom. Decidi cuidar da minha saúde, aproximar da minha família, estou feliz agora, uma nova fase da minha vida, comentando os jogos, estou me sentindo bem. Já tive convites para treinar alguns times, mas disse que não”, explicou.

Questionado se aceitaria trabalhar numa função como diretor ou coordenador técnico, Muricy despistou, mas desenhou um cenário pessimista para tais cargos no futebol brasileiro. Em compensação, não colocou empecilhos em ser subordinado do atual presidente do São Paulo Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

“Há uns dois, três anos, eu fui realmente mais para esse lado administrativo, aproveitei para ver a parte técnica dos negócios e a gente percebe que é uma coisa muito profissional. Nessa parte administrativa são ex-jogadores muito bem preparados, eles têm autonomia para fazer isso, aqui no Brasil há um pouco de dificuldade nisso”, avaliou.

“Em relação ao Leco, não tem problema. A gente trabalho pelo clube, não pelas pessoas. Nesse momento tenho contrato com a Sportv até a Copa do mundo, estou feliz, fico na torcida que é o que posso fazer para o São Paulo sair dessa situação”, resignou-se.

Tricampeão nacional pelo Tricolor de 2006 e 2008, Muricy vê a equipe treinada por Dorival equiparada até mesmo às que estão mais bem posicionadas no Brasileirão, porém alerta para a necessidade de uma reação imediata. Com a derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, no último domingo, o São Paulo caiu para o 18º lugar, com 23 pontos, faltando 16 rodadas para o término da competição. Em razão dos jogos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, o time volta a campo apenas em 9 de setembro, diante da Ponte Preta, no Morumbi.

“No papel, esse time não é pior que nenhum time da parte de cima, não. A gente percebe a falta de confiança, com um estilo novo de jogo, treinador novo, você mudar nessa competição é meio inviável, mas às vezes não tem jeito. A gente espera que o São Paulo se encontre nesses dias de treinamentos para começar a dar a resposta, porque está muito perto, as outras equipes também estão conseguindo resultados. O São Paulo tem de tomar cuidado porque a competição está chegando num momento decisivo”, encerrou.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

13 comentários em “Muricy elogia Dorival e descarta retorno ao São Paulo como treinador

  1. Bufarini, RCaio, Arboleda, Edimar
    Jucilei, Petros
    Marcos Guilherme, Hernanes, Cueva
    Pratto.

    Desse time, somente Bufarini, RCaio e Cueva fizeram pré temporada no SP…

    E tem gente que culpa RCeni e Dorival… quando os verdadeiros culpados são Leco e Pinotti.

  2. Murilo, se o Jucilei acredita que pode ter mais liberdade e ser um elemento-surpresa no ataque é muito provável que sonhe com a reserva do Paulinho na Rússia. A ideia é tão absurda que só pode ter sido uma “chantagem” esse novo posicionamento dele. E faltou pulso pro Dorival dizer não.

  3. André, você não discordou de nada do que escrevi. Sério mesmo que o Jucieli acha que vai ser convocado? Quem te contou essa? Exigiu?
    Não estou passando a mão na cabeça de ninguém. Só estou dizendo que não estamos onde estamos porque ele é bundão.

  4. que maravilha o vitoria venceu o Curitiba

    se o soberano vencer a ponte deixamos o z4 , se deus quiser vamos vencer

    todos juntos para salvar o soberano

  5. Murilo, qual foi a jogada ensaiada que o Dorival criou até agora? N-E-N-H-U-M-A. Escalou Wellington Nem e Bruno quando toda a torcida já sabia que não fariam nada.

    Jucilei EXIGIU jogar mais adiantado pra ver se o Tite o chama para ser reserva do Paulinho. Dorival atendeu prontamente. Qual o resultado? N-E-N-H-U-M. Vive colocando esse Denilson pra jogar, que também só piora o time quando entra.

    Ontem, quando era pra ser cauteloso e tentar segurar o empate, foi arrogante, como atesta a afirmação pública do Hernanes de que faltou humildade.

    Dorival já teve tempo de apresentar algum trabalho, mas até agora pouco foi feito. Não é o principal culpado. Mas não dá ficar passando a mão na cabeça.

  6. Em tempo: eu não amo o Dorival, só acho que trabalho dele tem lógica e acho que o time melhorou com ele. Também considero insano cobrarem um técnico que disputou 10 jogos. Acho que o time vai ser rebaixado e ainda assim vou dizer que o problema não é o Dorival.

  7. As críticas ao Dorival são infundadas e preconceituosas. Queriam que ele fizesse o quê? Pegou um elenco desequilibrado física e mentalmente, cheio de jogadores fracos (nem todos) e sem nenhum legado tático aproveitável, nenhuma jogada ensaiada. Pior, o elenco ainda está sendo montado e desmontado – visto que contrataram um pereba lá de SC semana passada, o Rodrigo Condomínio ainda pode sair, o Aderlan não estreou, o Maicossuel, quase.
    O bundão já barrou Junior Tavares, Renan e Cícero. Praticamente descartou Lugano, Araruna, Militão e Thomaz. Já sacou que Jucilei tem um baita problema de velocidade e que Gilberto não é lá essas coisas.
    Tentou um novo posicionamento para o meio-campo – que a meu ver só vai dar certo quando Jucilei sair do time. Acho que não tirou Jucilei ainda porque não tem volante reserva nesta bosta de elenco.
    Desconfio que os que o chamam de bundão gostariam de um técnico da velha guarda, um brucutu agressivo que grita muito e pensa pouco, tipo Dunga, Argel, Felipão, Leão. Acho que um sujeito desse tipo só pioraria as coisas.

  8. O elenco não é pior que a maioria está pessimamente gerido, talvez mal treinado, o planejamento foi desastroso se é que houve algum. É triste não poder contar com o Murici para mim, seria ideal ele assumir agora, finaliza o ano, tira o São Paulo do Z4 e, ano que vem, assume como gerente geral do futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*