Morumbi completa 52 anos com previsão de cobertura pronta em 2014

Com a perspectiva de iniciar em breve – e terminar em 18 meses – a construção da cobertura, o Morumbi completa nesta terça-feira 52 anos de sua primeira inauguração. O anúncio oficial da obra, que não por acaso coincide com o aniversário, será feito no fim desta manhã, no salão nobre do estádio.

Estarão presentes, além do presidente do clube, Juvenal Juvêncio, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos.

Depois de ter anunciado o projeto no fim de 2011, igualmente diante de autoridades do poder público paulista, o clube obteve alvará de liberação da Prefeitura apenas na semana passada.

O projeto visa cobrir todos os assentos sem interferir na parte estrutural ou na comunicação visual da fachada do estádio. Para isso, será instalada uma cobertura leve, suspensa por cabos, com estrutura metálica e a menor quantidade possível de pontos de apoio.

Afora a cobertura, o São Paulo também planeja construir uma arena de shows, um hotel e um novo museu. Toda a reforma ficará a cargo da empreiteira Andrade Gutierrez, que receberá recursos de investidores através de uma sociedade de propósito específico.

Reprodução/A Gazeta Esportiva

Capa de A Gazeta Esportiva de 3 de outubro de 1960 mostra o gol que inaugurou o estádio tricolor

O jogo de inauguração do Morumbi ocorreu em 2 de outubro de 1960. Ainda incompleto, sem todos os anéis de arquibancada, o estádio recebeu a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Sporting de Lisboa. O único gol do amistoso foi marcado por Peixinho, aos 12 minutos.

O clube decidiu antecipar a estreia do Cícero Pompeu de Toledo como forma de angariarrecursos justamente para terminar sua construção. Mas o estádio seria concluído anos mais tarde, sendo reinaugurado em definitivo em 25 de janeiro de 1970, com um empate por 1 a 1 entre a equipe tricolor e o Porto.

Fonte: Gazeta Esportiva

Um comentário em “Morumbi completa 52 anos com previsão de cobertura pronta em 2014

  1. EU COMO BOM SAOPAULINO ESTIVE NA INAUGURAÇÃO, NO DIA ANTERIOR FUI COMPRAR O INGRESSO COM MEUS AMIGOS, EU MORAAVA EM PINHEIROS, E NA BILHETERIA VEIO UMA PESSOA PERGUNTAR SE NÃO QUERIAMOS TRABALHAR DE GANDULA NO DIA DO JOGO, ATÉ HOJE NÃO SEI PORQUE DISSEMOS QUE NÃO. TERIA SIDO MUITO LEGAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*