Maicon e Lyanco: São Paulo escala “zaga dos sonhos” pela primeira vez

Neste domingo, às 16h, no Morumbi, contra o América-MG, Maicon e Lyanco vão atuar lado a lado pela primeira vez no São Paulo. O capitão foi expulso contra o Atlético Nacional, na derrota por 2 a 0 no Morumbi, e terá de cumprir suspensão na quarta-feira, em Medellín. Por isso será escalado ao lado do garoto. Lugano e Rodrigo Caio, titulares na Colômbia, serão poupados.

Quando contratou Maicon, um dos argumentos do São Paulo para fazer o investimento de R$ 22 milhões mais 50% do zagueiro Lucão e do lateral-esquerdo Inácio, que negociam para defender o Porto, foi o quanto a permanência do jogador de 27 anos contribuiria para o amadurecimento de um companheiro de posição: o jovem Lyanco, de 19.

Na cabeça de dirigentes do São Paulo, os dois formarão a defesa da equipe num futuro breve. Isso porque Rodrigo Caio é o mais valorizado jogador do plantel no mercado europeu, e Lugano, veterano de 35 anos, foi contratado para participar de um revezamento, não para todos os jogos.

Maicon São Paulo (Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net)Maicon cumprirá suspensão na Libertadores; joga domingo (Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net)
Lyanco São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)Lyanco vai atuar pela primeira vez no ano sem ser com Lugano (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

Se considera Maicon uma realidade tão importante a ponto de ter valido a contratação em definitivo, o São Paulo vê em Lyanco um futuro brilhante. Alguns dirigentes dizem que se trata do “Maicon mais jovem”, pelo temperamento do rapaz, que costuma evidenciar nos treinos sua vontade de competir. A ponto de já ter se envolvido em discussões com outros jogadores.

De origem sérvia, Lyanco defende as seleções de base do país europeu e também do Brasil. Ainda não foi obrigado pelas regras da Fifa a se decidir por uma das duas. Isso só acontecerá em jogos oficiais pelas seleções principais.

No fim do ano passado, o técnico argentino Marcelo Bielsa, que desistiu de acerto com o Lazio, negociou com o São Paulo e analisou o elenco. Considerou Lyanco um “craque”.

Promovido pelo colombiano Juan Carlos Osorio, outro fã de seu futebol, o zagueiro também causa algumas preocupações na diretoria e comissão técnica. Uma delas é que sua cabeça suporte tantos e precoces elogios. Lyanco sabe que tem um talento destacado. O São Paulo tenta moldá-lo para que isso seja um aliado e não jogue contra seu futuro.

Ter Maicon como tutor é, na visão do clube, um fator importante para que o jovem cresça com os pés no chão. A primeira experiência de ambos, contra o pior ataque do Brasileirão (o América-MG tem nove gols marcados) talvez não exija tanto quanto o São Paulo espera que eles ainda possam render, mas será um esboço do time do futuro.

Veja as informações do São Paulo para a partida contra o América-MG

Data: domingo, às 16h
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Escalação provável: Denis; Caramelo (Auro), Maicon, Lyanco e Carlinhos; Hudson, Wesley (Artur), Luiz Araújo, Cueva e Centurión; Alan Kardec.
Desfalques: Ganso, Kelvin, Breno e Lucas Fernandes (machucados)
Arbitragem: Dewson Fernandes Freitas da Silva (PA), auxiliado por Marcio Correia Dias (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA).
Transmissão: Premiére, com narração de Jorge Vinícius e comentários de Luiz Ademar

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*