Ex-preparador de Ceni, Toinho confia em sucesso do capitão na Libertadores

O ex-goleiro Toinho atuou como preparador de goleiros do São Paulo durante alguns anos na década de 90, período em que trabalhou com Rogério Ceni quando começava a construir sua imagem de ídolo no Tricolor. Para Toinho, arenovação de Ceni com o time do Morumbi por mais alguns meses não é nenhuma surpresa, devido à famosa força de dedicação que já lhe é característica: “Ele foca em uma coisa e vai fazer”, diz.

Toinho era técnico da base do São Paulo, mas entre os anos de 1996 e 1997 trabalhou também como preparador de goleiros. Nesta época, Ceni já era titular e começava a construir sua história de títulos e identificação. Durante os treinamentos, a dedicação aos treinos e a força de vontade para ser sempre mais exigido já chamava atenção.

– A personalidade dele é muito forte. Ele trabalha, é determinado, foca em uma coisa e vai fazer. Está focado em jogar até agosto e vai jogar, mesmo contra a vontade de muita gente. Faz porque gosta e é determinado – diz o ex-colega de Ceni.

Toinho foi campeão brasileiro pelo São Paulo em 1977, temporada em que se revezou na titularidade com Valdir Peres, que também defendia a seleção brasileira, o que o lembra de um episódio do período em que treinou Ceni. Um dia o goleiro apareceu para treinar já no dia seguinte a uma partida oficial, quando foi questionado por outro companheiro de posição sobre o porquê de estar ali. A resposta veio direta.

Rogerio Ceni treino São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Determinação nos treinos é característica marcante de Rogerio Ceni (Foto: Cleber Akamine)

– Ele chegou para o outro e disse: não foi você que ficou na reserva do Zetti igual eu fiquei, e como o professor ficou na do Valdir Peres. Então eu não te dou brecha, e se você quiser você vai lutar pelo seu espaço como eu lutei pelo meu – conta Toinho.

Ceni anunciou sua permanência no São Paulo no fim de novembro, quando muitos esperavam que ele encerrasse a carreira ao fim do Campeonato Brasileiro. Fechado com o clube até agosto de 2015, ele ainda irá disputar mais um Paulista, uma Libertadores e pelo menos o primeiro turno do Brasileirão. Na carreira, ele foi titular nas conquistas do tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008, além das conquistas da Libertadores e do Mundial de 2005 e da Sul-Americana de 2012. O goleiro ainda foi reserva de Zetti nos títulos da Libertadores e do Mundial de 1993.

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Ex-preparador de Ceni, Toinho confia em sucesso do capitão na Libertadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*