Esperança, Pato pode viver primeira disputa de pênaltis no São Paulo

As recentes lesões de Alan Kardec e Luis Fabiano tornaram Alexandre Pato a principal referência do ataque do São Paulo. Embora não goste de atuar como centroavante, o artilheiro do time na temporada tem sido escalado dessa forma nos últimos jogos, motivo pelo qual acaba sendo a grande esperança de gol por parte da torcida.

Às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Morumbi, ele mais uma vez será o são-paulino mais avançado no duelo contra o Red Bull, pelas quartas de final – os meio-campistas Michel Bastos e Wesley farão companhia a ele pelas beiradas do campo. Caso nem ele nem ninguém balance a rede e o jogo termine empatado, porém, a vaga para a semifinal será decidida nos pênaltis, situação que Pato ainda não vivenciou com a camisa tricolor.

Emprestado no começo do ano passado, ele não pôde disputar o Campeonato Paulista pelo São Paulo porque já havia excedido limite de jogos pelo Corinthians. Não esteve em campo, portanto, na eliminação para o Penapolense, nas quartas de final, quando o zagueiro Rodrigo Caio errou a última cobrança. Por conta de lesão muscular, não esteve também na disputa de pênaltis contra o Atlético Nacional, na semifinal da Copa Sul-americana, ocasião em que os vilões da nova queda no Morumbi foram o zagueiro Rafael Toloi e o atacante Alan Kardec.

Fernando Dantas/Gazeta Press

Alexandre Pato será titular nas quartas de final diante do Red Bull Brasil, neste sábado, no Morumbi

Se for o caso desta vez, o atacante estará preparado. Ao menos ensaiou pênaltis com os demais companheiros, na parte final do treino de sexta-feira. A imprensa não teve acesso ao desempenho detalhado dos jogadores, mas o interino Milton Cruz anotou o rendimento de cada um deles para definir a sequência de batedores em uma eventual disputa. Na quarta-feira, Cafu teve sua cobrança defendida pelo goleiro da Portuguesa – o volante Hudson aproveitou o rebote e marcou de peixinho.

Disputa por pênaltis não é um trauma recente apenas para o São Paulo. Foi por causa de uma delas que, particularmente, Pato viveu seu pior momento da carreira. Em 2013, ele errou uma cobrança ao bater de cavadinha na bola e ver o goleiro Dida fazer a defesa com tranquilidade, no meio do gol. O Corinthians caiu para o Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil, e o atacante virou o culpado para os torcedores – e a maioria dos colegas de elenco. Depois disso, ficou sem ambiente, o que abreviaria sua passagem pelo clube.

Contudo, antes disso, ele havia sido um dos responsáveis por colocar o Corinthians na decisão do Estadual. Justamente no Morumbi, Rogério Ceni se adiantou e pegou a cobrança de Pato, mas a arbitragem invalidou a defesa. Na segunda tentativa, o atacante converteu e ironizou o goleiro, antigamente seu adversário, atualmente seu colega de elenco, capitão e batedor número um de pênaltis do São Paulo.

Para não ter que chegar a esse ponto, o time dirigido interinamente por Milton Cruz irá a campo em busca de uma vitória simples com a seguinte escalação: Rogério Ceni; Hudson, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Denilson, Souza e Ganso; Wesley, Michel Bastos e Alexandre Pato.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*