Escultura de refundação do SPFC será inaugurada sábado

A escultura que homenageia a refundação do São  Paulo FC será inaugurada no próximo sábado, dia 19 de dezembro, na rampa do Portão 17 e não mais na Praça Roberto Gomes Pedrosa, em frente ao portão 1 do Estádio do Morumbi, conforme havíamos noticiado. É que na noite desta terça-feira chegou ao clube um comunicado da Prefeitura da Capital não autorizando a colocação da escultura na praça.

O clube foi fundado em 16 de dezembro de 1935, após uma reunião no escritório do advogado Silvio Freire, na rua 11 de Agosto. Com o passar dos anos e a chegada da modernidade, o edifício onde ficava a sala da refundação do Tricolor foi demolido, junto a outros prédios, para a construção da Estação Sé do Metrô.

Cinquenta anos depois da fundação do clube, o então presidente Carlos Migue Aidar reuniu a diretoria e passou a pensar numa forma de homenagear a criação do clube. Em contato com a Prefeitura foi autorizada a construção do marco de fundação no local exato onde estava localizado, em 1935, o prédio onde foi fundado. A inauguração se deu em 16 de dezembro de 1985, próximo ao Marco Zero da Capital paulista.

O monumento tem uma base piramidal sustentando o monumento, feito de granito. O distintivo do São Paulo, como as palavras elucidativas da homenagem estão gravados na própria pedra.

Sem o cuidado necessário, o monumento foi sendo destruído ao longo do tempo. Dirigentes do São Paulo não se preocuparam com a manutenção. A Prefeitura muito menos. Hoje, no local, existe apenas a base da pirâmide. A pedra foi arrancada e completamente destruída.

Agora, com o trabalho desenvolvido por pessoas ligadas ao clube, o monumento será reinaugurado em local novo, em frente ao estádio do Morumbi. A cerimônia será no próximo dia 19, a partir das 09h30.

 

Paulo Pontes

 

 

12 comentários em “Escultura de refundação do SPFC será inaugurada sábado

      • parabéns alex, por conhecer a historia do soberano .

        pena que alguns nem uma linha escreve ,nao sei se por esquecimento ou por falta de amor por esse clube .

        abraços para você

  1. Conselheiros, durante esta caminhada, repensem nos seus atos…
    Saibam que empurrar a sujeira para baixo do tapete não ajuda em nada o clube, pensem quem quanto mais ético e transparente for nosso clube, maior será o prazer em torcer para ele, como podemos cobrar nossos governantes se nem mesmo em um clube de futebol a honestidade é levada a sério?
    Tenham um ato digno e comecem por publicar a gravação, punam exemplarmente TODOS os responsáveis, isto é o minimo que podem fazer pelo nosso tão amado clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*