Era Osorio ganha força com ‘reforços’ e busca de título ‘inédito’

O trabalho do técnico Juan Carlos Osorio no São Paulo ficará ainda mais marcado a partir desta semana. Além de iniciar a trajetória pelo título da Copa do Brasil, inédito para o clube, o colombiano deve receber as primeiras contratações por sua indicação. O elenco terá, de fato, seu dedo.

O primeiro o torcedor poderá acompanhar na quinta-feira, na estreia na competição nacional, contra o Ceará, no Morumbi. Em busca da reabilitação após a goleada sofrida por 3 a 0 para o Goiás no Brasileiro, o time deve ter a estreia do atacante Wilder Guisao, compatriota de Osorio. O técnico comandou o jogador no Atletico Nacional (COL) e o indicou por falta de melhores opções no mercado. Nesta temporada, Wilder foi pouco aproveitado no Toluca (MEX) e chegou por empréstimo.

O outro jogador ainda está em negociação. Trata-se do atacante Rogério, emprestado pelo Náutico ao Vitória. Faltam detalhes para o acerto, mas Osorio não poderá contar com ele na Copa do Brasil, já que entrou em campo duas vezes pelo Vitória.

O São Paulo chegou a Rogério após observação de Luis Pompilio, auxiliar de Osorio, também colombiano. Como a diretoria já comunicou que a situação financeira não permite investimentos altos, o profissional passou a monitorar a Série B e gostou do atacante.

Foi uma situação diferente de Luiz Eduardo, outro contratado na era Osorio. O técnico pediu um zagueiro canhoto e técnico e a indicação do jogador que estava na Série D, no São Caetano, partiu do coordenador técnico Milton Cruz. Ele está livre para jogar a Copa do Brasil.

O São Paulo entrou na competição nacional nas oitavas de final porque disputou a Libertadores deste ano. É mais uma chance de o clube conquistar um dos últimos títulos que ainda lhe faltam. Mas não é algo inédito para Osorio nem para alguns atletas do elenco atual.

Pelo Nacional, ele venceu a Copa da Colômbia duas vezes: em 2012 e 2013, ambas acompanhado do atacante Wilder. E está entusiasmado com a chance de disputar o mesmo tipo de competição no Brasil.

– Uma grande oportunidade para todos nós, de conhecer melhor o futebol brasileiro e por saber clube não ganhou essa competição. Vamos competir, respeitar para chegar à final – afirmou Osorio.

Fora os colombianos, quatro jogadores já ganharam a Copa do Brasil, dois no profissional (Wesley e Ganso) e dois na base (Auro e Lucão). Vem mais responsabilidade por aí. Mais ainda para Osorio…

QUEM JÁ GANHOU COPAS

INTERNACIONAL

Além dos colombianos, há jogadores do elenco que venceram Copas nacionais em outros países. Luis Fabiano tem duas Copas do Rei da Espanha pelo Sevilla (2006/07-2009/10), Michel Bastos, da França pelo Lyon (2011/12) e Breno duas Copas da Alemanha pelo Bayern de Munique (2007/08-2009/10).

GANSO

Meia conquistou a Copa do Brasil pelo Santos em 2010 e virou um especialistas neste tipo de competição mata-mata. Também ganhou Libertadores-2011, Recopa Sul-Americana-2012 e Copa Sul-Americana, em 2012, já pelo Tricolor. Suspenso no Brasileiro, deve ser titular na quinta, contra o Ceará.

WESLEY

O volante é o único do elenco a vencer a competição em duas ocasiões. Em 2010, era companheiro de Ganso no Santos e repetiu a dose em 2012, pelo Palmeiras. Dessa vez, porém, com participação tímida: atuou apenas na estreia, eliminando o Horizonte-CE na vitória por 3 a 1. Depois disso, lesionou o joelho.

GAROTOS

Na base, dois jogadores também ganharam a Copa do Brasil. O lateral-direito Auro e o zagueiro Lucão foram campeões no sub-17, em 2013. O time também tinha Boschilia, negociado com o Monaco (FRA), e Ewandro, emprestado ao Atlético-PR. O Tricolor venceu as duas finais contra o Flamengo: 2 a 0 e 3 a 1.

Fonte: Lance

6 comentários em “Era Osorio ganha força com ‘reforços’ e busca de título ‘inédito’

  1. Eu respeito a opinião dos demais, mas acho cedo demais para tantas críticas ao Osório com tanta veemência. O cara ta aqui a 2 meses, esta montando o seu jeito no meio de um campeonato disputadissimo com um elenco onde no mínimo 2 jogadores que deveriam ser peças fundamentais estão desmotivados desde o começo do ano. Ele conseguiu recuperar o futebol do Pato mas ainda temos muito pra evoluir e isso precisa de tempo e treino. Não acho que o rodízio bruto como ele tentou fazer seja o caminho mas acredito que isso é falta de experiência no futebol brasileiro e ele assumindo o erro como fez ja é um grande passo. Muita gente pediu Luxemburgo e olha o cruzeiro. Marcelo Oliveira acabou de perder 3 seguidas e ganhou da forma que ganhou o jogo contra o flamengo em casa. Levir Culpi acabou de perder pro chapecoense fora onde ganhamos e o futebol da equipe caindo de produção isso porque ele ja conhece a equipe a 2 anos. Unico técnico que vejo num nível bom assim pra tanta gente achar que técnicos brasileiros são melhores é o Tite pela consistência que o time joga e mesmo assim sabemos como o timinho da marginal esta com essa pontuação. Calma pessoal. Estamos na disputa o time vinha de otimas partidas e demos um passo atrás. Uma tragédia sabado que eu estava la mas vejo competência e inteligencia no nosso treinador pra nao repetir o mesmo erro. Acho que precisamos de mais calma pq nessa pressa ninguem nunca vai prestar. Eu to louco pra ser campeão, mas não é de um dia pro outro que a coisa muda.

    • Gostei, Rogério!
      Só tenho dúvida se o Osorio, mesmo reconhecendo que errou, vai aproveitar o erro para novos acertos; afinal, ele já tinha feito besteira no Morumbi, contra o Avaí, e repetiu a dose contra o Goiás.

      • Paulo, eu reconheço que também tenho esse receio. Eu gosto do jeito dele colocar o time pra jogar mas esse tipo de erro não pode virar algo corriqueiro. Mas como eu disse, acho que ele aprende. Espero. Porque visão ele tem e muita, precisa apenas de adaptação aqui. E pra isso ele não pode seguir cegamente alguns conceitos que ele trouxe na bagagem.

  2. Com uma é fesa arrombada como é a do SPFC, podem esquecer mais um ano.

    Como disseram abaixo, qualquer timeco pode enfiar um saco de gols nessa porcaria de defesa, culpa do próprio Osório e do boçal metido a entender de futebol, o ANTAIDE, ambos vetaram o Lugano que pode não ser o mesmo de 2005, mas com uma perna só é melhor que todos os zagueiros que temos, só o Breno que presta, mas ainda está recondicionado o físico.

  3. Sinceramente depois da derrota contra o Goias em pleno Morumbi, com um nó tatico que esse timinho deu, qualquer um pode ganhar do tricolor so jogar do mesmo jeito, time facil de ser marcado, e facil de fazer gols.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*