Em Caxias, São Paulo joga por vaga e para definir o planejamento de 2017

Não são apenas 90 minutos. O São Paulo entra em campo na noite desta quinta-feira para enfrentar o Juventude, em Caxias do Sul, para definir não só a sua vida na Copa do Brasil, mas também para começar a se planejar para 2017. Afinal, passar para as quartas de final da segunda competição mais importante do país significa não só manter a única chance de título na atual temporada, como também seguir lutando por uma vaga na Libertadores.

Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe não dá sinais de que pode reagir e brigar por vaga no G-4: são 11 pontos de diferença para o Santos, quarto colocado, faltando 12 rodadas.

E estar ou não na Libertadores indicará como será montado o time do ano que vem. A equipe sofreu neste segundo semestre por perder peças importantes, como Ganso, Alan Kardec e Calleri, e caiu de rendimento. Existe dinheiro para investir em contratações, mas tudo vai depender do que a equipe disputará no primeiro semestre do ano que vem. Se for jogar a Libertadores, é um nível de investimento. Se disputar apenas o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, outro.

Oficialmente, a diretoria não quer falar sobre futuro. Diz que ainda é cedo para começar a pensar em reforços e que agora o foco é continuar na disputa da Copa do Brasil e manter a recuperação no Campeonato Brasileiro. Afinal, a derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR deixou a equipe novamente em alerta contra o rebaixamento: com 34 pontos, tem apenas seis a mais que o Figueirense, time que abre o Z-4 do torneio. E tem uma sequência difícil pela frente no Nacional: Vitória (Salvador), Flamengo (Morumbi), Sport (Recife), Santos (Pacaembu) e Fluminense (Édson Passos).

Para bater o Juventude e seguir adiante na Copa do Brasil, o técnico Ricardo Gomes vai apostar no trio ofensivo formado por Kelvin, Cueva e Chavez. Como precisa ganhar por dois gols de diferença (ou um, desde que faça no mínimo dois), o técnico Ricardo Gomes pode optar por Bruno e Carlinhos nas laterais, que são mais ofensivos do que Buffarini e Mena, que vinham atuando como titulares. No meio-campo, pelo menos de início, os três volantes (Hudson, Thiago Mendes e Wesley) deverão ser mantidos. Aliás, Wesley completará cinco jogos seguidos e atingirá a sua maior sequência na temporada.

Na zaga, a grande novidade será Diego Lugano, que voltará a ser titular após um mês e meio. Sua última partida havia sido no dia 4 de agosto, contra o Atlético-MG, quando o Tricolor ainda era comandado por Edgardo Bauza. Ele jogará pela primeira vez com Ricardo Gomes e, na noite desta quinta-feira, completará a marca de 200 partidas com a camisa do São Paulo.

Próximo adversário: Juventude
Competição: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (ida: São Paulo 1×2 Juventude)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data e horário: quinta-feira, às 21h30
Escalação provável: Denis; Bruno (Buffarini), Lugano, Rodrigo Caio e Mena (Carlinhos); Hudson (Gilberto), Thiago Mendes, Wesley, Kelvin (Daniel, David Neres ou Luiz Araújo) e Cueva; Chavez.
Desfalques: Michel Bastos, Maicon, Breno, Ytalo e Lucas Fernandes (machucados), Jean Carlos e Robson (não estão inscritos na competição), e Wellington e Renan Ribeiro (aprimoram a forma física).
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Pablo Almeida da Costa (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG).

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*