Dois títulos, joias reveladas e elenco no circo: o legado de Cilinho no SP

Otacílio Oliveira Pires de Camargo, o Cilinho, que morreu na última quinta-feira, deixou importante legado no São Paulo. O técnico teve duas passagens no time profissional do Tricolor, uma de 1984 a 1986 e outra de 1987 a 1989. Nesse período, conquistou dois títulos: o Paulistão de 1985 e o de 1987.

Cilinho ficou conhecido por seu trabalho no São Paulo, onde montou a equipe que foi chamada de Menudos do Morumbi – por causa do sucesso, à época, do grupo musical de Porto Rico .

O time era uma mescla de jovens revelações do clube com jogadores mais experientes. Dentre as joias estavam, à época, Muller, Silas e Sidnei.

Cilinho orienta jogadores do São Paulo durante treino em 1985 — Foto: Arquivo Pessoal

Cilinho orienta jogadores do São Paulo durante treino em 1985 — Foto: Arquivo Pessoal

Na ala dos mais experientes dessa equipe montada por Cilinho estavam Falcão, Pita, Darío Pereyra, Careca, Oscar. Veja abaixo as escalações do São Paulo nos dois títulos do Tricolor com Cilinho.

São Paulo campeão paulista de 1985

Gilmar; Zé Teodoro, Oscar, Darío Pereyra e Nelsinho; Falcão, Márcio Araújo e Silas; Müller, Careca e Sídnei.

São Paulo campeão paulista de 1987

Gilmar; Zé Teodoro, Adílson, Darío Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas e Pita; Müller, Lê e Edivaldo.

Cilinho teve passagem por outros times do futebol brasileiro, como Corinthians, Santos, Ponte Preta, Portuguesa, Guarani, entre outros do interior paulista. Mas foi no São Paulo que o técnico teve maior sucesso, principalmente por ter lançado jogadores como Mário Tilico e Zé Teodoro.

No comando do São Paulo, Cilinho teve 249 jogos, com 111 vitórias, 87 empates e 51 derrotas. De acordo com o site oficial do Tricolor, é o quinto técnico que mais vezes dirigiu a equipe. Em 1987, uma excursão dos jogadores do São Paulo ao circo, organizada por Cilinho, ficou marcada.

Mais tarde, em 2003, Cilinho teve passagem como coordenador das categorias de base do Tricolor.

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “Dois títulos, joias reveladas e elenco no circo: o legado de Cilinho no SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*