Dieta, treino forte nas férias e dores: a preparação de Ceni para atuar aos 42

Rogério Ceni teve de superar o próprio profissionalismo ao longo de toda a carreira para iniciar a temporada de 2015. Desde 1993, quando foi promovido ao elenco principal, o goleiro nunca havia treinado tanto durante as férias como nessa pré-temporada. Aos 42 anos, ele tomou cuidados especiais. Orientado pela comissão técnica do Tricolor, obedeceu à risca uma lista de exercícios e se reapresentou perto da condição ideal.

O goleiro trabalhou em 25 dos 30 dias de descanso. Para não desgastar as articulações e musculatura, a comissão o orientou a variar as atividades: corrida, exercícios na areia, na piscina e com bicicleta. Ainda assim Ceni sentiu um incômodo na semana final antes da reapresentação.

– O meu joelho inchou um pouquinho. Talvez pelo excesso de trabalhos. Treinei muito na areia. Isso foi passado para mim. Vinha muito bem. Estava preparado para chegar a um nível parecido dos demais, bem mais jovens do que eu. Uma pena que o meu corpo tenha cansado nos últimos dias. Agora estamos tentando recuperar com tratamento e mantendo o máximo possível de intensidade nos treinos – disse Rogério.

A dedicação do goleiro nos treinamentos é tamanha que ele tem de ser “brecado” pela comissão. Sem nunca ter visto um caso como o de Ceni, atuando profissionalmente nessa idade, o fisioterapeuta Ricardo Sasaki só faz essa ressalva.

– Ele abriu mão de muitas coisas e se preocupou com a proteção, para não se machucar. Passamos os exercícios e pedimos para tomar cuidado, porque o Rogério sempre quer fazer a mais. Ele é muito dedicado. Eu o vejo muito à frente dos demais pela capacidade de prever situações e se posicionar da forma correta. A inteligência e a coordenação dele o permitem fazer qualquer esporte bem (o goleiropraticou vôlei na infância em Sinop-MT). É a história de cortar o caminho – explica o fisioterapeuta.

Rogério Ceni (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rogério Ceni: dedicação extrema para manter a forma na temporada (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A alimentação de Ceni também foi controlada nas férias. Segundo o fisiologista Rogério Neves, a dieta foi concentrada em nutrientes e sem gordura. Isso lhe ajudou a se reapresentar pesando entre 91 kg e 92 kg, dois ou três quilos acima do ideal. A diferença no número é normal para jogadores em retorno de férias, na avaliação da comissão do Tricolor.

– O Rogério gosta de jogar com 88 ou 89 kg. Ele vai queimar isso nos treinamentos, está dentro da programação. Treinar sozinho e com o grupo tem diferença. Ele voltou muito bem, melhor em relação ao ano passado, porque trabalhou forte a parte física com exercícios aeróbicos nas férias. Chegou com 70% do que necessitamos (na reapresentação do dia 8) e complementamos na pré-temporada. Em duas semanas ele estará no ponto ideal para disputar os campeonatos – explicou o preparador de goleiros Haroldo Lamounier, antes do amistoso contra o Flamengo.

Haroldo vê Rogério muito motivado a conquistar títulos em 2015. Serão quatro chances: Paulistão, Copa do Brasil, Brasileiro e Taça Libertadores, principal desejo. O preparador diz que o goleiro precisa estar sempre no limite e demonstra isso no dia a dia.

Rogério Ceni São Paulo (Foto: Site oficial do SPFC)Rogério Ceni ainda está acima do peso, mas algo normal em retorno de férias (Foto: Site oficial do SPFC)

– Sem dúvida foi a pré-temporada em que eu mais trabalhei no período de férias. Eu me sinto com mais dores, o que é natural, mas psicologicamente bem e com prazer. Também com algumas dificuldades para me colocar 100% para jogar, mas superfeliz quando entro no campo. As dores são as mesmas de sempre: a perna direita incomoda um pouco mais. Já tenho uma recuperação mais lenta depois de um certo tempo, mas espero chegar bem no Paulistão – disse Ceni no último domingo, ainda em Manaus.

Igual a vinho?

Rogério Neves, Ricardo Sasaki e Haroldo Lamounier concordam com o ditado de que Ceni é igual a vinho: quanto mais velho, melhor. Mas o goleiro é mais modesto.

– Não, o tempo passa e você vai ganhando algumas coisas por um lado e perdendo outras por outro. Sou feliz e privilegiado por chegar aos 42 anos jogando no São Paulo, um grande clube, com bons jogos e atuações. Agora espero que as vitórias e títulos venham para completar.

É esse também o desejo da torcida Tricolor para a possível temporada de despedida do “M1to”.

EM FORMA: a pré-temporada de Rogério Ceni

Idade: 42 anos
Peso ideal: entre 89 kg e 90 kg
Peso na reapresentação: entre 91 kg e 92 kg
Período de treinos nas férias: 25 dos 30 dias
Treinamentos: corrida, exercícios na areia, na piscina e com bicicleta
Dieta: rica em nutrientes para favorecer perda de peso, sem gordura
Atenção especial: fortalecimento muscular constante pela idade
Condição física na reapresentação: 70% do ideal para atingir o máximo na pré-temporada
Dores: principalmente na perna direita
Frase: – Foi a pré-temporada em que mais trabalhei no período de férias. Sinto mais dores, o que é natural, mas também me sinto psicologicamente bem e com prazer de jogar, de entrar em campo.

 

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*