Cafu é a grande surpresa na pré-temporada do SP. Pior para Pato

“Alô torcida tricolor. Prazer, eu sou o Cafu. Prometo honrar essa camisa com muito amor e paixão. Estamos juntos”. Assim falou o atacante Jonathan Cafu, 23, no último dia 14, ao assinar contrato com o São Paulo – à tarde daquele dia, ele tinha uma proposta do Palmeiras, e à noite firmava acordo de três anos com o rival do Morumbi. A notícia, duas semanas depois, é que o desconhecido Cafu, que teve de se apresentar à nova torcida, tomou o lugar de Alan Kardec nos treinos de Muricy Ramalho. Mas onde fica Alexandre Pato?

Jonathan Cafu atuou entre os titulares no treino do São Paulo da última quarta-feira, tirando de Kardec a vaga. A alteração concorda com aquilo que vem dizendo Muricy desde o fim de 2014: faltam no São Paulo jogadores mais “agudos”, de infiltração, que permitam quebrar a linha de defesa adversária. No treino, Cafu atuou como ponta direita, deslocando Paulo Henrique Ganso para o centro e Michel Bastos para a esquerda, com apenas Luis Fabiano dentro da área.

Alexandre Pato, que recebe R$ 400 mil mensais do São Paulo e a mesma quantia do Corinthians, com um dos maiores salários, poderia exercer a mesma função de Cafu. Ele não está machucado, e participou do mesmo treino, mas como reserva. Pato, no entanto, já foi superado em duas semanas pelo jogador que chegou ao CT da Barra Funda tendo que dizer como se chamava.

Muricy Ramalho se encantou com Cafu porque o jovem de 23 anos, que veio da Ponte Preta, oferece aquilo que o técnico busca no argentino Ricardo Centurión, 22, com quem o São Paulo negocia: mais velocidade e desmarcação no setor ofensivo. Mais sobreposições, chegadas à linha de fundo e à área adversária.

Pato já foi testado nessa função de ponta, pela lateral do ataque: muito mais por Tite, no Corinthians, do que por Muricy Ramalho no São Paulo. No Brasil, fracassou. No Milan, no entanto, jogou com diferentes técnicos pela lateral do campo, fora da área, e apresentou futebol. Desde o início de 2014, no entanto, não consegue repetir o mesmo desempenho.

Pelo que demonstra Muricy Ramalho, Cafu ainda poderá disputar posição neste início de ano com Thiago Mendes. Volante de origem, ele se transformou em meia na última temporada, pelo Goiás, onde também atuou pelo lado direito do ataque. Com muita velocidade para chegar às posições de finalização, já tem sido testado na ponta – jogou como volante no último treino porque Souza está no departamento médico.

Cafu e Thiago Mendes, no entanto, deverão ter forte concorrência de Centurión, com quem o São Paulo deve fechar nos próximos dias. Depois de ter a primeira proposta recusada – 4 milhões de euros (R$ 11,7 milhões por 70% dos direitos econômicos –, o clube do Morumbi deve acertar com o Racing por valor ligeiramente superior. O argentino, veloz e driblador, oferecerá o mesmo que Jonathan Cafu – com a grife, porém, dos milhões de reais que o fazem trocar Avellaneda por São Paulo.

 

Fonte: Uol

4 comentários em “Cafu é a grande surpresa na pré-temporada do SP. Pior para Pato

  1. Bom ver que o Muricy não se constrange em deixar medalhão no banco. Espero que continue assim. Da ultima vez, foi a fogueira de vaidades de Borges, Washington e Dagoberto que prejudicou seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*