De volta ao São Paulo, Luis Fabiano é decisivo e o mais letal dos atacantes

Depois de mais de três meses afastado por lesão, Luis Fabiano voltou a ser decisivo para o São Paulo ao marcar o gol de empate diante do Flamengo, na quarta. Agora, o atacante briga por uma das duas vagas no ataque com Alan Kardec e Luis Fabiano. Os números mostram que o camisa 9, mesmo com as lesões, é decisivo; dos atacantes do elenco, é o mais preciso na hora de fazer gols.

Para quem já foi alvo de críticas da torcida por não decidir jogos, Luis Fabiano tem nos números argumentos em contrário. Dos cinco gols (em 12 partidas) que marcou no Brasileirão, três foram nos dez minutos finais da partida. Os três foram fundamentais para evitar derrotas: empatou no final as partidas contra Corinthians e Atlético-PR, no primeiro turno, e contra o Flamengo na quarta.

Para efeito de comparação, Pato marcou apenas dois de seus oito gols (em 21 jogos) no Brasileiro nos dez minutos finais – um deles contra o Santos, decisivo, outro na vitória por 4 a 2 sobre o Botafogo.  Kardec, o outro concorrente, só marcou no final da goleada sobre o Atlético-MG, na 13ª rodada.

Além do poder de decisão, Luis Fabiano, mesmo com um menor número de jogos, ainda é o artilheiro do time na temporada – marcou 19 vezes em 26 partidas, média de 0,55 gol por jogo. Pato tem 11 gols em 33 jogos, média de 0,33/jogo; Kardec, mesmo contando o primeiro semestre pelo Palmeiras, teria os mesmos 16 gols do Fabuloso, em 33 jogos – média de 0,48 gol/jogo.

As marcas de Luis Fabiano se devem, principalmente, a um fator: precisão nas finalizações. Segundo cálculo feito com base nos números do Footstats, no Brasileirão 2014, impressionantes 70,6% de seus chutes são direcionados ao gol, contra 48,5% de Kardec e 45% de Pato.

Como resultado, na competição, 30% das finalizações do camisa 9 balançam as redes, em contraste com 22,6% de Kardec e 20% de Pato.

Futebol não se resume a gols, e outros fatores como movimentação e auxílio na criação de jogadas influem nas escolhas de Muricy Ramalho. Se o técnico estiver, porém, insatisfeito com a pontaria e quiser uma fonte confiável de gols, Luis Fabiano aparece como a alternativa mais lógica.

O São Paulo enfrenta o Fluminense na noite de sábado, no Morumbi. Nesta quinta, Muricy teve um mal estar, e foi conduzido ao hospital para exames, que constataram uma leve arritmia cardíaca. O clube tem expectativa de que o treinador esteja apto a comandar a equipe já no treino desta sexta.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*