Corinthians e Galo serão cabeças de chave e São Paulo decide em casa

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira a divisão dos clubes nos potes para o sorteio da Libertadores. O evento, marcado para a noite desta terça-feira, no Paraguai, terá Corinthians e Atlético-MG como únicos cabeças de chave brasileiros e também que o São Paulo definirá sua classificação para a fase de grupos jogando a segunda partida em casa.

De acordo com a entidade, a única possibilidade de confronto entre brasileiros dentro da mesma chave é com a classificação do São Paulo. Dessa forma, não haverá Corinthians x Palmeiras nem confronto entre algum desses clubes contra Atlético-MG ou Grêmio na fase de grupos.

A divisão foi feita respeitando o ranking de clubes da Conmebol. Os critérios são a performance do time nas dez últimas Libertadores, o seu desempenho na competição entre 1960 e 2005 e também quantas vezes foi campeão da liga nacional de seu país nos últimos dez anos.

Com base nisso, além de Corinthians e Atlético-MG, são cabeças de chave também os argentinos River Plate (atual campeão da Libertadores), Boca Juniors (atual campeão argentino) e San Lorenzo (campeão da Libertadores de 2014), os uruguaios Peñarol e Nacional (atual campeão uruguaio) e o paraguaio Olimpia (atual campeão paraguaio). Como é tradicional, a fase de grupos terá oito chaves.

Em relação aos outros brasileiros, Grêmio e Palmeiras já sabem que não estarão no mesmo grupo, já que ambos estão no pote 2. Ao lado deles, aparecem o paraguaio Cerro Porteño, o chileno Colo Colo, o colombiano Atlético Nacional, o equatoriano Emelec e os bolivianos Bolívar e The Strongest.

O pote 3 é formado pelo argentino Rosario Central, pelo chileno Cobresal, colombiano Deportivo Cali, pela equatoriana LDU, pelos peruanos Sporting Cristal e Melgar e pelos venezuelanos Táchira e Trujillanos.

O pote 4, para definir os grupos, terá os ganhadores dos confrontos da fase preliminar da Libertadores, um deles envolverá o São Paulo, e os mexicanos Puma e Deportivo Toluca.

Em relação à fase preliminar, por conta do ranking da Conmebol, o São Paulo já sabe que não enfrentará o Universidade de Chile, o colombiano Independiente Santa Fe, o paraguaio Guarani, o argentino Racing e o venezuelano Caracas, que também farão o segundo jogo em casa.

As possibilidades de oponentes do Tricolor paulista são o boliviano Oriente Petrolero, o argentino Huracán, o equatoriano Independiente del Valle, o peruano Cesar Vallejo, o uruguaio River Plate e o mexicano Puebla. Os compromissos devem ocorrer entre a última semana de janeiro e as primeiras de fevereiro.

Um comentário em “Corinthians e Galo serão cabeças de chave e São Paulo decide em casa

  1. Isso quer dizer que eles colocam so a pontinha do dedo para depois enterrar ate o braço, e tb quer dizer que cairemos com algum time brasileiro saindo da fase do mata mata.
    Se nao reforçar pra valer esse time como Bausa quer nao passaremos nem da primeira fase, mesmo com esse treinador experiente na libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*