Conheça o texto final do novo estatuto do São Paulo: saiba o que pode mudar

O São Paulo divulgou a íntegra do texto final do seu novo estatuto, a ser submetido à votação do Conselho Deliberativo, em reunião do próximo dia 16. O encontro marcará a posição dos conselheiros a respeito do documento, mas não define sua aprovação. A decisão caberá aos associados, em assembleia geral marcada para dezembro.

Alguns dos principais pontos do novo estatuto são a criação de um Conselho de Administração, o fim da reeleição dos presidentes, agora com mandato único de três anos, a criação de uma diretoria profissional remunerada, com três a nove integrantes, o fim dos vice-presidentes amadores, e a mudança da data da eleição de abril para dezembro. Todas as mudanças, no entanto, só serão válidas a partir de abril de 2017, com a nova diretoria eleita, caso o estatuto seja aprovado.

Para a elaboração do projeto inicial foram analisadas 68 propostas de associados. Depois, eles tiveram dez dias para apresentar sugestões e foram feitas 48 emendas. Assim nasceu o texto final elaborado pela comissão de sistematização, composta por integrantes de situação e oposição.

O novo estatuto prevê dois estudos importantes: um sobre a viabilidade de separar a administração do clube social do futebol, e outro sobre a inclusão dos sócios e sócios-torcedores no processo eleitoral, com voto direto para presidente. Os dois estudos terão 12 meses para serem realizados.

Nos bastidores, oposição e situação divergem sobre o voto aberto e secreto para presidente do São Paulo. Atualmente, a eleição é indireta e só os conselheiros participam, com voto aberto e nominal. Há 240 cadeiras no Conselho e vence o pleito quem tiver maioria simples. O modelo seguiria igual no novo estatuto, mas com o estudo de viabilidade sobre a inclusão dos sócios poderia mudar no futuro.

Minha posição está demonstrada no editorial “Politicagem pode desviar o foco da modernização do estatuto“.

 

5 comentários em “Conheça o texto final do novo estatuto do São Paulo: saiba o que pode mudar

  1. A vontade destes senhores em produzir um estatuto que transforme de fato nosso clube em democrático é nula, não querem inserir, nem o sócio e tão pouco sócio-torcedor neste processo.
    Não o farão agora e muito menos em 12 meses.

  2. Belo cala a sua boca…fale algo que presta, deixe de ser uma criança mimada que só quer chamar a atençao…cresça e compartilhe idéias inteligentes e pare de falar m…..

  3. Enquanto o bauza segue com muita moral junto ao torcedor argentino kkkkkkkkk que adora ele kkkkkkk o fraco Osório segue batendo recorde que nao é reconhecido pelo torcedor kkkkkkk

    A carta do beto bem aí para mudar 2017

    Pra sempre soberano

  4. Se o sócio não puder votar pra presidente sem chance deste estatuto ser aprovado,aliás tem processo rolando no STF não nos esqueçamos disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*