Como era o mundo a última vez que São Paulo perdeu Choque-Rei em casa

São mais de 16 anos sem perder do Palmeiras no Morumbi. A última vez foi no dia 20 de março de 2002, na primeira fase do Torneio Rio-São Paulo. De lá para cá, o São Paulo recebeu o rival 24 vezes no estádio. Venceu em 15 oportunidades e empatou em outras nove.

Mas como era o mundo naquele ano? Quais eram os filmes da época? E a principal música? Houve fatos curiosos que viraram memes (que na época nem existiam)?

Às vésperas de mais um Choque-Rei, marcado para este sábado, às 18h, pela 28ª do Campeonato Brasileiro, o GloboEsporte.com mostra um pouco do que acontecia no ano que começou o tabu.

Veja abaixo:

Todo mundo tenta, mas só o Brasil é penta

Em 2002, pela primeira vez, a Copa do Mundo foi realizada no continente asiático: Japão e Coreia do Sul dividiram a organização. A seleção brasileira foi campeã pela última vez naquele ano, por sinal. E uma curiosidade: quatro jogadores que participaram daquele Choque-Rei vencido pelo Palmeiras no Morumbi foram campeões do mundo sob o comando de Felipão, hoje técnico do rival. Rogério Ceni, Belletti e Kaká (pelo São Paulo) e Marcos (pelo Palmeiras).

Seleção brasileira foi campeã do mundo em 2002 — Foto: Getty

Seleção brasileira foi campeã do mundo em 2002 — Foto: Getty

“Hoje não, hoje não, hoje sim”

Provavelmente você já conhece a frase acima, narração célebre de Cléber Machado quando Rubens Barrichello, a mando da Ferrari, deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo na última curva do GP da Áustria. Mas, você se lembra que essa manhã de domingo já tem mais de 16 anos? Foi em 12 de maio de 2002, dois meses depois do Choque-Rei. Ou seja, quando São Paulo e Palmeiras entraram em campo naquele clássico, a Ferrari ainda vivia tempos de paz e sem contestação na Fórmula 1.

Vamos dar uma espiadinha?

Hoje consagrado no Brasil, o Big Brother estreou na tela da TV Globo em 2002. O programa, por sinal, estava no ar no dia daquele Choque-Rei. E, naquela edição, quem levou o prêmio, que na época era R$ 500 mil, foi Kleber Bambam. E por onde anda o primeiro vencedor do BBB? No mês passado, ele venceu um campeonato de fisiculturismo nos Estados Unidos.

Kleber Bambam foi o primeiro vencedor do BBB — Foto: Diogo Venturelli

Kleber Bambam foi o primeiro vencedor do BBB — Foto: Diogo Venturelli

No bolso dos brasileiros…

O ano de 2002 marcou o início da circulação da nota de R$ 20.

No bolso dos europeus…

E também marcou a chegada do Euro, que virou moeda única em 12 países da Europa à época.

Bola de notas de 500 euros — Foto: Reprodução

Bola de notas de 500 euros — Foto: Reprodução

Sobre as nossas mãos, a criação

A novela “O Clone”, um dos maiores sucessos da TV Globo no começo do século, estreou em 2001, mas seu capítulo final foi exibido em 15 de junho de 2002. A história, escrita por Glória Perez, tinha como base o amor da muçulmana Jade pelo brasileiro Lucas, que perdera um irmão gêmeo, do qual os genes foram guardados, dando origem ao primeiro clone humano.

E por falar em clone…

Os fãs de Star Wars lotaram os cinemas em 2002 para a estreia do Episódio 2, o Ataque dos Clones.

Nickelback? Quem?

Em 2002, a música mais tocada no mundo de acordo com a parada da Billboard, respeitada revista americana do setor, foi “How You Remind Me”, da banda canadense Nickelback. Febre na época, o grupo de rock, aos poucos, foi sumindo na mídia – ah, e ainda existe, com o mesmo vocalista Chad Kroeger. Que hoje ostenta um topete e deixou de lado os cabelos longos que apresentava há 16 anos.

Mata-mata x pontos corridos

A temporada de 2002 marcou também o fim dos mata-matas no Campeonato Brasileiro. A edição que teve o Santos como campeão naquele ano foi a última nesse sistema de disputa antes da entrada dos pontos corridos, a partir de 2003. Aproveitando, a edição deste ano está bem disputada, ponto a ponto, por Palmeiras, Inter e São Paulo.

2 comentários em “Como era o mundo a última vez que São Paulo perdeu Choque-Rei em casa

  1. Nada a ver isso tudo, pq do jeito que o time vem jogando esses tabu cai facil facil, pode ser com morumbi lotado, o time esta numa descendencia perigoso e o adversario sabe disso e vao utilizar de tudo para explorar o maximo a fragilidade desse time, sera o divisor de aguas mesmo e contra o inter tb, perdendo esses jogos ja deve dizer adeus ao G4 e se continuar caindo sai ate fora da libertadores, abre o olho e joguem bola como foi no 1o turno caso contrario ja era.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*