Com mão de ferro, Ataíde acredita em bater meta e se encanta com Sabella

– Quando você é líder de alguma coisa e não atinge um objetivo, tem de sair. Não adianta ficar em cima de técnico e jogador. Se você comanda, escolhe o técnico e o jogador. Então, não tem razão para jogar a culpa nos outros. Se eu não bater a meta, saio no dia 31 de dezembro.

A declaração acima é do vice-presidente de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro. De personalidade forte, o dirigente é conhecido por ser autêntico. Justamente por ter esse perfil, ele propôs ao presidente Carlos Miguel Aidar a meta de atingir 65% dos pontos na temporada como pré-requisito para seguir no cargo. Se o número não for alcançado, ele afirma que sairá no fim do ano.

Ataíde sabe que o objetivo é ousado e cita o ano de 2005 como referência. Naquela temporada, o Tricolor foi campeão Paulista (último título estadual), da Libertadores e do Mundial. O aproveitamento geral foi de 59,26% dos pontos, incluindo partidas no Brasileirão, competição em que o time atuou de olho no Mundial durante a reta final, e na Sul-Americana.

O dirigente acredita que vai conseguir superar o número. Nesse momento, o Tricolor tem 68,12% de aproveitamento em 2015: são 15 vitórias, dois empates e seis derrotas em 23 jogos, incluindo amistosos. Mas ele reconhece: o futebol apresentado não está no nível desejado.

– Futebol é resultado. Do outro lado há outros times. Realmente encontramos dificuldades, mas estamos saindo disso para crescer. Por enquanto, estou acima da meta estabelecida. Essa porcentagem implica em obrigatoriamente ter um titulo, porque se não ganhar os pontos estou fora do futebol. E não é pelo menos um título, porque o Paulista tem um valor muito pequeno perto da Libertadores, da Copa do Brasil, do Mundial e do Brasileirão. Eu vou conseguir. Estou lutando com o apoio de todo o elenco. Seja com outro técnico ou com Milton Cruz, vamos chegar lá – afirmou.

O “outro técnico” pode ser Alejandro Sabella. O argentino é o principal nome na mira. Os dois se reuniram mais de uma vez durante a estadia de Ataíde em Buenos Aires, na semana passada. Na conversa, definiram que o contrato será de dois anos e falaram sobre reforços. As conversas encantaram o dirigente são-paulino.

– Não o conhecia pessoalmente. Pesquisei muito antes de ir até ele, na internet e conversando com pessoas na Argentina. Ele se mostrou muito acima do que pesquisei nas reuniões. É um técnico excelente para o São Paulo. Gostei principalmente da preocupação dele de elevar os jogadores da base, porque sabe que não há como fazer grandes investimentos. Não adianta dar um prazo (para resposta). Se tenho um objetivo e gostei, não tem de estabelecer minuto, segundo ou hora para dar uma decisão. Vou esperar. Não tem plano B – afirmou.

Ainda que Ataíde não dê prazos, a expectativa do São Paulo é definir o assunto na próxima semana. Sabella está em negociação com o Manchester City e não deu uma resposta sobre o convite do Tricolor. A alternativa em caso de negativa seria Jorge Sampaoli, da seleção chilena, mas ele só estaria disponível em julho, por conta da disputa da Copa América no Chile.

– O Sabella é um estudioso do futebol, o outro é um grande técnico e vibrador. São estilos totalmente diferentes. Ambos me agradam, mas estou com Sabella por enquanto. Eu não (conversei com o Sampaoli), mas o Carlos Miguel conversou com ele – explicou.

Mão de ferro

Ataíde Gil Guerreiro, vice-presidente de futebol do São Paulo, conversa com Muricy (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ataíde segurou Muricy na primeira pedida de demissão do técnico (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Para obter sucesso, Ataíde comanda o departamento de futebol com mão de ferro. Ele entende que o melhor caminho é blindar elenco e comissão técnica, principalmente nos momentos de crise, para todos trabalharem com tranquilidade. Ele não permite a interferência de ninguém do clube nas decisões, com exceção do presidente. O gerente executivo Gustavo Vieira de Oliveira atua junto com o dirigente.

Essa postura gera críticas internas. Ataíde virou vidraça nos bastidores depois de bancar a permanência de Muricy Ramalho, quando o técnico entregou o cargo mas foi demovido da ideia por ele. Posteriormente, clube e treinador acertaram a saída em comum acordo, por conta dos problemas de saúde que estão. O dirigente também foi alvo da torcida durante alguns dos protestos nessa temporada.

– No São Paulo só devo satisfação a uma pessoa: o presidente Carlos Miguel Aidar. Trato todos com cortesia, mas não aceito “cornetagem”. Quando você mexe com estrela, como jogador de futebol, isso atrai muitas pessoas. Todos querem estar por perto. A minha preocupação é não tirar a tranquilidade que os jogadores precisam para ter um bom desempenho. Só por isso faço restrições, mas na medida do possível tento atender a todos os conselheiros. Quero deixar o jogador tranquilo, não quero ninguém em cima dele, assim como eu não fico – disse.

Ataíde, por fim, diz estar satisfeito com o desempenho de Paulo Henrique Ganso neste ano e descarta uma eventual venda do meia para conseguir caixa para o clube. Ele também afirma que não é a hora de conversar sobre as renovações de Luis Fabiano e Michel Bastos. Os dois têm vínculos até o final da temporada, mas o centroavante foi procurado pelo Orlando City e não gostou das declarações de Aidar, que se disse mal interpretado. Essa situação e a lesão no ligamento cruzado do joelho direito de Alan Kardec não mudam a ideia do dirigente de seguir sem novas contratações para o ataque.

 

Fonte: Globo Esporte

2 comentários em “Com mão de ferro, Ataíde acredita em bater meta e se encanta com Sabella

  1. Esse ameba ultrapassado e desconhecedor de.futebol deveria estar fora junto com seu amiguinho BURRICY, por causa dessa mula o São Paulo praticamente jogou o semestre fora, talvez o ano.
    Esse imbecil barrou o Lugano e segurou o treineiro mesmo vendi que ele não treinava o time e estava ultrapassado.
    Aidar, manda esse imbecil embora logo, só faz e fala merda.

  2. Patetico.

    Aidar tem muita culpa, mas esse ai…..e o maior de todos.

    Nao pode ver um microfone….que pena que o SPFC esta nas maos desta gente que de futebol dentro de campo nao interesse ou entendimento nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*