Clubes aderem à investigação no futebol. São Paulo puxou “Lava Bola”!

Os grandes clubes de São Paulo aderiram à investigação na lavagem de dinheiro no futebol brasileiro. Em reunião realizada na última terça-feira, representantes do São Paulo, Corinthians,  Palmeiras e Santos assinaram documento em que apoiam o ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, nas investigações que já começaram a ser realizadas.

No último mês de abril o advogado Marco Vinicius Petrelluzzi esteve no Ministério da Justiça com o conselheiro Newton Luis Ferreira – o Newton do Chapéu – para entregar documentos relativos às investigações que vem sendo feitas no âmbito do Ministério Público do Estado de São Paulo, que envolvem a transação de Iago Maidana, os denúncias de Ataíde Gil Guerreiro contra Carlos Miguel Aidar e a Far East, empresa que intermediou as negociações entre o São Paulo e Under Armour (a comissão não foi paga por impedimento do Conselho Deliberativo à época). Todos estes fatos foram denunciados, à época, pelo Tricolornaweb.

Em entrevista exclusiva concedida a mim por Marco Vinicius Petrelluzzi (a íntegra estará no Jornal Tricolornaweb desta noite), o advogado disse que a Polícia Federal passou a investigar o caso. Ele afirma que esses crimes quando investigados, se sabe o começo, mas não se sabe o fim. Pode ser um novelo de lã, onde se puxa a primeira linha e o restante vem na sequência.

Petrelluzzi não pode falar sobre o ponto em que estão as investigações em São Paulo, pois correm em sigilo de Justiça. Mas a Polícia Federal entrou no processo basicamente por dois motivos: o caso Iago Maidana, onde o dinheiro passou por, no mínimo, três Estados (Santa Catarina, São Paulo e Goiás) e a Far East, por ser transação internacional (Under Armour).

A ação do Ministério da Justiça não se dará apenas no São Paulo FC, mas começará por ele, por já haver investigação em andamento e em fase adiantada. Mas também se estenderá sobre os demais clubes brasileiros. Por isso estou batizando a operação de “Lava Bola”, pois será semelhante à Lava Jato.

 

Paulo Pontes

3 comentários em “Clubes aderem à investigação no futebol. São Paulo puxou “Lava Bola”!

  1. Não coloco a mão no fogo por nenhum dirigente do futebol, mas o SCCP assinar um documento apoiando investigação de lavagem de dinheiro no futebol, só retira a credibilidade do documento e do trabalho a ser realizado.
    O presidente deles já foi denunciado na Lava Jato, em adicional responde por crime tributário, com uso de laranjas para camuflar operações financeiras…
    O famoso: me engana que eu gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*