Cinco motivos que Luis Fabiano tem para comemorar seus 35 anos

O atacante Luis Fabiano deve ser titular do São Paulo neste domingo na partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. O camisa 9, que completa 35 anos, vestirá a camisa são-paulina pela 349ª vez e buscara o gol número 210 pelo clube.

Luis Fabiano está a 31 gols de Serginho Chulapa, o maior artilheiro do São Paulo. O recorde, porém, passa pela indefinição em relação ao futuro do jogador. O contrato se encerra em dezembro e a renovação de contrato é cada dia mais improvável.

No dia do aniversário do atacante, o UOL Esporte lista cinco motivos para Luis Fabiano comemorar os 35 anos. Entre eles, estão marcas alcançadas por São Paulo, Sevilla e seleção brasileira — o jogador também defendeu a Ponte Preta, clube em que foi revelado, e o Rennes (FRA).

Terceiro maior artilheiro do São Paulo

Luis Fabiano assumiu a terceira posição na lista de artilheiros históricos do São Paulo em abril do ano passado, ao marcar o gol 189 com a camisa tricolor. Quase 20 meses depois, o atacante soma 209 gols em 348 jogos. À frente dele estão Gino Orlando, com 233 gols, e Serginho Chulapa, com 242 gols. Na média de gols, Luis Fabiano tem o desempenho parecido com o de Serginho: 0,60 gol por jogo. Poucos jogadores do São Paulo têm média superior. Leônidas da Silva é um dele — ele marcou 144 gols em 212 partidas (0,68). Já Luizinho tem média de gol de 0,66. No total, o atacante fez 173 gols em 263 confrontos.

Mais de 100 gols no Morumbi

Dos 209 gols marcados por Luis Fabiano com a camisa do São Paulo, 124 foram feitos no Morumbi. Só Serginho balançou mais as redes no estádio. O ex-centroavante marcou 135 vezes no local. Nenhum outro jogador do São Paulo conseguiu ultrapassar a marca de 100 gols no campo são-paulino. Careca, por exemplo, tem 59 gols. Raí, 72. Müller e França chegaram perto: eles somam 92 gols cada. Luis Fabiano é também o maior goleador do São Paulo na história do Campeonato Brasileiro. São 105 gols. Ele ocupa a 11ª posição na artilharia da competição, com 108 gols (o atacante marcou três gols pela Ponte Preta, ainda em 1999).

Argentina e Uruguai: vítimas do atacante

Luis Fabiano conquistou dois títulos pela seleção brasileira. Além da Copa das Confederações, o atacante fez parte do grupo que ergueu a taça da Copa América, em 2004. Não marcou na final contra a Argentina, mas tornou-se algoz dos hermanos em um jogo importante das Eliminatórias da Copa do Mundo 2010. Em outubro de 2009, Luis marcou dois gols na vitória brasileira por 3 a 1 fora de casa. No primeiro turno das mesmas Eliminatórias, o camisa 9 já havia sido decisivo contra o Uruguai, no Morumbi. Naquele confronto, ele fez os dois gols do Brasil no triunfo por 2 a 1.

Camisa 9 na Copa do Mundo

Luis Fabiano teve a incumbência de substituir Ronaldo no comando de ataque da seleção brasileira em uma Copa do Mundo. O atacante foi titular em todas as cinco partidas do Mundial 2010, na África do Sul. Apesar de não ter brilhado tanto como nas Eliminatórias da Copa, Luis conseguiu marcar dois gols na competição, ambos na partida contra a Costa do Marfim, ainda na fase de grupo. Naquele jogo, o Brasil venceu por 3 a 1. O atacante marcou os dois primeiros gols. No segundo, deu um chapéu no zagueiro antes de mandar para as redes.

Gols em finais

Luis Fabiano conquistou apenas dois títulos pelo São Paulo: o Rio-SP de 2001 e a Copa Sul-Americana de 2012. O jogador passou em branco na decisão da competição continental, mas marcou no torneio regional. O fato deu-se na partida de ida contra o Botafogo, no Maracanã, na vitória por 4 a 1 (na ocasião, Luis Fabiano marcou duas vezes, nos primeiros gols com a camisa do São Paulo). O atacante também marcou gols nas finais da Copa das Confederações 2009, quando o Brasil venceu os Estados Unidos por 3 a 2. Pelo Sevilla, Luis foi às redes na final da Copa da Uefa (atual Liga Europa) da temporada 2005-2006. Naquela oportunidade, o jogador abriu o placar na vitória por 4 a 0 sobre o Middlesbrough, da Inglaterra.
Fonte: UOl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*