Brasileirão faz pausa para a Copa. Em 2006 e 2010, Muricy ganhou o título

O Brasileirão vai fazer uma pausa para a Copa do Mundo. A nona rodada, disputada nesse final de semana, é a última antes do Mundial e o campeonato só será retomado com a décima rodada no dia 16 de julho, três dias após a final da Copa. O Esporte Espetacular conversou com alguns personagens do campeonato para saber se esta pausa ajuda quem está mal ou atrapalha quem vem embalado.

Na era dos pontos corridos, os brasileiros de 2006 e 2010 foram paralisados por um mês. Nas duas ocasiões, o clube que estava na liderança antes da copa não foi campeão, já aqueles que tinham Muricy Ramalho no banco de reservas acabaram com a faixa, caso do São Paulo (2006) e do Fluminense (2010).

muricy ramalho jogo são paulo (Foto: Rubens Chiri/Divulgação sãopaulofc.net)Muricy foi campeão em 2006 e 2010, com Copa parando o Brasileirão (Foto: Rubens Chiri/Divulgação sãopaulofc.net)

– É um campeonato atípico. Ele começa, e no momento em que a competição começa a ficar boa, porque agora está todo mundo embolado, ele para, isso esfria muito a competição. A gente procura usar a pausa da melhor forma. Primeiro, como sempre numa volta, trabalhando a parte física, que é super importante. Depois todos os detalhes da parte técnica, e por último a parte tática que já é para enfrentar os times adversários – explica Muricy, que nas duas vezes estava em terceiro antes da Copa e acabou campeão.

Ficar em terceiro antes da Copa então pode ser um sinal que o título virá depois? O técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, não quer nem pensar nisso e sonha acabar esse período do campeonato na ponta da tabela.

Cristovão Borges Treino Fluminense (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Cristovão Borges quer terminar em primeiro (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)

– Quero ficar em primeiro, não temos a menor preocupação ou problema de acabar em primeiro. Vai ter que trabalhar muito para estar bem, para manter tudo o que conseguiu, que é muita coisa, ficar na ponta – conta o treinador do Flu.

Mas por enquanto nem São Paulo nem Fluminense podem se vangloriar da primeira posição, quem está nessa posição é o atual campeão brasileiro, o Cruzeiro. O comentarista Caio Ribeiro acha que quem quiser tirar os mineiros da liderança vai ter que se reforçar.

 – Com exceção do Cruzeiro, que manteve praticamente a base que foi campeã no ano passado, eu acho que todos os times precisam se reforçar. O Fluminense está querendo o Wellington Nem, pode aparecer com o Cícero, o Flamengo precisa resolver o problema de criação. Até aqui, o foco foi a Copa do Mundo, depois da Copa, eu tenho certeza que os times vão ser mais cobrados e exigidos – diz Caio.

O também comentarista Roger Flores lembra que os técnicos sempre reclamam que não tempo de trabalhar e que agora esta desculpa não vai servir.

 – É sempre muito bom você ter um tempo de trabalho, dificilmente os treinadores tem esse tempo de trabalho, eles reclamam muito, mas dessa vez, um mês é um tempo considerável – explica Roger.

Renan - goleiro Goiás (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Renan – goleiro Goiás (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)

Renan, goleiro do Goiás, alerta que na prática o campeonato é um só, mas que esta pausa pode facilitar determinados ajustes.

 – As pessoas acham que começa um campeonato novo, mas é o mesmo campeonato. Só que o que muda às vezes é que o time consegue encaixar melhor – afirma o arqueiro esmeraldino.

O palmeirense Diogo ressalta que os jogadores desgastados podem se recuperar durante este mês.

Diogo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Diogo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

– Essa parada é boa também para a gente ficar melhor fisicamente, descansar um pouco mais, como teve sequencia de jogos isso vai ser importante – explica o meia.

O experiente volante santista Renato tem certeza que depois da Copa o campeonato vai ficar mais complicado ainda por conta do acirramento das disputas na tabela.

– Acredito que na volta, todos vão estar preparados e vai ser muito mais difícil do que no começo do ano. A gente sabe que depois que voltar da paralisação você não vai ter muita margem de erro, quem tá lá embaixo não vai poder errar, e quem tá lá em cima vai procurar se manter. A gente sabe que não está nada decidido ainda – encerra ele.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*