Após ‘trauma’ com Bielsa, Dória não vê problemas em trabalhar com Osorio

O São Paulo está por detalhes de acertar a contratação do colombiano Juan Carlos Osorio para ser o técnico do clube a partir desta temporada. E a chance de ter um novo treinador estrageiro no caminho chamou a atenção do zagueiro Dória, que viveu experiências frustradas com o argentino Marcelo Bielsa durante sua curta passagem pelo Olympique de Marselha (FRA) no ano passado.

O beque revelado no Botafogo trocou o Rio de Janeiro pela França sem anuência de Bielsa e nunca teve oportunidades de defender o time principal do Olympique. Foram cinco meses apenas de treinos com os profissionais e partidas com a equipe B até que o empréstimo com o Tricolor, que termina em 30 de junho, fosse assinado no início de fevereiro.

– Fiquei sabendo ontem. Não conheço muito o trabalho dele, mas sei que é forte, a galera respeita bastante… Se vier, temos que obedecer nos treinamentos. É bom ter um técnico que impõe o que pensa. Esse contato, essa conversa em campo com os jogadores é importante, mas difícil pela distância e pelo barulho da torcida. Isso acho bastante interessante, válido (Osorio costuma mandar papéis aos jogadores para repassar orientações no meio dos jogos) – destacou.

Dória, que fez questão de dizer que o elenco está satisfeito com o trabalho de um mês e meio do interino Milton Cruz, deixou o caminho livre para que Osorio ou qualquer outro estrangeiro seja contratado. As únicas ressalvas são quanto à diferença nos idiomas do futuro treinador com os atletas, mas mesmo assim o zagueiro não crê em problemas para a adaptação do novo comandante.

– A comunicação para o estrangeiro é o mais importante. Se você não falar o que você quer, o que o jogador entende, isso complica. É o primordial. Às vezes é um trabalho bom, mas que não chega aos jogadores da forma correta. Se for o Osorio, colombiano, nós vamos conseguir entender um pouco o que ele passar. Se fosse uma língua mais difícil, com tradutor, seria mais complicado – opinou, antes de fugir de polêmica sobre o desafeto Marcelo Bielsa:

– Olha a pegadinha! É um excelente treinador, as coisas trabalhadas durante a semana acontecem nos jogos, têm trabalhos específicos para cada posição e que trazem evolução. Seria um nome bom, sim.

Confira outras respostas de Dória na entrevista coletiva desta quinta-feira:

Essa indefinição sobre um novo técnico atrapalha o trabalho?
O Milton está fechado com a gente, independente de chegar um treinador, ele vai sempre nos ajudar. Ele tem as melhores condições de passar tudo sobre todos jogadores, sobre o clube, por tudo o que viveu aqui dentro. É importante ter um trabalho planejado para o ano inteiro, dá mais tranquilidade a todos que estão envolvidos aqui.

O grupo está fechado com o Milton Cruz?
Pra mim e para todos os outros ele é o treinador, mesmo que ele não goste. Está sempre próximo, sabe o que o jogador quer, isso favorece ele no dia a dia, no trato com os atletas. É importante para ter tranquilidade no dia a dia. Cabe a ele, que não quer, a condição de treinador. Ele dá tranquilidade e tenta aprender também.

Osorio é tido como um grande estudioso, que conhece tudo até dos reservas dos rivais. Já trabalhou com algum técnico assim?
No Brasil trabalhei com Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho e Vágner Mancini. Você joga muito com os mesmos times aqui, então os jogadores mesmo conhecem os outros times inteiros. Você constrói amizades, vira adversário… E os treinadores passam tudo, titulares, opções que podem vir do banco, jogadas que podem acontecer. Todos esses me informavam isso.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*