120 anos de história de Arthur Friedenreich

Arthur Friedenreich, o maior jogador de futebol brasileiro da época do amadorismo, faria hoje (18 de julho) 120 anos de idade, se vivo fosse. “El Tigre”, como era conhecido, faleceu em 6 de setembro de 1969, mas seu legado permanece nos dias de hoje. Uma das grandes polêmicas que envolvem o ex-jogador do São Paulo é se teria de fato marcado os 1329 gols que lhe atribuem, feito que o imortalizaria como o maior goleador da história do futebol mundial.

Fried foi o maior nome do futebol no Brasil até o surgimento do “Diamante Negro”, Leônidas da Silva, também ex-são-paulino. Filho de alemão e brasileira, Friedenreich começou a carreira no Germânia, então com 17 anos. Passou logo depois por Ypiranga, Mackenzie, Americano e esporadicamente por outros pequenos clubes até se firmar definitivamente no Paulistano, clube que o consagrou e que ajudou a consagrar.

Na França, virou “Rei do Futebol” ao lado de outros grandes jogadores do clube alvirrubro da capital, quando realizaram a primeira excursão à Europa, em 1925, e de lá só sairam com uma única derrota em dez jogos, tendo inclusive goleado a seleção francesa por 7 a 1 (com três gols do tigre).

Em 1930, com a extinção do futebol do Paulistano, inscreveu-se no São Paulo, recém nascido, dando importante contribuição para a conquista do título paulista de 31, mesmo com 39 anos de idade. Em 1932, Friedenreich, como outros jogadores do Tricolor, lutou na Revolução Constitucionalista de 1932.

Friedenreich atuou diversas vezes pela Seleção Brasileira, tendo sido campeão sul-americano em 1919 e artilheiro do campeonato. Por essa participação, aliás, é que ganhou a alcunha de El Tigre, justamente por ter marcado o gol da vitória sobre os uruguaios na decisão.

Em homenagem ao ídolo foi realizado no auditório do Museu do Futebol, ontem (17), significativo debate com a presença de estudiosos da carreira do craque, como o sr. Domingos D’Ângelo, conselheiro do São Paulo, Alexandre da Costa, autor de “O Tigre do Futebol”, Martin Curi, autor de “O Gênio Esquecido do Futebol” e César Oliveira, autor de biografia ainda inédita.

 

Fried

Centroavante

Jogos disputados pelo SPFC: 127
Estreia: 16/03/1930
Último jogo: 24/03/1935
Gols Marcados no SPFC: 106
Nascimento: 18/07/1892, São Paulo (SP).
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1931

*Os dados de Friedenreich ainda são muito pesquisados e controversos. Esses números, mediante a luz de novos estudos, podem ser alterados.

Fonte: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*